HOJE
10º na história
Por Juvenal Dias
Na disputa de quinto lugar da Série Bronze, Gustavo Henrique Almeida, do Bauru Basket, se torna o décimo atleta a alcançar um triplo-duplo na LDB; Dragão ainda faturou o embate
Quem foi que disse que disputa de quinto lugar não vale nada? Pois bem, para Gustavo Henrique Almeida valeu não só para ajudar o Bauru Basket na conquista do posto na Série Bronze da Liga de Desenvolvimento de Basquete, como também serviu para o ala entrar no seleto grupo dos atletas que tiveram um triplo-duplo na competição. Antes dele, apenas nove jogadores conseguiram o feito. A LDB conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
Nesta quinta-feira (29/08), houve as definições de campeão e os posicionamentos das equipes que se classificaram para a Série Bronze da LDB 2024. Entre as partidas, no duelo que valia a quinta colocação, o Bauru Basket derrotou o Cerrado Basquete por 91 a 74, em um dia que três alas do Dragão se destacaram por suas pontuações e atuações. Entre Leandro Silva e Osmar Ventura, que tiveram 26 e 27 pontos, respectivamente, outro ala não teve tamanha pontuação, mas entrou para história como o décimo atleta a atingir um triplo-duplo em uma partida. Assim, Gustavo Henrique Almeida anotou 14 pontos, 12 rebotes e dez assistências.
Gustavo, que estreou no time principal e fez 17 jogos com o Bauru Basket na temporada 2023/24 do NBB CAIXA, fechou sua terceira LDB, a segunda pelo time do interior paulista. O ala de 21 anos e 1,95m é de Londrina (PR) e estreou há duas edições pela Soc. Thalia, antes de jogar na edição passada pelo Dragão.
“Foi o primeiro triplo-duplo na minha carreira, fico muito feliz de ter ajudado meu time com meus números individuais. Saber que sou um dos dez da história da LDB que fez um triplo-duplo me deixa mais feliz ainda, mostra que é um feito para poucos”, comemorou Gustavo.
O ala teve médias parecidas entre a LDB passada e a atual edição, mantendo a pontuação, descendo nos rebotes, mas subindo nas assistências, com 12,4 pontos (12,4 na anterior), 7,6 rebotes (9,6) e 4,4 assistências (3,4). Apesar da frustração de não chegar à decisão, Gustavo entende que o processo de evolução é constante. “Lógico que sempre prospectamos estar entre os melhores e sermos campeões. O quinto lugar não era onde queríamos estar, mas é evoluir sempre, no próximo ano queremos chegar melhor colocados, melhorando física e taticamente, para disputarmos o título ou chegarmos em uma Série mais alta”. De 2023 para essa edição, teve mais minutos em quadra, saltando dos 400 minutos em 11 partidas para 647 em 17 jogos.
+ Confira os números de Gustavo
Esse processo já o ajudou a estrear entre os profissionais e pôde acumular 17 partidas de experiência, atuando ao lado de Alex Garcia e Larry Taylor. O ala gostou desse período de competições na base para ajudá-lo ainda mais na nova temporada do NBB CAIXA que se aproxima. “Me senti bem nessa etapa, foi ótimo para pegar ritmo de jogo e competir na equipe principal. Estou me sentindo confiante para voltar ao time principal. Quero ajudar ao time a ganhar mais partidas e, assim, também melhorar minhas médias individuais.
Antes de estrear na LDB pela Soc. Thalia, Gustavo participou da segunda edição do Nike Elite NBB Camp, ainda em 2020, como atleta Sub-17 do Palmeiras. Isso mostra quão importante é esse trabalho de base, seja em competições como a LDB ou seja em experiências de treinamentos e orientações que a Liga Nacional de Basquete promove através de suas parcerias. Uma semente que foi plantada lá atrás e que começa a gerar frutos agora.
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.