#JOGAJUNTO

NBA

A quadraé delas

09-03-2020 | 03:47
Por Liga Nacional de Basquete

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, o programa da NBA organizou um fim de semana com atividades diversas para incentivar a presença da mulher no esporte

Entre os dias 6 e 8 de março, a NBA Basketball School organizou o Girls Camp, o primeiro camp de treinamento de basquete 100% feminino do país, a fim de celebrar o Dia Internacional da Mulher. Noventa atletas provindas de 10 estados diferentes do Brasil se inscreveram para a experiência, que aconteceu no Clube Alto de Pinheiros, em São Paulo (SP). Além delas, lendas do basquete feminino, como a “Rainha” Hortência, “Magic” Paula, Ebony Hoffmann (ex-jogadora da WNBA) e outras convidadas especiais estiveram no evento.

Camp feminino reuniu 90 meninas de dez estados do país em São Paulo (Ana Patrícia/Inovafoto)

Sob o lema #AQuadraÉDelas, a programação do camp foi pensada e customizada para oferecer o mais alto nível de treinamento e uma visão ampla sobre o universo feminino no esporte às participantes, cuja faixa etária variou entre 11 e 15 anos. Os treinos foram ministrados por instrutoras para lá de especiais, como Helen Luz (ex-WNBA), Lilian Gonçalves (medalhista olímpica de bronze/Sydney 2000), “Rainha Hortência”, “Magic Paula”, Alessandra Oliveira e Adriana Santos (campeãs mundiais/Austrália 1994). O treinamento do domingo ainda contou com as orientações de José Neto, técnico da Seleção Brasileira feminina de basquete.

Sob o comando de Ebony Hoffmann, meninas treinaram duro no segundo dia de camp (Ana Patrícia/Inovafoto)

A programação também incluiu, no sábado (07/03), uma palestra sobre cuidados com a saúde e a psicologia no esporte, ministrada pela psicóloga Sâmia Hallage e um painel sobre o universo do esporte feminino, mediado pela jornalista esportiva Fabíola Andrade. Como uma oportunidade de conversar sobre temas como sonhos, desafios, preconceitos e promover inspiração, o painel contou com a participação de Alessandra (campeã mundial e vice-campeã olímpica de basquete), Etiene Medeiros (campeã mundial de natação), Juliana Cabral (vice-campeã olímpica de futebol) e Fofão (campeã olímpica e vice-campeã mundial de vôlei).

As medalhistas olímpicas participaram do treino orientando as meninas (Ana Patrícia/Inovafoto)

“Tudo o que eu tenho e o que eu sou, eu devo ao basquete. Olho para essas meninas e fico feliz em ver a força do basquete feminino, tantas garotas reunidas jogando. O ‘Girls Camp’ é uma oportunidade para elas melhorarem o jogo, mas também fazerem amizades, viver tudo o que o basquete tem a oferecer”, frisou Alessandra, que disputou a WNBA por quatro anos.

Fofão, que competiu em cinco Olimpíadas, acredita que o Girls Camp é um passo importante para abrir caminhos. “Foi muito bom ver a alegria e o interesse delas por esporte. Falei para elas, não deixem que digam que você não pode. Só depende de vocês. Acreditem que vocês são capazes. Uma hora a oportunidade vai aparecer, estejam preparadas”, disse.

Para Juliana, que foi já foi capitã da Seleção Brasileira, o evento foi importante para garantir representatividade. “O futebol é a minha vida. Durante muito tempo as meninas não tiveram em quem se espelhar, era sempre um homem como referência, mas, muitas vezes, sem qualquer identificação. Hoje, estar aqui, estar do outro lado e poder inspirar, incentivar, estimular, é motivo de muito orgulho. É um incentivo para elas levarem para a vida. Um evento como esse faz muita diferença”, explicou.

No domingo (08/03) também houve um Talk Show mediado pela jornalista Larissa Erthal, que promoveu um encontro inesquecível das atletas com Hortência e Paula que rendeu histórias, ensinamentos, conselhos e mensagens. Mas as meninas também desfrutaram de períodos de descanso e lazer, como a Watch Party NBA na sexta-feira (06/03) e uma noite da pizza e sessão de cinema no dia seguinte.

A jornalista Larissa Erthal comandou o talk show com as duas ‘Lendas’ (Ana Patrícia/Inovafoto)

“Eu fui descoberta num evento como esse. É fundamental dar oportunidade para que elas apareçam e sejam vistas. É importante ensinar dentro da quadra – e elas estão rodeadas de técnicos de altíssimo nível -, mas é importante também o que está em volta. Ali, me vendo e vendo a Paula ao lado, perto delas, pedindo dicas… Isso é único, ajuda na formação, tem um impacto grande, independente de virarem atletas ou não”, frisou Hortência.

Paula, por sua vez, disse que gostaria de ter participado de uma experiência como o Girls Camp na juventude. “Gostaria muito de ter tido essa oportunidade quando era jovem. O esporte agrega várias experiências valiosas e esse convívio, a oportunidade de atividades diferentes, esses dias que elas estão vivendo aqui não vão esquecer jamais, vão levar pro resto da vida”, disse.

Alturas diferentes, cidades diferentes, mesma paixão: o basquete

Ao fim do programa, as duas ex-jogadoras receberam uma homenagem do Head da NBA no Brasil, Rodrigo Vicentini, com a entrega de placas de cristal em nome da liga e da WNBA. “Esse evento é um marco para o esporte feminino e é uma honra ter vocês nesse conosco. Vocês inspiram, são espelhos para todas essas meninas, referências de paixão e com carreiras vitoriosas com a camisa do nosso país”, disse o executivo.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, Unisal, Nike, Penalty, Plastubos e VivaGol e o apoio da Pátria Amada Brasil – Governo Federal.