HOJE
PrimeirosClassificados
Por Liga Nacional de Basquete
Pinheiros e Franca garantem vaga na Semifinal, enquanto Cerrado ganha sobrevida dentro da competição: confira o resumo do 2° dia da Fase Final da LDB 2021
Nesta terça-feira (28/09), a bola subiu para mais quatro jogos da Fase Final do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2021, que está sendo disputada no Ginásio Antonio Prado Jr., sede do Club Athletico Paulistano. Os destaques ficaram por conta das classificações de Franca e Pinheiros, além do grande triunfo do Cerrado Basquete.
O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é a maior competição de basquete de base do país, organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
Perdeu algum jogo? Dá uma conferida no nosso resumão do dia!
Franca é a primeira equipe classificada para a semifinal
Franca alcançou a sua segunda vitória dentro da LDB 2021, desta vez contra o Rio Claro/ABDC, pelo placar de 80 a 60. Em um jogo duro, com o Rio Claro ensaiando uma reação em diversos momentos, o time francano se saiu bem tanto na defesa quanto no ataque, garantindo a vitória e a classificação para a próxima fase.
Subiu a bola! 🏀
⚫⚪ @corinthiansbskt x @ClubePinheiros 🔵
Assista ao vivo💻: https://t.co/clVb0UP8MK#NossoBasquete #LDB #GeraçãoLDB @cbclubes
— NBB (@NBB) September 28, 2021
O jogo começou equilibrado e com as duas equipe alternando no topo da pontuação, mas durante o segundo quarto a equipe francana tomou as rédeas do jogo e abriu uma boa vantagem – 42 a 28. Durante o segundo quarto de jogo a diferença diminuiu em alguns momentos, com a equipe do Rio Claro acertando bastante sua defesa e capitalizando no ataque. No final de jogo, porém, os francanos retomaram o controle da partida, fecharam o confronto com vitória e carimbaram o passaporte para as semifinais.
Com uma ótima atuação coletiva, o setor ofensivo francano se destacou com alguns jogadores chamando bastante a atenção. Um exemplo disso foi o ala/pivô Márcio, cestinha da partida com 23 pontos, além de conseguir 19 rebotes e 32 de eficiência. Outro com destaque nesse quesito foi o ala Vitor, saindo de quadra com também conseguiu um duplo duplo com 14 pontos e 11 rebotes.
“Chegamos na competição com esse objetivo, queríamos ficar entre os oito, agora entre os quatro e a partir de agora é buscar mais. Fizemos um jogo bom, conseguimos colocar o nosso ritmo, mas sexta ainda tem mais, sábado tem mais, vamos impor o nosso ritmo e fazer o máximo que der”, comentou Adyel, autor de nove pontos, oito rebotes e quatro assistências na partida.
Pelo lado do Rio Claro, quem tentou puxar uma reação foi o armador Eltinho, que conseguiu 21 pontos na partida, além de mais dois rebotes e quatro assistências. O ala/armador Bruno, com seus seis pontos e 13 rebotes foi outro destaque individual da equipe do Pinheiros.
“Chegar até aqui foi gratificante, nosso time é bem batalhador, nós conseguimos ir evoluindo, conseguimos melhorar durante a competição, mas para chegarmos nas finais precisamos ter um algo a mais e isso faltou. Estamos construindo de pouquinho em pouquinho, faltou um pouco de psicológico, os meninos são muito novos também, precisamos nos unir um pouco mais”, disse Eltinho.
Ambas as equipes tem seus rumos definidos na competição. Enquanto Franca enfrenta o Pinheiros em busca da primeira colocação do Grupo D, o Rio Claro se despede da competição.
Ainda invicto, Pinheiros alcança classificação para a Semifinal
A ótima equipe do Pinheiros confirmou a sua classificação para a semifinal da LDB 2021 após vencer o Corinthians, por 103 a 53. Mesmo com um começo acirrado, o Pinheiros se encontrou durante a partida e conseguiu dominar a equipe rival para sair com a vitória.
A partida começou equilibrada, com o Corinthians se entregando na defesa e fazendo jogo ficar difícil para o Pinheiros, que teve diversos erros durante seus ataques. No segundo quarto, porém, David Pelosini chamou a atenção de seus comandados, que desde momento em diante dominaram o jogo e foram para o vestiário com o placar favorável de 52 a 14.
