#JOGAJUNTO

Mais basquete / NBB Caixa

Local apropriado

17-03-2014 | 07:08
Por Liga Nacional de Basquete

Palco do Final Four da Liga das Américas, Maracanãzinho possui longa relação com o basquete; ginásio sediou o bicampeonato mundial da Seleção Brasileira em 1963

Localizado no complexo esportivo do Maracanã, no Rio de Janeiro, o Ginásio do Maranãzinho voltará a receber jogos de basquete. Com um largo histórico na modalidade na bola laranja, o local foi escolhido para ser o grande palco da disputa do Final Four da Liga das Américas 2014.

Nos dia 21 de março o atual campeão Pinheiros/SKY duelará com o Halcones Xalapa (MEX), às 19 horas (de Brasília), enquanto que na sequência, às 21h15, o anfitrião Flamengo desafiará o Aguada (URU) na outra semifinal. No dia seguinte (22/03 – sábado), os vencedores farão a finalíssima do torneio continental, às 21h15, e os perdedores jogarão a disputa de terceiro lugar, às 19 horas.

+Clique aqui e saiba como adquirir seu ingresso para o Final Four da Liga das Américas 2014

A última vez que o local recebeu um jogo de basquete foi no dia 22 de março de 2009, com a realização do Jogo das Estrelas da primeira edição do NBB. Na ocasião, o time Rosa Branca venceu o time Ubirantan, pelo placar de 126 a 117, com direito a 26 pontos e grande atuação do ala norte-americano Shamell, na época jogador do Winner/Kabum/Limeira e hoje jogador do Pinheiros/SKY.

Jogo das Estrelas do NBB 2008/2009 foi a última partida de basquete no Maracanãzinho (Divulgação)

Jogo das Estrelas do NBB 2008/2009 foi a última partida de basquete no Maracanãzinho (Divulgação)

Apesar de não receber partidas da modalidade há mais de quatro anos – no dia da grande decisão da Liga das Américas completarão exatos cinco anos do último jogo de basquete no local –, o Ginásio do Maracanãzinho possui um longo histórico com o esporte da bola laranja.

Em 1963, o Maracanãzinho teve seu grande momento no basquete. Por praticamente duas semanas, o local foi palco das disputas do Campeonato Mundial daquele ano e consagrou a geração brasileira bicampeã mundial, que contava com nomes como Amaury Passos, Wlamir Marques, Rosa Branca, Jatyr e Waldemar.

Com direito a um público de aproximadamente 20 mil pessoas no Maracanãzinho – atualmente a capacidade do ginásio é de 11 mil lugares –, o time verde-amarelo bateu os Estados Unidos e conquistou o segundo troféu seguido de campeão do mundo – a primeira conquista foi no Chile, em 1959.

Sempre palco das principais partidas do basquete carioca durante toda sua existência, o ginásio traz boas recordações ao Flamengo. Na última vez em que esteve lá para uma partida oficial, a equipe rubro-negra abriu com vitória a série final do Campeonato Nacional de 2008, organizado pela CBB (Confederação Brasileira de Basketball), contra Brasília. Depois, o time carioca venceu dois compromissos na capital federal, fechou o confronto em três a zero e garantiu o título brasileiro.

Marcelinho tenta bandeja durante abertura da série final do Nacional de 2008 (Ari Versiani/CBB)

Marcelinho tenta bandeja durante abertura da série final do Nacional de 2008; atleta tentará mais um título pelo Flamengo (Ari Versiani/CBB)