#JOGAJUNTO

NBB Caixa

A maior duplada história

28-05-2021 | 01:36
Por Liga Nacional de Basquete

Alguém questiona? Marquinhos e Olivinha conquistam 20º título juntos e se consolidam como maior dupla da história do NBB: “essa é nossa melhor versão”

O que falar de Marquinhos & Olivinha? Alô Flamengo, alô diretoria: pode encomendar uma estátua dos dois aí! Porque essa, sem dúvida alguma, é a maior dupla da história do NBB, e quiçá do basquete brasileiro – não nos esquecendo e sempre respeitando, é claro, duplas como Oscar & Marcel, Wlamir & Amaury e tantas outras.

+ Estatísticas, vídeos e matéria completa do Jogo 3 das Finais

Se alguém questionar essa afirmação, apresentamos os seguintes números: são nada menos que 20 títulos juntos. Vinte! Em um período de 12 anos, eles conquistaram um título do Campeonato Paulista 2011 pelo Pinheiros, onde atuaram por quatro anos. Depois disso, veio uma enxurrada de troféus pelo Flamengo.

Marquinhos e Olivinha: a dupla de 20 títulos, sendo 19 com a camisa do Flamengo (João Pires/LNB)

Com a conquista desta quinta-feira, os dois somam agora seis títulos do NBB e se tornaram os maiores campeões de todos os tempos da competição, deixando para trás o ídolo Marcelinho Machado e o armador Gegê, ambos ex-Flamengo.

Além disso, foram 8 Estaduais do Rio de Janeiro seguidos (2012 a 2020), uma Liga das Américas (2014), uma Copa intercontinental (2014), duas Copas Super 8 (2018 e 2021) e recentemente a inédita Basketball Champions League Américas. Tá bom ou não?

“Essa é a nossa melhor versão. Tivemos um amadurecimento muito grande nas 12 temporadas que passamos juntos. Não podemos olhar só os momentos vitoriosos. A gente teve derrotas, que nos fizeram crescer, e momentos brilhantes, como a Champions League, Mundial. Ganhamos de tudo e isso é o legal da gente. Ganhamos quando eu tinha cabelo, ganhamos quando eu fiquei careca e isso é legal demais (risos)”, brincou Marquinhos.

“Nós entendemos bem o que é vestir essa camisa (Flamengo), o que é representar esse clube. Chegamos aqui e formamos uma espinha dorsal muito forte e ano após ano os times foram montados em volta de nós dois. Fomos recebendo jogadores e tentávamos mostrar o que é ser Flamengo, o que é ter esse DNA vitorioso. Fomos mudando, tomando pancada, ganhando e perdendo, se moldando com isso. Claro, tivemos um ano incrível, com 34 vitórias, que mostra o quanto somos resilientes, o quanto vamos atrás de cada vitória, o quanto somos duros, o quanto somos f#*% juntos, me desculpe a palavra (risos)”, completou o ala.

Parceiros de longa data, Marquinhos e Olivinha estão “no auge” como dupla (Fotojump/LNB)

Maior reboteiro, líder em eficiência, partidas disputadas e bolas de 2 pontos na história, Olivinha agora se isolou, ao lado de Marquinhos, como maior campeão da história do NBB. Para ele, conquistar esse feito ao lado do amigo é um grande orgulho.

“Falar do Marquinhos para mim é fácil. A gente é parceiro há 12 anos. Nos conhecemos só de olhar. Essa sintonia, entrosamento que temos dentro da quadra é muito grande, e não poderia ser diferente, até pelo tempo jogando junto, com vitórias, títulos. Para mim é um prazer jogar ao lado dele. É um orgulho muito grande, e sem dúvida nenhuma é o maior parceiro da minha carreira toda. Essa dupla já conquistou bastante coisa, mas temos muita fome de continuar conquistando cada vez mais coisas, porque sabemos que é assim que seremos lembrados como uma dupla vitoriosa”, disse Olivinha em belas palavras.

+ Leia também: Yago Mateus é eleito o MVP das Finais do NBB 20/21

Olivinha tem 38 anos, Marquinhos tem 36. Os dois são veteranos, mas seguem ganhando títulos sem parar. Assim como disse o companheiro acima, o Deus da Raça endossou: mesmo com a idade elevada, essa é, sim, a melhor versão dessa dupla histórica.

“Essa é a melhor versão da nossa dupla. Acho que, não só nessa temporada, como nos últimos anos, a gente vem fazendo temporadas com conquistas todos os títulos possíveis, e repetindo as conquistas. Sem dúvida, a gente está na melhor versão, apesar de estarmos um pouco mais velhos. Mas como falei, a nossa experiência ajuda. Graças a Deus sempre tivemos um grupo vencedor ao nosso lado e tentamos guiar e liderar de alguma forma a equipe do Flamengo. Vem dando certo e estou muito feliz de jogar no Flamengo, ao lado do Marquinhos e, sem dúvida nenhuma, essa temporada foi especial para nós dois”, finalizou Olivinha.

Já é tradição: os dois capitães Marquinhos e Olivinha levantam juntos os troféus do Flamengo (Fotojump/LNB)