No segundo tempo a tônica da partida continuou e o Pinheiros se manteve dominante. Mais uma vez, a boa rodagem da equipe paulista foi essencial para a vitória, pois mais de cinco jogadores ultrapassaram os dois dígitos na pontuação.
Entre os diversos destaques do Pinheiros na partida, o ala Gui Abreu, com 21 pontos, seis rebotes e quatro assistências, foi quem mais se destacou. Os pivôs Dikembe, com 12 pontos e 12 rebotes, e Paulo Scheuer, com 19 pontos e quatro rebotes, também contribuiram ativamente para o triunfo. Já os armadores Gabi Campos (12 pontos e seis assistências) e Tiago Faria (com 16 pontos e quatro assistências) fecharam a conta com ótimas atuações, mostrando mais uma vez o poder coletivo da equipe pinheirense.
“Temos diversos jogadores que já vem jogando NBB, que tem uma certa rodagem, isso traz uma vantagem pra gente em quadra, afinal, vivenciamos mais coisas, momentos distintos. Essa experiência que todos têm acaba influenciando para que todos possam melhorar. Estamos fazendo um trabalho bem feito” afirmou Guilherme Abreu.
Pelo lado do Corinthians, o ala Yan Djalo foi quem chamou a atenção, com seus 11 pontos, cinco rebotes e mais dois roubos de bola. O armador Jean Lucas foi muito importante na parte ofensiva e conseguiu sete pontos, três rebotes e quatro assistências.
“No Corinthians nós temos uma mentalidade de recrutar o garoto não para hoje, mas para daqui a 3 anos. O Djalo e o Dalaqua, por exemplo, foram os dois primeiros jogadores que recrutamos para o Corinthians. Estamos muito felizes com a evolução deles. Sentimos falta de algumas coisas, mas não é por acaso que o campeonato leva o nome de ‘Liga de Desenvolvimento’, mas nesse NBB sabemos que podemos ir melhor”, disse Vitor Galvani, técnico do Corinthians.
Assim como no primeiro jogo do dia, essa disputa decidiu o futuro de ambas as equipes. O Pinheiros garantiu sua classificação para a próxima fase e ainda por cima manteve sua invencibilidade no campeonato, enquanto o Corinthians deu adeus às chances de chegar nas semifinais.
Cerrado conquista primeira vitória na Fase Final
Após estar perdendo por 14 pontos de vantagem, o Cerrado buscou o jogo, acertou os seus erros e conseguiu uma virada espetacular frente o São Paulo. Com a vitória pelo placar de 76 a 66, a equipe candanga chegou a sua primeira vitória na Fase Final da LDB 2021 e continua sonhando com a classificação para a próxima fase.
Final de Jogo! 🏀
Em jogo quente, @CerradoBasquete 🌳 se recupera no 2º tempo, aumenta o ritmo e conquista importante vitória contra o @SPFCBasquetebol 🇾🇪 na Fase Final!
📈Estatísticas completas: https://t.co/xmwxL9V106#NossoBasquete #LDB #GeraçãoLDB @cbclubes pic.twitter.com/SnOC1g6dgH
— NBB (@NBB) September 28, 2021
Durante o primeiro tempo de jogo o tricolor foi ligeiramente superior ao Cerrado, pois abriu uma boa vantagem de 11 pontos ao final do primeiro quarto, que se estendeu até o momento em que as equipes foram para os vestiários (37 a 27).
No segundo tempo, porém, o Cerrado mudou a sua postura de jogo, se fechou na defesa e conseguiu capitalizar muito bem no ataque, principalmente na linha de três pontos, onde terminou o quarto decisivo de jogo com 64% de aproveitamento (7/11). Sem conseguir reagir, o Tricolor do Morumbi viu o Cerrado abrir vantagem e garantir sua primeira vitória na Fase Final da LDB 2021.
Individualmente alguns jogadores chamaram a atenção no Cerrado, casos do armador Robsinho que marcou 17 pontos, conseguiu sete rebotes e pegou quatro assistências, e Serjão, que anotou 10 pontos, 17 rebotes e ainda distribuiu quatro assistências. Mas sem dúvidas, o maior destaque foi o ala Daniel Von Haydin, que acertou seis bolas de três durante o jogo (a maioria no quarto decisivo) e terminou como o cestinha do jogo, com 25 pontos.
“Esse jogo era tudo ou nada. A energia que voltamos pro segundo tempo, nós temos que entrar assim no jogo amanhã. Esse jogo era vida ou morte para nós. Foi sensacional, eu tô saindo rouco daqui, foi o tempo inteiro gritando, temos de manter essa pegada”, comentou Von Haydin
Pelo lado do São Paulo, o armador Matheus Eugeniusz, com 24 pontos, nove rebotes, cinco assistências e dois roubos de bola, foi o grande destaque.
“Isso vem sendo constante, nossos últimos jogos foram da mesma forma: Conseguimos abrir uma boa vantagem, mas não conseguimos fechar o jogo da maneira certa. Estamos perdendo para nós mesmos. Mas no fim, o time tá de parabéns, os meninos estão aprendendo cada vez mais. Nossa expectativa para o próximo jogo é grande, sabemos da possibilidade de se classificar e vamos com tudo”, afirmou Eugeniusz.
Cada vez mais próximo das semifinais
O Paulistano venceu a décima segunda partida seguida dentro da LDB 2021, mas desta vez teve um gostinho especial, afinal, além da vitória por 77 a 67 sobre a forte equipe do Minas, a equipe está a um passo de garantir uma vaga nas semifinais.
O Paulistano tomou as rédeas do jogo logo no primeiro quarto, quando conseguiu abrir uma boa vantagem de 10 pontos, que acabou se estendendo durante todo o restante da partida. Além da forte rotação da equipe paulistana, a defesa foi um ponto chave para vitória, que bloqueava o adversário e capitalizava no ataque.
No segundo tempo, a chave para fechar bem foi a constância do CAP, que em nenhum momento parou de marcar forte a equipe mineira. No último quarto, principalmente, o Paulistano marcou muito bem o perímetro do Minas, que se limitou a apenas sete bolas de 3 pontos.
Ao todo, nove jogadores do time alvirrubro pontuaram na partida, mas os dois jogadores que mais puxaram a pontuação foram o ala/pivô Brunão, com 18 pontos, além de mais oito rebotes e 23 de eficiência, e Jonatan, ala da equipe, que anotou 21 pontos e 16 de eficiência.
“Sempre trabalhamos para isso, afinal, jogamos o Paulista, lá estão precisando muito da gente, muitos jovens estão completando, então mostra como esse time já tem bagagem. Esses dois jogos foram difíceis, mas conseguimos mostrar a nossa força”, comentou Jonatan
Pelo lado do Minas, o ala Gui Santos, mesmo com uma forte marcação durante todo o jogo, conseguiu anotar 21 pontos, seis rebotes e seis assistências. Tiago Dias, ala, conseguiu seis cestas de três durante o jogo e terminou com 18 pontos e 12 de eficiência.
“Sabíamos que seria um jogo duro, eles pegam muitos rebotes ofensivos, jogam muito no contra ataque, jogam com uma defesa muito forte, com pressão na bola. Nos preparamos para isso, mas infelizmente não conseguimos garantir que tudo saísse como planejado. Queríamos ganhar hoje, claro, mas não podemos abaixar a cabeça, temos de entrar forte amanhã, quebrar a defesa do São Paulo e sair vencedor”, disse Renan Gitiony, técnico do Minas
Resultados do dia
Rio Claro 60 x 80 Sesi Franca
Corinthians 53 x 103 Pinheiros
Cerrado 76 x 66 São Paulo
Paulistano 77 x 67 Minas
Próximos jogos
29/09 (Quarta-feira)
11h15 – Corinthians x Rio Claro – ao vivo no Youtube do NBB
13h30 – Franca x Pinheiros – ao vivo no Youtube do NBB
15h45 – Minas x São Paulo – ao vivo na Twitch do Café Belgrado
18h – Paulistano x Cerrado – ao vivo na Twitch do Basquete Pra Vida