HOJE
Local apropriado
Por Liga Nacional de Basquete
Palco do Final Four da Liga das Américas, Maracanãzinho possui longa relação com o basquete; ginásio sediou o bicampeonato mundial da Seleção Brasileira em 1963
Localizado no complexo esportivo do Maracanã, no Rio de Janeiro, o Ginásio do Maranãzinho voltará a receber jogos de basquete. Com um largo histórico na modalidade na bola laranja, o local foi escolhido para ser o grande palco da disputa do Final Four da Liga das Américas 2014.
Nos dia 21 de março o atual campeão Pinheiros/SKY duelará com o Halcones Xalapa (MEX), às 19 horas (de Brasília), enquanto que na sequência, às 21h15, o anfitrião Flamengo desafiará o Aguada (URU) na outra semifinal. No dia seguinte (22/03 – sábado), os vencedores farão a finalíssima do torneio continental, às 21h15, e os perdedores jogarão a disputa de terceiro lugar, às 19 horas.
+Clique aqui e saiba como adquirir seu ingresso para o Final Four da Liga das Américas 2014
A última vez que o local recebeu um jogo de basquete foi no dia 22 de março de 2009, com a realização do Jogo das Estrelas da primeira edição do NBB. Na ocasião, o time Rosa Branca venceu o time Ubirantan, pelo placar de 126 a 117, com direito a 26 pontos e grande atuação do ala norte-americano Shamell, na época jogador do Winner/Kabum/Limeira e hoje jogador do Pinheiros/SKY.

Jogo das Estrelas do NBB 2008/2009 foi a última partida de basquete no Maracanãzinho (Divulgação)
Apesar de não receber partidas da modalidade há mais de quatro anos – no dia da grande decisão da Liga das Américas completarão exatos cinco anos do último jogo de basquete no local –, o Ginásio do Maracanãzinho possui um longo histórico com o esporte da bola laranja.
Em 1963, o Maracanãzinho teve seu grande momento no basquete. Por praticamente duas semanas, o local foi palco das disputas do Campeonato Mundial daquele ano e consagrou a geração brasileira bicampeã mundial, que contava com nomes como Amaury Passos, Wlamir Marques, Rosa Branca, Jatyr e Waldemar.
Com direito a um público de aproximadamente 20 mil pessoas no Maracanãzinho – atualmente a capacidade do ginásio é de 11 mil lugares –, o time verde-amarelo bateu os Estados Unidos e conquistou o segundo troféu seguido de campeão do mundo – a primeira conquista foi no Chile, em 1959.
Sempre palco das principais partidas do basquete carioca durante toda sua existência, o ginásio traz boas recordações ao Flamengo. Na última vez em que esteve lá para uma partida oficial, a equipe rubro-negra abriu com vitória a série final do Campeonato Nacional de 2008, organizado pela CBB (Confederação Brasileira de Basketball), contra Brasília. Depois, o time carioca venceu dois compromissos na capital federal, fechou o confronto em três a zero e garantiu o título brasileiro.

Marcelinho tenta bandeja durante abertura da série final do Nacional de 2008; atleta tentará mais um título pelo Flamengo (Ari Versiani/CBB)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca