HOJE
Imagina no NBB?
Por Liga Nacional de Basquete
Disputa intensa, equilíbrio e prorrogação: “amistoso” marcou reencontro entre Flamengo e Vasco nas quadras de basquete; equipes duelarão no NBB CAIXA 16/17

Amistoso? Vasco e Flamengo fizeram uma partida bastante pegada em Fortaleza (Stephan Eilert/Solar Cearense)
O reencontro mostrou muito bem o que é a rivalidade entre Flamengo e Vasco da Gama. O jogo era amistoso e valia pela primeira rodada do Torneio Super Four Rio-Nordeste, realizado no moderno Ginásio do CFO, em Fortaleza (CE). Mas o que se viu em quadra no último domingo (25/09) foi um “clima de guerra” entre as duas equipes.
Após um grande primeiro quarto, o Vasco chegou a abrir 12 pontos de frente (27 a 15), mas os rubro-negros reagiram e o jogo pegou fogo no segundo tempo. Restando pouco mais de 20 segundos para o fim, Marcelinho deixou tudo igual com uma bola de três (73 a 73). Depois disso, uma cesta para cada lado e a decisão foi para a prorrogação.
+ Clique aqui e confira como foi o duelo entre Vasco e Flamengo pelo Torneio Super Four
No tempo extra, o nervosismo tomou conta das equipes. Na reta final, o Flamengo colocou três pontos de vantagem, mas tudo mudou em questão de segundos. Murilo empatou o jogo com uma bola de três. Depois, Jackson fez bela jogada individual e colocou os cruz-maltinos na frente. Na sequência, Nezinho roubou a bola de Ramon e selou a vitória dos vascaínos.

Com 13 pontos, Murilo teve participação fundamental para a vitória do Vasco (Stephan Eilert/Solar Cearense)
“Vasco e Flamengo é um clássico muito diferente e pudemos sentir essa rivalidade já nesse primeiro jogo. Apesar de ter sido um amistoso, a partida foi bastante ‘pegada’ e sentimos uma energia muito grande dos nossos torcedores. É uma rivalidade muito grandiosa”, disse o pivô Murilo Becker, do Vasco.
“Antes de virmos para cá, boa parte do nosso time foi a São Januário assistir a um jogo de futebol do Vasco e foi impressionante a quantidade de torcedores que veio até nós para dizer: ‘vamos ganhar deles lá em Fortaleza’. Acho que teremos dois desafios dentro das competições que vamos disputar. Lutar pelo título e um ‘campeonato à parte’ contra o Flamengo (risos)”, completou o camisa 21, um dos destaques vascaínos na vitória deste domingo.
Donos de uma das maiores rivalidades do basquete nacional, Flamengo e Vasco ficaram praticamente nove anos sem se enfrentarem nas quadras de basquete. O último encontro havia sido na decisão do Campeonato Carioca de 2007, vencida pelo clube da Gávea. Naquele oportunidade, os vascaínos foram representados pela equipe de Brasília, que utilizou o estadual fluminense como preparação para o Campeonato Brasileiro.
“A gente sabe que a energia do clássico entre Flamengo e Vasco é diferente. Eu já estive do outro lado e pude jogar esse clássico. Agora tenho o privilégio de vestir a camisa do Vasco e em partidas como essa você tem que deixar tudo na quadra”, afirmou o armador cruz-maltino Hélio, que em 2007 defendia as cores do Flamengo.
“A rivalidade é muito grande e prevejo que os próximos encontros do nosso time como Flamengo não serão muito diferentes do que aconteceu em Fortaleza (risos). Era um amistoso, mas os dois times queriam muito a vitória e, ao longo da temporada, os confrontos serão ainda mais emocionantes”, completou.

“Clássico dos Milhões” será uma das grandes atrações do NBB CAIXA 2016/2017 (Stephan Eilert/Solar Cearense)
Em competições nacionais, Flamengo e Vasco não se enfrentam desde 2003 – último ano de atividade do time cruz-maltino antes da pausa. Naquele ano, cada clube vence um dos dois confrontos do extinto campeonato organizado pela CBB. Agora, com a retomada dos vascaínos, o chamado “Clássico dos Milhões” voltará a agitar a modalidade da bola laranja.
“Esse amistoso já mostrou o que é essa rivalidade. Claro que se tratava de um jogo de pré-temporada e as duas equipes oscilaram muito durante o jogo, o que é normal nesse começo. Eu entro para jogar contra qualquer adversário do mesmo jeito e toda a vitória vale a mesma coisa. Mas a gente entende que existe uma pressão externa muito grande para o jogo entre Flamengo e Vasco e precisamos estar atentos a isso”, analisou o capitão rubro-negro Marcelinho Machado.
O próximo encontro entre os rivais acontecerá no dia 03 de outubro, pelo primeiro turno do Campeonato Carioca. Pouco tempo depois, no dia 15 de outubro, as equipes voltarão a se enfrentar pelo Estadual. Os dois confrontos acontecerão no Ginásio do Tijuca Tênis Clube, com torcidas únicas. No primeiro apenas flamenguistas irão ao ginásio e no segundo somente vascaínos.
Já as duas partidas pela fase de classificação do NBB CAIXA 2016/2017 ainda não tiveram suas datas definidas. Assim que for estabelecido em qual ginásio será o jogo, o Departamento Técnico da Liga Nacional de Basquete decidirá o calendário dos dois jogos.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca