#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Nova safra

07-08-2017 | 06:45
Por Liga Nacional de Basquete

Potência no basquete de base, Paulistano apresenta caras novas no Nike Elite NBB Camp: Beto Fagundes, Raphael Barros e Vinícius Lúcio

Uma das maiores potências do basquete de base e especialista em formação de atletas, o Paulistano/Corpore apresentou, no 1º Nike Elite NBB Camp, uma nova safra de garotos cheios de potencial. São eles o armador Beto Fagundes e o ala Raphael Barros, ambos de 17 anos, e o impressionante pivô Vinícius Lúcio, de 16 anos.

Os três garotos, junto do armador Yago Matheus, de 18 anos, representaram as cores alvirrubras no inédito camp organizado por Nike e LNB, que inclusive foi realizado na quadra do Ginásio Antonio Prado Jr, nos dias 27 e 28 de julho.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.

Beto Fagundes – 17 anos

Armador Beto Fagundes foi campeão paulista nos últimos 6 anos (Caio Casagrande/LNB)

Roberto da Rocha Fagundes Filho, o Beto, tem “estrela” de campeão. Nascido em Guarulhos (SP), o armador iniciou sua trajetória no basquete aos cinco anos de idade e atuou por clubes de sua cidade natal até os 12 anos. Aos 13, se transferiu para o Círculo Militar. Depois, ficou dois anos no Barueri (2014 e 2015) até chegar no Paulistano em 2016.

Curiosamente, Beto foi campeão Paulista em todos os anos desde 2013 e está em busca de mais uma conquista no Estadual Sub-17 que está em andamento. Com média de 9,7 pontos, é um dos destaques da equipe na competição. No Nike Elite NBB Camp, o garoto fez parte do Time Fúlvio e se mostrou lisonjeado com a oportunidade que ganhou.

“Me senti muito privilegiado por participar do primeiro Nike Elite NBB Camp. Você pega experiência de jogadores que são os melhores no NBB hoje em dia. As experiências e dicas que pegamos aqui podemos levar para a vida toda. É uma oportunidade única, ter caras como eles falando coisas que agregarão muito ao nosso jogo. Foi realmente muito bom e só tenho a agradecer”, disse Beto.

+Saiba mais: Fúlvio destaca oportunidade inédita de treinar os armadores no Nike Elite NBB Camp

Para a temporada 2017/2018, Beto tem boas chances de aparecer na lista do técnico Gustavo De Conti no adulto. Por isso, o garoto espera usar a experiência adquirida nos dois dias do Nike Elite NBB Camp como trunfo na busca por seu lugar no elenco principal.

“Tudo que vou começar a passar agora eles já passaram um dia. Foi ótimo eles passarem as vivências deles para a gente, contar como foi a caminhada deles, de contar as oportunidades que abriram mão, as que agarraram… Isso com certeza vai me ajudar na minha carreira. Espero que esse ano eu consiga agarrar as oportunidades que vierem para mim no adulto”, concluiu o armador do Sub-17 do Paulistano.

Raphael Barros – 17 anos

Raphael Barros foi treinado por Shamell no grupo dos alas (Caio Casagrande/LNB)

Já Raphael Barros, também de 17 anos, é um ala forte e dono de ótimo potencial físico. Natural de Sorocaba (SP), o jogador deu seus primeiros passos no basquete aos sete anos, ainda em sua cidade natal. Somente aos 14 anos foi para o Paulistano e está no clube desde então.

Sobre a oportunidade de estar entre os melhores no Nike Elite NBB Camp, Raphael citou seu “professor” Shamell, que comandou o grupo dos alas nos dois dias de treinamentos, como referência no jogo.

“Gostei muito da experiência e me senti privilegiado por ter sido chamado para esse primeiro Nike Elite NBB Camp. Aprimorei algumas coisas no meu jogo e trabalhei com o Shamell, que é um jogador que admiro muito, gosto muito do jogo dele. Fiquei muito honrado com essa experiência”, disse Raphael, que também tem chances de integrar o elenco adulto do Paulistano.

+Saiba mais: Shamell elogia grupo de alas que treinou no Nike Elite NBB Camp

Mais do que ensinamentos dentro de quadra, Raphael valorizou a troca de ideias e experiências com os atletas mais experientes – um dos grandes atrativos para os garotos presentes no camp. Para ele, a sensação vivida foi como uma ‘esponja’.

“O camp foi muito importante pelo fato de trabalhar com atletas mais experientes. Eles nos mostraram como chegaram onde estão. Me senti como uma esponja aqui, pois consegui absorver novas ideias e conceitos passados por os mais consagrados. Foi uma experiência muito importante para eu brigar pelo meu espaço no adulto”, declarou Raphael, que tem média de 8,1 pontos no Estadual de sua categoria.

Vinícius Lúcio – 16 anos

Com potencial físico assombroso, Vinícius Lúcio é uma das grandes promessas do Paulistano (Caio Casagrande/LNB)

E por fim, Vinícius Lúcio. Presente no time dos pivôs, comandado pelo consagrado Murilo Becker, o garoto de 16 anos chamou a atenção antes mesmo de entrar em quadra, devido ao seu tamanho e medidas impressionantes: 2,12m de altura e 2,18m de envergadura. Um dos mais novos do Nike Elite NBB Camp, o gigante mostrou gratidão pela oportunidade inédita em sua vida.

“A iniciativa do camp foi muito boa. Foi o primeiro a ser realizado e foi um sucesso. Estou muito feliz com a oportunidade que tive. Peguei muita experiência e agreguei ao meu jogo fundamentos que eu ainda não tinha. Só tenho a agradecer pela oportunidade”, comentou Vinícius.

+Saiba mais: Murilo Becker destaca lições passadas a jovens pivôs no Nike Elite NBB Camp

Nascido em Campinas (SP), Vinícius deu início à sua trajetória no basquete aos 12 anos, no Regatas de Campinas. O jogador chegou ao Paulistano aos 14 anos e vem evoluindo seu jogo cada dia mais. Conversas, dicas e conselhos são coisas comuns para Vinícius, que é irmão do pivô Victor André, o “Victão”, de 20 anos, da equipe adulta do Paulistano.

No entanto, no Nike Elite NBB Camp, o papo foi com atletas ainda mais experientes e consagrados, o que agradou, e muito, a nova joia do clube alvirrubro. “Como eles são mais experientes, já passaram por tudo que vou passar agora. Quando eram jovens, enfrentaram caras mais velhos também. Eles passaram muita coisa boa para a gente, aprendi bastante, agora posso usar nos treinos e nos jogos para seguir buscando meu espaço no adulto”, finalizou Vinícius, dono da média de 6,4 pontos no Estadual Sub-17.