HOJE
NBB no topo!
Por Liga Nacional de Basquete
Com conquista do Brasília, basquete brasileiro conquista 6º título consecutivo e mantém hegemonia continental; Mogi garante vaga na Liga das Américas
O basquete brasileiro está, de fato, sobrando em nível continental. Nesta quarta-feira, o UniCEUB/Cartão BRB/Brasília sagrou-se campeão da Liga Sul-Americana 2015 ao superar os argentinos do San Martín de Corrientes, por 2 a 0 na série melhor de três, e acrescentou mais um título internacional na conta do NBB, o terceiro sul-americano de maneira consecutiva e sexto seguido no geral das competições latino-americanas.
Anteriormente, o próprio Brasília levantou o troféu do torneio da América do Sul em 2013, e o Paschoalotto/Bauru foi o campeão em 2014. Considerando também a Liga das Américas, principal torneio interclubes do continente, o NBB estende ainda mais seu domínio continental, tendo em vista que conquistou também as três últimas edições: EC Pinheiros (2013), Flamengo (2014) e Paschoalotto/Bauru (2015).
+Clique aqui e saiba como foi o jogo do tricampeonato do Brasília na Sul-Americana
De quebra, o Brasília acrescentou seu terceiro título da Liga Sul-Americana à sua galeria de troféus. Além disso, o esquadrão do Planalto Central ultrapassou o Vasco da Gama (RJ) e se tornou o brasileiro com maior números de conquistas deste torneio, que é disputado desde 1996. De quebra, o time candango se igualou ao tricampeão Atenas de Córdoba (ARG) como maior campeão da história da competição.
Para completar a festa, Brasil terá quatro representantes na próxima edição da Liga das Américas. Além do atual campeão Paschoalotto/Bauru, do campeão Flamengo e do agora dono do título da Liga Sul-Americana 2015 Brasília, o basquete brasileiro será representado na Libertadores do Basquete também pelo Mogi das Cruzes/Helbor.
Com a retirada do Limeira do cenário do basquete, uma nova vaga para brasileiros foi aberta na Liga das Américas. Desta forma, foi decidido que o dono desta nova vaga viria da Liga Sul-Americana e ficaria com o clube do NBB mais bem colocado no torneio.
Como o Brasília foi o campeão e ficou com a vaga automática do dono do título, o lugar reservado para o time verde-amarelo de melhor campanha na Liga Sul-Americana ficou com o Mogi, que terminou a fase semifinal na terceira colocação do Grupo F e foi o segundo brasileiro mais bem colocado na competição.
Confira os títulos dos clubes do NBB nas últimas edições dos torneios continentais:
– Liga Sul-Americana
2013 – UniCEUB/Cartão BRB/Brasília – Campeão
2014 – Paschoalotto/Bauru – Campeão
2015 – UniCEUB/Cartão BRB/Brasília – Campeão
– Liga das Américas
2013 – EC Pinheiros – Campeão
2014 – Flamengo – Campeão
2015 – Paschoalotto/Bauru – Campeão
– Copa Intercontinental (Mundial de Clubes)
2013 – EC Pinheiros – Vice-campeão
2014 – Flamengo – Campeão
2015 – Paschoalotto/Bauru – Vice-campeão