HOJE
Os finalistas
Por Liga Nacional de Basquete
Paulistano e Pinheiros reeditam final de 2018 e decidem o título da LDB 2021; partida é neste sábado (02/10), às 18h, ao vivo no Youtube do NBB
Final de campeonato é sempre um jogo divertido de assistir. Sendo um clássico então, aí tudo fica muito melhor. Esse é o cenário da decisão da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2021, que terá Paulistano e Pinheiros como protagonistas do duelo.
A partida acontece neste sábado (02/10), às 18h, no Ginásio Antônio Prado Jr., casa do Paulistano, com transmissão ao vivo no canal do NBB do Youtube. Antigos rivais, o jogo promete (e deve) ser quente, colocando frente a frente dois times invictos na competição até aqui.
View this post on Instagram
A última vez em que as equipes se encontraram na Final da competição foi em 2018. Na ocasião, o Pinheiros levou a melhor na casa do CAP (81 a 61), conquistando o bicampeonato da LDB.
O Paulistano, por sua vez, chega com uma geração representada pela mescla de atletas com mais experiência na competição e alguns mais jovens. Sob o comando de Beto Jayme, chega com a gana de conquistar o bicampeonato da competição, que não aconteceu desde o primeiro título em 2017 – venceu o São José na final (83 a 73).
Pinheiros supera Minas e chega na terceira final de LDB seguida
Entre os dois, o Pinheiros foi o primeiro a confirmar uma vaga na Final. Isso graças a uma vitória contra a talentosa equipe do Minas Tênis Clube por 84 a 63, em uma partida caracterizada pela intensidade durante os 40 minutos, uma das marcas registradas da equipe do Jardim Europa.
Logo no começo do duelo, Minas e Pinheiros entraram ligados na partida, o que ocasionou um primeiro quarto marcado por trocas de lideranças (19 a 17). Já no segundo quarto de jogo, a boa rotação da equipe pinheirense fez efeito sob o time mineiro, que se converteu em uma vantagem na ida para os vestiários de nove pontos (43 a 34).
A diferença imposta no primeiro tempo de jogo pelo Pinheiros foi ampliada durante o terceiro quarto, em que os paulistas fizeram ajustes no seu sistema defensivo e, com um aproveitamento de 56% na linha de três pontos, tomaram conta do jogo. No quarto decisivo, a partida já estava encaminhada e sob controle do time do Jardim Europa, que apenas controlou as diversas tentativas de reação do adversário.

Dikembe foi o principal nome da equipe na vitória sobre o Minas (João Pires/LNB)
Técnico do Pinheiros,David Pelosini frisou a importância de pensar no hoje, no presente, pregando cautela para a final.
“Eu sempre penso no momento presente. Em primeiro lugar, somos agraciados por fazer o que gostamos. Faz parte jogar bem ou jogar mal, estamos muito bem preparados pro jogo de amanhã e o jogo de hoje ficou aqui”, afirmou.
Os dois grandes destaques da equipe paulista foram os pivôs Paulo Scheuer, que anotou 13 pontos e dois rebotes, e Dikembe, que marcou 18 pontos e alcançou 13 rebotes, além dos diversos highlights ao longo do jogo. O ala Danilo Sena, ala, fez uma boa partida saindo do banco de reservas e conseguiu 13 pontos, quatro rebotes e três roubos de bola.
Pelo lado do Minas, o ala Gui Santos fez mais uma incrível partida com 17 pontos, 11 rebotes, três assistências e 15 de eficiência. O ala/pivô Duque, com 15 pontos, três bolas de três e dois tocos, foi mais um a fazer uma ótima partida.
Com a vitória, o Pinheiros, que não perde uma única partida dentro da LDB há mais de três anos, chega a sua terceira final seguida, podendo conquistar, mais uma vez, o título de maneira invicta. O confronto será contra o Paulistano, às 18h, ao vivo no canal do NBB no Youtube. Já o Minas, disputa neste sábado (02/09), às 15h45, o terceiro lugar na competição, ao vivo no canal do Café Belgrado na Twitch.
+ Pinheiros em busca do tetracampeonato
Paulistano garante vaga na final e busca bicampeonato
Já no jogo seguinte, o Paulistano bateu o Sesi Franca Basquete em uma partida com tons dramáticos pelo placar de 73 a 65. Com o resultado, a equipe alvirrubra retorna a uma final de LDB após cair nas semifinais na edição passada – perdeu para o mesmo Sesi Franca.
O primeiro tempo foi de equilíbrio, com o Paulistano assumindo capitalizando bem as bolas no ataque e imprimindo, como de costume, um ritmo intenso na quadra de defesa. Com isso, a equipe comandada pelo técnico Beto Jayme foi para o intervalo com sete pontos de frente (31 a 24).
Já na volta dos vestiários o cenário da partida mudou. O Franca reagiu, com grandes atuações do pivô Márcio (sete pontos e três rebotes na parcial) e do ala Reynan (nove pontos na parcial), e mudou a história da partida, ficando com uma vantagem de três pontos no placar (51 a 48).
No último e derradeiro período o jogo pegou fogo. Ambas equipes se alternaram na liderança do placar e a partida foi se afunilando e ficando com ‘cheiro’ de prorrogação. Nesse momento brilhou a estrela do pivô Vinícius Lúcio, que matou uma bola de 3 pontos ‘clutch’ e deixou um toco em cima do pivô Márcio, do Franca, faltando menos de 30 segundos para o fim, freando a reação do adversário em um momento crucial.

Paulistano volta a uma final de LDB após duas edições (João Pires/LNB)
Para Beto Jayme, treinador do Paulistano, voltar a uma final de LDB é um prazer imenso.
“É um prazer imenso, maravilhoso, estava fazendo muita falta, contava os dias até chegar esse momento, nessa manhã, e assim, respeito muito o Pinheiros, mas vamos vir fortes, buscar esse título e trazer pro Paulistano”, disse.
Pelo Paulistano, os destaques foram três: André Barbosa (17 pontos, 10 rebotes e 18 de eficiência), Anderson Barbosa (13 pontos, 10 rebotes e 11 de eficiência) e Jonatan (14 pontos, oito rebotes, quatro assistências e 17 de eficiência).
Já no Franca, o pivô Márcio foi o grande nome, com 21 pontos, seis pontos e 22 de eficiência.
O Paulistano enfrenta o Pinheiros neste sábado (02/10), às 18h, no Ginásio Antônio Prado Jr., com transmissão ao vivo no canal do NBB no Youtube. Já o Franca duelará com o Minas, às 15h45, com transmissão ao vivo no canal do Café Belgrado na Twitch.
O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é a maior competição de basquete de base do país, organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
Tabela de Jogos:
02/10 (Sábado)
11h15 – Disputa do 7º lugar – Corinthians x Rio Claro – ao vivo na Twitch do Café Belgrado
13h30 – Disputa do 5º lugar – Cerrado x São Paulo – ao vivo na Twitch do Café Belgrado
15h45 – Disputa de 3º e 4º lugar – Minas x Franca – ao vivo no Youtube do NBB
18h – Final – Pinheiros x Paulistano – ao vivo no Youtube do NBB
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca