HOJE
Conhecimentocompartilhado
Por Liga Nacional de Basquete
Evento realizado há mais de 10 anos teve apresentações de executivos da NBA Brasil, LNB e clubes do NBB
Na tarde desta quinta-feira, a Liga Nacional de Basquete (LNB) realizou o tradicional Media Training para as assessorias de comunicação dos clubes do NBB 2020/2021. O evento reuniu os profissionais de comunicação dos times para um bate-papo virtual, que teve como objetivo inspirar os trabalhos das equipes na nova temporada e promover uma rica troca de conhecimentos entre os envolvidos.
A tradicional cerimônia, que acontece desde a temporada 2009/2010, começou com apresentações de Guilherme Buso (Diretor de Comunicação do NBB) e Douglas Carraretto (Gerente de Comunicação e Conteúdo do NBB), que abordaram o trabalho de comunicação que será feito por parte da liga nacional na 13ª edição do campeonato.
“Esse evento já é uma tradição antes do início da temporada. Neste ano temos grandes desafios na comunicação e na promoção do campeonato e o alinhamento com todos os clubes é fundamental para que a gente continue colocando o NBB em destaque ao máximo possível”, declarou Guilherme Buso.
Em seguida, foi a vez de dois profissionais da NBA Brasil tomarem a palavra e compartilharem suas visões e experiências no trabalho antes e durante a “bolha” da NBA em Orlando: Carlos Monteiro (Gerente de Mídias Sociais da NBA Brasil) e Samy Vaisman (Diretor da MPC Rio Comunicação, agência responsável pela comunicação da NBA no Brasil).
“É sempre uma excelente oportunidade para trocar informações e experiências, especialmente nesse ano, um ano diferente, em que o trabalho da comunicação precisou ser adaptado, ser repensado nas estratégias e na execução. Temos na comunicação no esporte um desafio ainda maior pelo lado da paixão, do apelo e envolvimento do público, em manter viva a emoção do jogo num cenário atípico, produzindo e oferecendo informações e conteúdos para a imprensa abastecida. Foi bom ver que esses desafios não são vistos como barreiras, mas com estímulo, ver que a comunicação, de LNB e clubes, está na mesma página, com o mesmo foco, mesmos objetivos e no mesmo caminho”, disse Samy Vaisman.
Quem também apresentou seu trabalho no Media Training do NBB foi o trio de finalistas ao prêmio de “Campeão das Mídias” da Premiação Alternativa do NBB 2019/2020: a campeã Unifacisa (através da Social Media Heloysa Guedes), Corinthians (através do supervisor Tonhão Romero e o assessor de imprensa Augusto Oliveira) e o Minas Tênis Clube (através de Júlia Savassi, Social Media do clube).
“Acho o Media Training essencial para darmos o pontapé inicial nos jogos do NBB. É a minha terceira participação no evento e sempre serve de grande inspiração, insights, além de ser o momento de rever os colegas de profissão, conhecer quem está chegando e trocar experiências. Fiquei muito honrada em poder apresentar um pouco do nosso trabalho de mídias sociais e espero ter contribuído para as demais equipes”, falou Júlia Savassi.
+ Com Workshop do TikTok, NBB realiza 2º evento para produtores de conteúdo
Figurinha carimbada nos Media Training do NBB há três temporadas, Stefani Pitanga, Social Media do Pinheiros EC, também elogiou a iniciativa da LNB. “Um Media Training online, diferente das outras temporadas devido à nossa atual realidade, mas muito rico de conteúdo e informações importantes – como a LNB sempre se preocupa em trazer para os Clubes. Gosto de ressaltar o quanto eu acho bacana essa troca com os profissionais de conteúdo e imprensa, todos saem ganhando. Parabéns à equipe, foi muito bom! Vai ser uma temporada de muito aprendizado e cooperação”.
O Media Training do NBB é uma das iniciativas que fazem parte da parceria da Liga com a EY, líder em consultoria e serviços profissionais. A empresa estará presente na temporada 2020/2021 da competição nacional atuando na capacitação do ecossistema da LNB – atletas, comissões técnicas, árbitros, dirigentes e profissionais dos clubes. Estão previstas também outras atividades de capacitação de profissionais ligados às áreas de gestão, marketing, comunicação e técnica através de palestras, clínicas, workshops e cursos.
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Unisal, Nike, Penalty, Plastubos, EY, VivaGol, IMG Arena e Genius Sports.