HOJE
Hora dadecisão
Por Liga Nacional de Basquete
No Ginásio Hugo Ramos, Jogo 4 deste sábado entre Mogi e Paulistano pode definir campeão do NBB CAIXA 2017/2018

Paulistano tem 2 a 1 de vantagem sobre Mogi e pode conquistar o título no sábado; histórico das Finais diz que a festa será adiada (João Pires/LNB)
O campeão do NBB CAIXA 2017/2018 pode ser definido neste sábado. Com 2 a 1 de vantagem nas Finais, o Paulistano/Corpore terá sua primeira chance de fechar a série e levantar o troféu de campeão no quarto duelo do confronto, que será no Ginásio Hugo Ramos, às 14 horas, com transmissão ao vivo dos canais Band e SporTV.
Em sua segunda decisão de NBB CAIXA consecutiva, o CAP adquiriu a vantagem ao vencer os Jogos 1, no Hugo Ramos, e 3, no Ginásio Wlamir Marques. Caso a série não seja fechada no Jogo 4, o título será decidido no Jogo 5, no outro sábado (09/06), no Ginásio Wlamir Marques, às 14 horas.
Após diversas análises sobre as três primeiras partidas das Finais, nós do portal da LNB levantamos alguns dados que podem explicar o desempenho de ambas as equipes na série. Um deles, com certeza, é o desempenho dos quartos.
Quebra-cabeça dos quartos
Nos três jogos o time que venceu o primeiro quarto saiu com a vitória. Mais do que isso, foi detectada uma superioridade incrível do Paulistano em primeiros quartos tanto na fase de classificação (+129) quanto nos playoffs (+27) do NBB CAIXA.
+Leia mais sobre o “Quebra-cabeça dos quartos” de Paulistano e Mogi
O caso do Mogi é diferente. Durante a fase classificatória, o time do técnico Guerrinha teve saldo de +92 pontos no primeiro período e +70 no segundo. Já nos playoffs, o desempenho da equipe é negativo nas duas primeiras parciais, mas de +37 no terceiro e +21 no quarto período.
“Já vivenciamos 13 partidas com o Paulistano nesta temporada. Foram jogos com vários roteiros diferentes, alguns com domínio deles, outros em que conseguimos dominar. Precisamos tirar os arremessos de 3 deles e também o primeiro tempo. Eles aceleram muito o jogo nos dois primeiros quartos e precisamos estar atentos a isso”, disse o técnico do Mogi, Guerrinha.
Bolas de 3 e rotação de elenco
Outro fator determinante na série até o momento é a bola de 3 pontos. Nos três duelos o time que teve o melhor desempenho nos arremessos longos saiu vencedor.
No Jogo 1, o Paulistano teve 50% de aproveitamento, com 16 acertos em 32 tentativas. Já na partida seguinte, o Mogi acertou o mesmo número de tiros que o rival (12), mas registrou uma porcentagem melhor (36,4% contra 33,3%). E por fim, no Jogo 3, o CAP teve 51,4% de aproveitamento (15/29).
“Vai ser um jogo difícil, principalmente no lado mental, mas nós sabemos lidar com isso. No Jogo 5 contra Bauru dentro de casa a ansiedade estava muito grande, mas nós conseguimos desempenhar dentro de quadra. Não vamos mudar nosso estilo de jogar e se Deus quiser vamos sair com a vitória”, analisou Yago, armador do Paulistano.
Já a rotação de elenco também tem feito a diferença na decisão entre Paulistano e Mogi. Os dois times aumentaram o número de quintetos utilizados em relação ao apresentado na temporada.
+Leia mais sobre os pontos determinantes da série entre Paulistano e Mogi
Quando se trata de uma série de playoff, ainda mais em uma decisão, a alta rotatividade dos elencos faz total diferença, pois o ritmo da equipe se mantém alto e a adaptação às situações impostas nas partidas pode ser mais eficiente.
“A tendência é rodar mais o time e fazer vários tipos de quintetos em quadra. Até porque do outro lado, o Paulistano faz muito isso. Acho que os dois times vão jogar mais no smallball amanhã, com um time mais baixo, para tentar ter mais o controle do jogo e poder fazer uma rotação de defesa melhor”, comentou o comandante do Mogi.
“No basquete dos dias de hoje, para você conseguir jogar com a defesa forte o tempo todo, é preciso uma rotação maior dos atletas para que todos estejam em boas condições físicas em quadra. Às vezes existem fatores que te fazem trocar mais o time, com faltas e deficiência técnica. Mas também o time está bem às vezes e você precisa mexer para dar descanso a alguns jogadores. O importante sempre é quem entra ou quem sai manter o foco o tempo todo”, completou o treinador.
Sobrevivências
O cenário das Finais do NBB CAIXA é totalmente favorável ao Paulistano, que com 2 a 1 de vantagem, terá sua primeira oportunidade de fechar a série e conquistar o título.
No entanto, o histórico das decisões em melhor de cinco da competição nacional aponta que uma equipe nunca fechou uma série logo na primeira oportunidade. Ou seja, sempre quem abriu 2 a 0, perdeu o Jogo 3, e quem abriu 2 a 1, sempre perdeu o Jogo 4.
+Leia mais sobre as sobrevivências das Finais do NBB CAIXA
Curiosamente, todas essas sobrevivências em Finais foram concretizadas na casa da equipe que esteve com a corda no pescoço. Em desvantagem, o Mogi tentará resistir na decisão justamente em seu ginásio. Será que a escrita se mantém?
“Ano passado tivemos esse ‘match point’ três vezes e não conseguimos fechar a série. A gente sabe que o Mogi é muito forte dentro de casa, então precisamos estar muito focados como hoje, mas melhorar alguns aspectos defensivos. Tenho certeza que o Gustavinho vai conversar com a gente essa semana e auxiliar nossa defesa para buscar esse título para o Paulistano”, declarou Lucas Dias, do Paulistano.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, LG, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca