HOJE
Live deoutro mundo
Por Liga Nacional de Basquete
Dois ícones da história do NBB, o “Alienígena” e o “Grandão” se encontrarão em live no Instagram com a La Liga, às 19 horas
Depois do sucesso da primeira live entre Franco Balbi e Caio Pacheco, a ação da parceria entre NBB e La Liga Argentina terá sua segunda edição com dois dos estrangeiros mais brasileiros já vistos por aqui: Larry Taylor (Sendi/Bauru) e Jerome Meyinsse (San Lorenzo-ARG). A resenha terá início às 19 horas, no Instagram (@NBB e @laligabasquet).
Larry Taylor, apesar de nascido em Chicago (EUA), se naturalizou brasileiro e disputou uma Olimpíada (2012) e uma Copa do Mundo (2016) pela Seleção Brasileira. Mais do que isso, tem o espírito e a alma verde-amarela.
Ele é ídolo em Bauru, seu clube atual, onde foi bicampeão Paulista, campeão da Sul-Americana, da Liga das Américas e duas vezes vice-campeão do NBB. Já em Mogi, ganhou uma Liga Sul-Americana e chegou à finalíssima do NBB e da Liga das Américas.
Já Jerome Meyinsse, pivô de 31 anos, tem história tanto no NBB quanto na La Liga. Formado na renomada Universidade de Virginia (NCAA D1), ele teve seu primeiro clube nas Américas foi o 9 de Julio (Argentina). Por lá, ainda jogou no Estudiantes, Juventud Sionista e Regatas Corrientes, onde foi campeão nacional em 2013.
Em seguida, Meyinsse veio ao Flamengo e iniciou um verdadeiro reinado por aqui – tanto dentro quanto fora da quadra. Com a camisa rubro-negra, foram três títulos do NBB, um deles sendo eleito MVP das Finais (2013/2014), um da Liga das Américas e uma Copa Intercontinental.
Fora das quadras, Jerome virou “Grandão”, um dos símbolos de sua idolatria no Rio de Janeiro, que se devem ao seu carisma e extravagância nas redes sociais. Ele ficou até conhecido como “Fada do Açaí”, por ser um apaixonado por açaí e ter se vestido de fada no carnaval.
Depois de sair do Flamengo, Jerome foi para o San Lorenzo (ARG) e foi tetracampeão argentino por lá. O pivô norte-americano teve uma rápida passagem pelo Aguacateros (MEX) na temporada passada e retornou no início de 2020 retornou ao San Lorenzo.
A parceria NBB & La Liga
A parceria entre NBB e La Liga não é de hoje. Há anos, as duas entidades realizam projetos visando o desenvolvimento da modalidade em ambos os países. Um deles foi o retorno do Torneio Interligas, em 2019, competição de pré-temporada entre clubes das duas ligas. O campeão foi o Sendi/Bauru diante do Comunicaciones.
Ainda entre 2018 e 2019, a união entre as duas ligas promoveu a Taça Interligas de Desenvolvimento, que reuniu os campeões das duas ligas de desenvolvimento dos países (LDB do Brasil e LDD da Argentina). Foram realizadas duas edições, ambas vencidas pelo Paulistano/Corpore.
Os jovens talentos dos dois países também promoveram um duelo “estrelado” da categoria Sub-20: o Desafio Interligas de Novas Estrelas, que fez parte da programação do Jogo das Estrelas 2019, em Franca (SP). O Brasil acabou vencendo por 91 a 78, e o pivô Dikembe, do Paulistano, foi o MVP.
E por fim, no final de 2019, foi realizado um encontro de dois dias entre executivos de NBB e La Liga em Buenos Aires, na Argentina, com objetivo de realizar um intercâmbio de informações e ideias. Entre os vários temas compartilhados estiveram os métodos de trabalho e visões estratégicas para o futuro das ligas.
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Unisal, Nike, Penalty, Plastubos e VivaGol.