HOJE
Liderançaem jogo
Por Liga Nacional de Basquete
Retrospecto, reencontros e confronto direto pela liderança: saiba tudo sobre o clássico entre Flamengo e Franca, nesta quinta-feira, ao vivo no BandSports
De um lado o maior campeão nacional e do outro o pentacampeão do NBB CAIXA, recordista de títulos na última década. Nesta quinta-feira (08/11), Sesi Franca Basquete e Flamengo se enfrentarão em um jogo quente, no Ginásio Pedrocão, às 20 horas, com transmissão ao vivo do BandSports, e colocarão em xeque a liderança do NBB CAIXA.
As equipes se enfrentarão pela 28ª vez na competição, em um duelo que colocará frente a frente os dois melhores times do campeonato até aqui.
Com promessa de jogo grande, separamos alguns fatores importantes sobre esse tradicional clássico do basquete nacional:
Retrospecto favorável para o Flamengo
Sinônimo de bom jogo, Franca e Flamengo já protagonizaram grandes partidas dentro das quadras do NBB CAIXA. Ao todo, as equipes se enfrentaram 27 vezes desde a primeira edição da competição, com retrospecto favorável para o rubro-negro.
Com 17 triunfos, contra apenas 10 do time francano, o time da Gávea tem ampla vantagem em confrontos diretos. Já em playoffs a história muda e o equilíbrio ganha força.
As equipes já se enfrentaram duas vezes em semifinais do NBB CAIXA. A primeira aconteceu na temporada 2008/2009, com vitória na série melhor de cinco do Flamengo, por 3 a 1. Já na edição seguinte da competição, na mesma fase, o Franca levou a melhor e venceu a série por 3 a 1.
Velhos conhecidos
Nos elencos de Franca e Flamengo alguns jogadores já estiveram nos dois lados do duelo, caso do ala norte-americano David Jackson, do Franca, e do ala Jhonatan e do pivô Mineiro, do Flamengo.
Destaque do Franca, Jackson começou sua trajetória no NBB CAIXA com as cores do Flamengo, na edição 2011/2012 da competição. Por lá, o norte-americano conseguiu bons números e alcançou médias de 16,2 pontos, 2,7 rebotes, além de 17,4 no índice de eficiência.

Flamengo foi a primeira equipe de David Jackson no NBB CAIXA (Divulgação/LNB)
Já pelo lado rubro-negro, o ala Jhonatan é um dos que já vestiram as cores da equipe francana. Em duas temporadas com a camisa do Franca (temporada 2012/2013 e 2013/2014), o ala rubro-negro participou de 78 jogos e anotou médias de 12,3 pontos, 3,6 rebotes, além de 12,7 de eficiência.
Outro que também esteve no Franca foi o ala/pivô Rafael Mineiro. Após duas temporadas com a camisa do Flamengo, o jogador rubro-negro se transferiu para o Franca para disputar a última edição do NBB CAIXA.

Mineiro jogou pelo Franca na última temporada do NBB CAIXA (Newton Nogueira/Franca Basquete)
Em 27 jogos disputados e com média de 24,1 minutos de quadra, Mineiro alcançou bons números e fez uma boa temporada com a equipe paulista antes de se transferir novamente para o rubro-negro – médias de 7,3 pontos, 5,5 rebotes, além de 10,4 no índice de eficiência.
Campeões estaduais
Além do confronto colocar frente a frente os dois times com melhor campanha no NBB CAIXA, o duelo também marcará o encontro entre os campeões paulista e carioca deste ano.
No Carioca 2018, o Flamengo conquistou o título após bater o Botafogo por 2 a 0 na série final melhor de três. Com a conquista, o rubro-negro alcançou seu 13º título seguido da competição.
Já o Franca derrotou o Paulistano/Corpore na reedição da final do Paulista da temporada passada, conquistou o Campeonato Paulista pela 12ª vez na história e encerrou um jejum de 11 anos sem títulos.
Varejão e a história com o Franca
Um dos grandes nomes do basquete nacional, Varejão foi lançado no cenário do basquete nacional pelo Franca. Por lá, o pivô rubro-negro passou pelas categorias de base até se transferir para o Barcelona (ESP), quando tinha apenas 19 anos de idade.
A passagem pela equipe francana rendeu frutos. Em 2016, Varejão escolheu a cidade para ser o núcleo do “Instituto Anderson Varejão”, que tem como intuito ajudar na inclusão social de crianças através do basquete. Estima-se que a inciativa atenda em torno de 400 crianças nas duas unidades existentes – Vitória (ES) e Franca (SP).
Antes companheiros, agora rivais
O clássico também proporcionará um duelo especial, entre o armador Elinho e o ala/pivô Lucas Dias, do Franca, com seu ex-treinador dos tempos de Paulistano, Gustavo De Conti, hoje técnico do Flamengo.
Campeões da última edição do NBB CAIXA com as cores do CAP, o trio será rival pela primeira vez desde o histórico título.
No Franca, os dois atletas já demonstraram estar bem acostumados com a nova equipe. Com bom início no NBB CAIXA, Elinho detém médias de 5,0 pontos e 5,6 assistências em sete jogos. Lucas Dias não ficou para trás, começou a temporada com tudo e anotou até aqui médias de 15,7 pontos, 4,0 rebotes, além de 15,0 no índice de eficiência.

Lucas Dias, sob o comando técnico de Gustavo De Conti, atuou no Paulistano nas últimas duas temporadas do NBB CAIXA (Divulgação/LNB)
“Tenho muito respeito por tudo que o Gustavo me ensinou neste dois últimos anos no Paulistano. Agora defendo outro clube, e o jogo contra o Flamengo será muito importante e especial para mim, principalmente porque vou jogar contra meu ex-técnico. Estou bastante motivado para essa partida, primeiro pela grandeza que é esse clássico e depois porque vale a liderança da competição”, afirmou o ala/pivô Lucas Dias, do Franca.
Pelo Flamengo,Gustavo De Conti também não decepcionou neste início de competição. Ao todo, foram seis vitórias em sete jogos, além de alcançar estatísticas importantes com o elenco rubro-negro, como a de equipe com menor média de pontos sofridos na competição (65,14 por jogo).
Campanhas na atual temporada
Primeiro e segundo da atual edição do maior campeonato do basquete nacional, o duelo entre paulistas e cariocas é considerado um dos maiores clássicos do país. Na atual temporada, Franca e Flamengo demonstraram até aqui toda a qualidade de seus elencos.
+Tabela de classificação do NBB CAIXA
Com campanha idêntica, Flamengo e Franca dividem a liderança com seis vitórias em sete jogos (85,7% de aproveitamento). Desta forma, o tamanho da partida, que já era grande, fica ainda maior por caracterizar um confronto direto pela primeira colocação do NBB CAIXA.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca