#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Os objetivos deCAP e BAURU

20-03-2019 | 06:36
Por Liga Nacional de Basquete

Retorno ao G-4 e o sonho do mando de quadra: veja o que Paulistano e Bauru almejam antes do confronto desta quinta-feira

Paulistano e Bauru farão confronto crucial para as respectivas pretensões no NBB CAIXA (Victor Lira/Bauru Basket)

A fase de classificação está chegando ao fim, e todas as equipes entram em quadra com papel e caneta na mão. Com Paulistano/Corpore e Sendi/Bauru Basket não será diferente.

As duas equipes, que fizeram a Final do NBB CAIXA 2016/2017, se enfrentarão na noite desta quinta-feira (21/03) com objetivos distintos, mas precisando vencer de qualquer maneira para alcança-los. O duelo será no Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo, às 19h30.

O Paulistano caiu para a quinta colocação depois de perder para o Sesi Franca e precisa de uma vitória sobre Bauru para seguir colado no G-4, onde agora está o Mogi das Cruzes/Helbor, quarto colocado.

+Tabela de classificação completa do NBB CAIXA 2018/2019

Já o Dragão está na nona posição, mas um triunfo sobre o CAP fará a equipe subir duas posições e chegar ao sétimo lugar, onde o mando de quadra está garantido na série melhor de três nas oitavas de final.

Vamos entender melhor a situação de cada um?

Paulistano: tudo pelo G-4

Quinto colocado, o Paulistano tem campanha de 15 vitórias e oito derrotas (65,2% de aproveitamento), enquanto os mogianos, que estão em quarto, possuem 16 triunfos e oito resultados negativos (66,6% de aproveitamento).

Mesmo com uma vitória sobre o Bauru, o CAP ainda não recuperará o quarto lugar, pois tem desvantagem no empate com o Mogi. No entanto, a equipe alvirrubra ficará na torcida por uma derrota do rival para o líder Sesi Franca, no sábado (22/03), no Pedrocão, às 14 horas, ao vivo na Band.

+Aperte o play e confira o Top 10 Jogadas da Semana #19 do NBB CAIXA

Caso isso aconteça, o Paulistano assumirá a quarta colocação e passará a depender somente de si mesmo para permanecer no G-4 até o final da fase de classificação.

Porém, caso o Mogi vença Franca no sábado, o atual campeão do NBB CAIXA dependerá de uma derrota mogiana para o Bauru na rodada final para terminar em quarto – se vencer Botafogo e São José nos dois últimos jogos, é claro.

Paulistano, que vem de derrota para Franca, precisa vencer seus 3 jogos restantes e ainda torcer por pelo menos uma derrota do Mogi para terminar no G-4 (Wilian Oliveira/CAP)

Depois de enfrentar o Bauru, o Paulistano ainda enfrentará Botafogo em casa (domingo 24/03) e São José Basketball fora de casa (terça-feira 26/03) na fase de classificação.

Já o Mogi, após medir forças com o Franca no sábado, fechará sua participação na primeira fase enfrentando o Bauru, fora de casa, no Ginásio Panela de Pressão, também na terça-feira (26/03).

Bauru: em busca do G-8

Enquanto o Paulistano luta para ir direto às quartas de final, o Bauru está na briga pelo mando de quadra nas oitavas.

O Dragão atualmente é o nono colocado, com campanha de nove vitórias e 15 derrotas. Caso vença o CAP nesta quinta-feira, a equipe subirá duas posições e assumirá o sétimo lugar.

Isso porque um triunfo sobre o Paulistano deixaria o Bauru com a mesma campanha de Corinthians (7º) e Life Fitness/Minas (8º), mas a equipe do interior paulista ultrapassaria os dois rivais devido à vantagem no confronto direto.

Bauru, que vem de vitória sobre São José, pode sonhar até com o 6º lugar, mas para isso precisará vencer seus 3 jogos restantes (Arthur Marega/São José Basketball)

O time bauruense poderá terminar a fase de classificação até mesmo na sexta colocação, o que acontecerá caso a equipe vença seus três jogos que restam, contra Paulistano, Joinville e Mogi, e o Botafogo, atual sexto colocado, perca os duelos contra Paulistano e Corinthians.

Já em caso de derrota para o Paulistano nesta quinta-feira, o Bauru permanecerá em nono, mas verá suas chances de terminar no G-8 ficarem menores. Neste caso, a equipe do técnico Demétrius Ferracciú teria que vencer os seus jogos restantes e ainda torcer por tropeços de Corinthians e Minas.

Após visitar o Paulistano, o Bauru fechará sua participação na fase de classificação do NBB CAIXA enfrentando Joinville/AABJ (domingo 24/03) e Mogi das Cruzes/Helbor (terça-feira 26/03), ambos em casa.

Palavra dos técnicos

Régis Marrelli (Paulistano/Corpore): “É reta final de fase de classificação e cada vitória pode mudar completamente o rumo das equipes. Temos como meta ficar no G-4, até por conta do Final Four da Liga das Américas, que acontecerá exatamente no período das oitavas. Mas para isso precisamos dos resultados em quadra. Precisamos de três vitórias nos últimos três jogos. Sabemos que não será fácil, mas para isso precisamos marcar bem, esse é o objetivo. Bauru é uma grande equipe, com muita qualidade individual, que tem evoluído muito seu jogo. Sabemos que se não tivermos força na defesa não conseguiremos o que queremos”.

Demétrius Ferracciú (Sendi/Bauru Basket): “Tivemos alguns momentos ruins no campeonato, mas agora a equipe está mais confiante e conseguindo aplicar o que fazemos nos treinos dentro de quadra. Isso é muito importante para o grupo. Claro que o Paulistano é um adversário sempre complicado, tem um time rápido, mas é nosso último jogo fora de casa nessa fase e queremos subir ainda mais na tabela”.

Próximos jogos de Paulistano e Bauru:

Quinta-feira (21/03)

19h30 – Paulistano/Corpore x Sendi/Bauru Basket

Domingo (24/03)

11h – Paulistano/Corpore x Botafogo – ao vivo no Facebook do NBB
11h – Sendi/Bauru Basket x Joinville/AABJ

Terça-feira (26/03)

20h – São José Basketball x Paulistano/Corpore
20h – Sendi/Bauru Basket x Mogi das Cruzes/Helbor

+Tabela de jogos completa do NBB CAIXA 2018/2019

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios da Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.