HOJE
Modo decisão
Por Liga Nacional de Basquete
Após derrota no Jogo 4, Pinheiros foca em mudança de postura para decisão da vaga na semifinal contra o Botafogo
Até aqui, a série entre Pinheiros (3º) e Botafogo (6º) é a série mais acirrada dos playoffs do NBB CAIXA 2018/2019. Prova disso é que apenas o confronto entre os dois rendeu um Jogo 5 nas quartas de final – cada equipe venceu seus dois jogos em casa.
Terceiro colocado na fase de classificação, o Pinheiros teve a chance de fechar a série no Jogo 4, no Rio de Janeiro, mas acabou derrota. Agora, a equipe tentará alcançar às semifinais pela quarta vez no quinto e decisivo duelo, que será nesta terça-feira (29/04), no Ginásio Henrique Vilaboim, às 20 horas, com transmissão ao vivo do Facebook do NBB CAIXA.

Jogo 5 entre Pinheiros e Botafogo acontece já nesta terça-feira (Wagner Carmo/ECP)
Para o treinador César Guidetti, do Pinheiros, para conseguir a classificação para às semifinais a equipe deverá replicar as atuações realizadas na fase de classificação.
“Temos que colocar a cabeça no lugar e usar o que fizemos durante a temporada inteira, que nos rendeu a terceira colocação geral. Precisamos fazer valer o nosso mando de quadra, onde nos sentimos bem. Não temos como prever o resultado, mas jogar bem, com vontade e ter uma postura positiva é uma obrigação que nós temos”, afirmou.

Pinheiros é um dos melhores mandantes do NBB CAIXA 2018/2019 (Luiz Pires/ FotoJump)
Na derrota no Jogo 4, o terceiro quarto foi um dos fatores determinantes para a vitória do Botafogo, que venceu o período por 33 a 17 e construiu uma vantagem importante para a reta final da partida.
“O Botafogo teve méritos na vitória. No primeiro jogo fomos muito mal, já no Jogo 4 não fomos tão mal, mas tivemos dois momentos ruins, especialmente no 3º quarto quando eles abriram uma diferença no placar. Isso aconteceu, também, por conta da forma que o Botafogo se postou nos dois lados da quadra. Mérito total do Botafogo. Sempre digo que jogar na casa deles é muito difícil, o jogo deles encaixa e eles usam muito bem a atmosfera criada lá”, disse o comandante.

Para Guidetti, Botafogo teve muitos méritos na vitória na última partida (Stephan Eilert/Basquete Cearense)
Classificado direto para as quartas de final, o Pinheiros é dono de um ótimo aproveitamento tanto dentro quanto fora de casa. No geral, foram 11 vitórias em 13 jogos como mandante e dez triunfos em 13 jogos fora de seus domínios.
+ Tabela de jogos do NBB CAIXA 2018/2019
Já na série com o Botafogo, o bom aproveitamento fora de casa durante a fase de classificação não se repetiu. A equipe perdeu as duas partidas que jogou na casa do adversário, e com o baixo desempenho nos dois lados da quadra (91 a 76 e 88 a 73).
“Acredito que o problema não tenha sido a parte estratégica, mas sim a nossa postura e o nosso comportamento quando estamos em desvantagem. Jogamos a maioria dos jogos com a vantagem no placar e, nessas oportunidades, nosso jogo fluiu bem. Mas nos momentos em que estivemos atrás não conseguimos repetir o mesmo desempenho”, reiterou César Guidetti.
+ Estatísticas completas do Pinheiros no NBB CAIXA 2018/2019
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios da Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca