HOJE
Novo começo
Por Liga Nacional de Basquete
Vindo da melhor atuação na carreira, Gustavo Basílio exalta união do elenco do Vasco e prevê nova “guerra” em duelo direto contra Caxias

Em meio aos desfalques, Gustavo agarrou a oportunidade e teve atuação expressiva na vitória sobre o Joinville (Thiago Moreira/Vasco.com.br)
Cair, levantar, virar a página e trabalhar. As quedas em 2017 não foram capazes de abalar o Vasco da Gama, que começou o novo ano da melhor maneira possível. Depois de fechar o ano anterior com duas derrotas seguidas, a equipe do técnico André Barbosa “lavou a alma” em seu primeiro compromisso de 2018 e conquistou uma expressiva vitória sobre o Joinville/AABJ, fora de casa, por largos 94 a 74.
O triunfo aconteceu mesmo com as ausências de quatro peças de tamanho destaque no elenco: Nezinho, Fúlvio, Gui Deodato e David Jackson. Diante deste cenário, o Gigante da Colina viu um coadjuvante agarrar a oportunidade, roubar a cena e se firmar como um dos novos protagonistas da equipe. Trata-se do ala Gustavo Basílio, de 26 anos.
+Confira estatísticas, fotos e a matéria completa da vitória do Vasco sobre o Joinville
Um dos reforços do Vasco para a nova temporada, o jogador vindo do Pinheiros começou a partida entre os titulares e não só deu conta do recado como teve a melhor atuação individual de sua carreira no NBB CAIXA. Em 33 minutos de ação, foram 17 pontos (7/9 nos arremessos de quadra), cinco assistências e quatro rebotes, números que fizeram dele o atleta mais eficiente da partida, com 24 de valorização.
“Tivemos um confronto muito duro contra o Joinville. Felizmente pude aparecer bem, ajudar o time e assim conseguimos sair com a vitória. Temos muito a crescer ainda, ainda tem jogadores importante para voltar. Precisamos manter a regularidade no campeonato para seguirmos melhorando em quadra e na tabela”, disse Gustavo, em entrevista ao site oficial do Vasco da Gama.

“Precisamos manter a regularidade no campeonato para crescer em quadra e na tabela”, analisou Gustavo (Paulo Fernandes/Vasco.com.br)
Com o resultado diante do Joinville, o Vasco permaneceu na 11ª colocação, mas se aproximou de seus adversários diretos Solar Cearense e Universo/Vitória. O próximo compromisso será diante de uma equipe que também está na mira do clube de São Januário: o Banrisul/Caxias do Sul Basquete, oitavo colocado, no “xará” Ginásio Vasco da Gama, na serra gaúcha, às 20h05.
Se vencer em solo gaúcho, os comandados do técnico André Barbosa poderão assumir a 10ª colocação e de quebra reduzirão a distância para o clube gaúcho na classificação para apenas uma vitória. O Caxias venceu quatro dos seis jogos que fez diante de sua torcida, com direito a triunfo sobre o atual campeão Bauru e sobre o líder Mogi.
+Confira a classificação completa da temporada 2017/2018 do NBB CAIXA
“O Caxias é uma equipe bastante forte, que vem fazendo uma ótima campanha, principalmente em casa, onde tem o apoio do torcedor. Temos que ter tranquilidade para levar o jogo e, principalmente, inteligência para jogar. Não tenho dúvidas de que será mais uma guerra que devemos superar neste campeonato”, finalizou Gustavo.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca