HOJE
Noite dedérbi
Por Liga Nacional de Basquete
Rivalidade antiga, velhos conhecidos e confronto direto: saiba tudo sobre o clássico Pinheiros x Paulistano, que será nesta quarta-feira, ao vivo no Twitter
Nesta quarta-feira (07/11), EC Pinheiros e Paulistano/Corpore se enfrentarão pela primeira vez no NBB CAIXA 2018/2019. O dérbi da capital paulista será realizado no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), às 20 horas, com transmissão ao vivo no Twitter do @NBB.
+Tabela de jogos completa do NBB CAIXA
Com campanhas bem parecidas neste início de temporada, o duelo entre os clubes rivais será importantíssimo para ambas as equipes na tabela de classificação por se tratar de um confronto direto entre o quarto e o quinto colocado.
+Tabela de classificação completa do NBB CAIXA
Visualizar esta foto no Instagram.
💪🐯🔴⚪ Já estamos peparados pra batalha! Vamos juntos #FamiliaPaulistano @nbb @twitterbrasil
Após assumir a liderança ao vencer o Flamengo, na última quinta-feira, o time comandado pelo técnico César Guidetti foi até Belo Horizonte enfrentar o Minas, no sábado, e não conseguiu um bom resultado. Com a derrota para o time mineiro, o Pinheiros caiu para a quarta colocação, com campanha de cinco vitórias em sete partidas disputadas (71,4% de aproveitamento).
+Seleção da semana #3 do NBB CAIXA
Enquanto isso, o Paulistano teve uma sequência de dois jogos no Rio de Janeiro e voltou para casa com uma vitória, sobre o Vasco da Gama, e uma derrota, para o Botafogo. Esses resultados deixaram o CAP na quinta posição, com quatro triunfos e duas derrotas (66,7% de aproveitamento).

Roquemore, do Paulistano, Corderro Bennett, do Pinheiros
Histórico geral
O histórico do dérbi paulista no NBB CAIXA é extremamente equilibrado. No total, as equipes se enfrentaram em 23 oportunidades, com vantagem mínima para o Pinheiros, que venceu 12 vezes, contra 11 do Paulistano.
Neste ano, os times já se encontraram por quatro vezes pelo Campeonato Paulista, duas pela primeira fase (com um triunfo para cada) e outras duas na semifinal da competição, em que o CAP conseguiu a vaga na decisão ao vencer o grande rival por 2 a 0, na série melhor de três partidas.
Por se tratarem de dois clubes referência nas categorias de base, a rivalidade entre eles acontece já a algumas décadas, muito por causa dos inúmeros confrontos entre os jovens nesses anos. Na partida desta quarta-feira, alguns atletas que já participaram desses duelos enquanto juvenis estarão em quadra, como Yago, Victão e Dikembe, pelo CAP, e Ruivo, Danilo Sena e Jonatham, pelo Pinheiros.
Reencontros
O dérbi da capital paulista também colocará frente a frente velhos conhecidos dos dois lados. Ao todo, cinco jogadores já vestiram as cores de Pinheiros e Paulistano.
Pela equipe pinheirense, três jogadores se enquadram neste perfil: o armador norte-americano Kenny Dawkins, o pivô Renato Carbonari e o ala Betinho.
Kenny Dawkins, um dos destaques do Pinheiros na atual temporada, teve boa passagem no clube rival. Ao todo foram três anos com a camisa do CAP (2013 a 2016), com médias de 12,9 pontos, 3,2 rebotes, 3,5 assistências, além de ter feito parte do elenco que foi vice-campeão do NBB CAIXA 2013/2014.

Agora no Pinheiros, Dawkins atuou por três temporadas com a camisa do Paulistano (Divulgação/LNB)
Outro que também esteve ao lado de Dawkins no vice-campeonato do Paulistano foi o pivô Renato Carbonari. O experiente jogador construiu boa parte de sua história no NBB CAIXA justamente com as cores do time que hoje é o seu maior rival. Foram cinco temporadas com as cores do alvirrubro (2011 a 2015 e 2016/2017), e dois vice-campeonatos do NBB CAIXA.

Renato Carbonari chegou a duas finais do NBB CAIXA quando atuava pelo Paulistano (Divulgação/LNB)
Além deles, outro que passou pelo Paulistano foi o ala Betinho. O ala do Pinheiros atuou com a camisa do CAP por três temporadas (2009 a 2012), e conseguiu média de 14,0 pontos em 85 jogos.
Já pelo Paulistano, dois jogadores também estão na mesma situação, caso do armador Georginho e do ala/pivô Renan Lenz.
Formado no Pinheiros, Georginho atuou na equipe entre 2013 e 2015. Foram três temporadas na LDB, com direito a título na edição de 2015, além de somar alguns minutos ao longo dos três anos em que esteve entre a base e o time principal. Ao todo, foram 38 jogos com o time do Jardim Europa no NBB CAIXA e 82 pontos marcados.

Georginho começou sua carreira profissional no Pinheiros (Divulgação/LNB)
O ala/pivô Renan Lenz também já sentiu a sensação de estar do outro lado do confronto. Com passagens entre 2015 e 2017 no Pinheiros, o ala/pivô anotou médias de 9,5 pontos e 4,1 rebotes em 78 jogos.
“Minha passagem pelo Pinheiros foi muito marcante na minha carreira. Evolui muito por lá e só tenho a agradecer por tudo. Agora estou aqui no Paulistano, preparado para dar o meu máximo hoje e conseguir vencer este dérbi”, disse o ala/pivô Renan Lenz, que tem médias de 8,5 pontos e 4,2 rebotes na atual temporada pelo CAP.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca