#JOGAJUNTO

Nova força

19-05-2016 | 07:50
Por Liga Nacional de Basquete

Dono de um estilo diferente de outros armadores, Rafa Luz comemora vaga na Final logo em seu 1º ano no Flamengo: “quero dar a alegria que essa torcida merece”

Rafa Luz, do Flamengo, e Larry, do Mogi

Rafa Luz conduziu o Flamengo à Final do NBB CAIXA logo em sua estreia nas quadras brasileiras como profissional (João Pires/LNB)

Em grande parte dos casos o armador é o motor, o cérebro, a cabeça pensante de um time de basquete. No atual tricampeão Flamengo, o responsável por essa importante função é Rafa Luz, que guiou o clube carioca à Final do NBB CAIXA logo em sua primeira temporada como profissional no basquete brasileiro.

Aos 24 anos, Rafael Freire Luz faz sua estreia nas quadras brasileiras depois de aproximadamente oito anos atuando na Espanha. Neste período, acumulou convocações para a Seleção Brasileira, com direito a presença no Pré-Olímpico de Mar del Plata (2011), em que o Brasil cravou sua volta às Olimpíadas após 16 anos de jejum, e no ouro Pan-Americano de Toronto em 2015.

+Clique aqui e confira dados históricos, recordes e curiosidades sobre as Finais do NBB CAIXA

Com boa experiência internacional na bagagem, o jogador, nascido em Araçatuba (SP), chegou ao Flamengo com a responsabilidade de armar o atual tricampeão nacional e guiá-lo à maior quantidade de títulos possível, tendo em vista que na última o clube da Gávea conquistou os títulos do NBB CAIXA, da Liga das Américas e do Mundial de Clubes.

“Quando vim para o Flamengo vim com o intuito de ganhar todos os títulos. Claro que gostaríamos de ganhar todos, mas infelizmente tropeçamos na Liga das Américas e agora nos resta o NBB CAIXA. Temos que ir com tudo em busca desse título. Quero terminar o ano vencendo e dando alegria para essa torcida que tanto merece”, disse Rafa Luz.

Rafa Luz, do Flamengo

Força, intensidade e muita defesa são algumas das características de Rafa Luz, armador do finalista Flamengo (Gilvan de Souza/Flamengo)

Mas Rafa Luz não é um armador como os outros. Dono de um estilo de jogo diferente, o camisa 5 do Mengão tem como principal características a intensidade, força física, muita defesa e energia. No ataque, não possui um volume muito alto, mas faz o time jogar, tanto que é o líder em assistências do Flamengo na temporada, com 4,2 por partida.

Por não ter característica de pontuador nato, ser mais cadenciador e possuir um estilo de jogo diferente, Rafa sofreu algumas cobranças de sua torcida, que estava acostumada com a armação do talentosíssimo Nico Laprovittola, MVP da Final do último NBB CAIXA, dono de um vasto arsenal de recursos e mais pontuador em relação ao atual dono da posição.

+Saiba mais: Flamengo amplia invencibilidade nos playoffs e chega à sua 4ª Final seguida

“Encaro as cobranças de uma maneira natural. Quem saiu daqui saiu com uma moral muito grande, ganhou muita coisa pelo clube e individualmente também. Sabia que a cobrança existiria, mas não vou mudar meu estilo de jogo. Meu jogo sempre foi esse, sempre tento ajudar o time de uma maneira diferente da dos outros armadores”, contou Rafa Luz, que tem média de 6,6 pontos por jogo.

“Até certo ponto estou feliz com o que venho fazendo. Se chegamos à Final jogando de um jeito, não tem porque mudar agora. Vou continuar transmitindo minha energia, tentando fazer o time jogar bem. E se isso acontecer como aconteceu no último jogo contra Mogi serei o cara mais feliz do mundo, muito mais do que fazer 30 pontos e dar 25 assistências”, completou.

Rafa Luz e Olivinha, do Flamengo

Sem a sombra de Laprovittola, Rafa Luz tentará dar mais um título do NBB CAIXA ao Flamengo (Gilvan de Souza/Flamengo)

Com cobranças ou não, o que não falta é motivação e vontade de ser campeão. A partir deste sábado (21/05), Rafa Luz e o Flamengo darão início à série da Final contra o Paschoalotto/Bauru, no Ginásio Neusa Galetti, em Marília (SP), às 18 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo para todo o país através dos canais SporTV.

“Será uma Final equilibradíssima. Todos os jogos com Bauru foram assim. Eles também têm muita vontade de vencer, investiram muito para isso e com certeza a série será duríssima. Mas temos que fazer o nosso papel. Somos um time a ser batido e temos que aceitar esse rótulo que temos e ir pra cima. Não vamos recuar e vamos lutar até o fim por esse título”, finalizou Rafa Luz.

+Clique aqui e saiba como garantir seu ingresso para o Jogo 1 da Final entre Bauru e Flamengo

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.

Confira o calendário da Final do NBB CAIXA 2015/2016:

– (1º) Flamengo x Paschoalotto/Bauru (2º)

Jogo 1 – 21/05 (sábado), às 14h10, no Ginásio Neusa Galetti, em Marília (SP) – ao vivo na RedeTV! e SporTV
Jogo 2 – 26/05 (quinta-feira), às 17 horas, na Arena Olímpica, no Rio de Janeiro (RJ) – ao vivo na RedeTV! e SporTV
Jogo 3 – 28/05 (sábado), às 14h10, na Arena Olímpica, no Rio de Janeiro (RJ) – ao vivo na RedeTV! e SporTV
Jogo 4* – 04//06 (sábado), às 14h10, no Ginásio Neusa Galetti, em Marília (SP) – ao vivo na RedeTV! e SporTV
Jogo 5* – 11/06 (sábado), às 14h10, na Arena Olímpica, no Rio de Janeiro (RJ) – ao vivo na RedeTV! e SporTV

*Se necessário