HOJE
O que estáem jogo?
Por Liga Nacional de Basquete
Com objetivos e campanhas diferentes, Joinville e Brasília se enfrentam nesta sexta-feira, com transmissão ao vivo no FoxSports
Nesta sexta-feira (23/11), Joinville/AABJ e Universo/Caixa/Brasília se enfrentarão pelo NBB CAIXA 2018/2019, no Centreventos Cau Hansen, em Joinville (SC), às 21h10, com transmissão ao vivo do FoxSports.
O duelo vale muito para as duas equipes. O time catarinense busca se firmar de vez na parte de cima da tabela, enquanto o clube da capital federal tenta se reabilitar para embalar na competição nacional.
+Tabela de classificação do NBB CAIXA 2018/2019
Com duas vitórias nos últimos dois jogos, sobre Basquete Cearense (72 a 59) e Sendi/Bauru Basket (89 a 56), o Joinville contará com o apoio de seu torcedor para alcançar o terceiro resultado positivo consecutivo na atual edição do NBB CAIXA.
Na sétima colocação, com campanha de quatro vitórias e quatro derrotas (50% de aproveitamento), o time comandado pelo técnico Daniel Lazier, caso vença o Brasília, pode subir mais na classificação e ficar em uma colocação confortável segundo as pretensões da equipe, que foi aumentando com o passar dos jogos.
“Uma vitória nos coloca em uma situação bem confortável para as nossas pretensões. Começamos o campeonato com a intenção de não sermos rebaixados, depois de alguns jogos mudamos o foco para uma classificação na 11ª ou 12ª colocação, com vaga nos playoffs, que ainda é o nosso objetivo. Mas hoje, no primeiro turno, devido a alguns bons resultados, estamos sonhando, sim, com um lugar entre os oito primeiros”, afirmou o comandante do Joinville.
Já o Brasília não começou a competição da maneira esperada, com apenas um triunfo em nove oportunidades (12,5% de aproveitamento). Na última colocação do campeonato, o time do técnico André Germano precisa se recuperar o mais rápido possível para sair da zona perigosa.
O duelo contra o Joinville pode ser o início dessa recuperação do clube da capital federal: uma vitória faz o Brasília ultrapassar o Basquete Cearense e sair da lanterna da competição.
Jogo coletivo x gatilho afiado

Contra o Bauru, onze dos doze jogadores de Joinville pontuaram na partida (Lucas Alvarez/Joinville)
A campanha de Joinville até agora surpreendeu muita gente. Após um início muito forte no Rio de Janeiro, com dois triunfos, sobre Botafogo e Vasco, e uma derrota por apenas um ponto para o poderoso Flamengo, o time catarinense passou por uma oscilação, mas já retomou o caminho das vitórias.
O principal ponto forte da equipe nesse início de temporada, segundo o treinador Daniel Lazier, é o jogo coletivo. Sem ter um grande cestinha no elenco, a força do conjunto vem fazendo a diferença nos treinamentos e nas partidas.
“Nosso principal mérito nesse início de temporada é o coletivo. A gente tem tido alguns destaques individuais, mas nenhum grande destaque, não temos um grande cestinha. Então vale muito a dedicação dos meninos nos treinos, que reflete em boas atuações coletivas nos jogos”, avaliou Daniel Lazier.

Na última partida contra o Pinheiros, Brasília não contou com Zach Graham e foi derrotado (Lucas Guanaes/Divulgação)
O Brasília, adversário desta sexta-feira, não vive um bom momento e permanece com apenas um êxito no campeonato, na última colocação. Mas, para o treinador de Joinville, a partida será complicada, devido aos bons arremessadores e a experiência da equipe candanga.
“A classificação de Brasília não está muito boa, mas a equipe vem melhorando o rendimento nos últimos jogos. Na partida contra o Pinheiros acredito que foram abaixo devido à ausência do Zach Graham, cestinha do campeonato. É um time bem perigoso, com muita experiência e grandes arremessadores de 3 pontos, precisamos tomar cuidado com isso”, disse o treinador da equipe catarinense.
E o comandante do Joinville tem razão. Mesmo com a campanha abaixo das demais, o Brasília possui o sexto melhor ataque do NBB CAIXA 2018/2019, além de ser a quarta equipe que mais converte bolas de 3 pontos na competição.
Com destaque para o norte-americano e cestinha da temporada Zach Graham, que não atuou na última partida contra o Pinheiros, o time candango aposta na experiência de seu elenco, que conta com nomes de peso como Nezinho, Ricky Sánchez e Windi Graterol.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca