#JOGAJUNTO

NBB Caixa

O quevai mudar?

25-04-2019 | 05:25
Por Liga Nacional de Basquete

Após levar virada na série, técnico Léo Figueiró aponta ajustes no Botafogo para duelo decisivo contra Pinheiros

O início das quartas de final foi empolgante para o Botafogo (6°). Com uma bela vitória no Jogo 1 sobre o EC Pinheiros (3°), a equipe consolidou seu bom momento e foi para São Paulo bem confiante. Mas, nos dois jogos seguintes, como visitante, a história foi diferente.

Em casa, o time pinheirense conseguiu impor seu ritmo de jogo nas duas partidas e virou a série para 2 a 1. Os resultados colocaram uma pressão ainda maior no Glorioso, que precisa vencer a qualquer custo para seguir vivo no NBB CAIXA.

O Jogo 4 entre Botafogo e Pinheiros acontecerá neste sábado (27/04), no Ginásio Oscar Zelaya, no Rio de Janeiro (RJ), às 14 horas, com transmissão ao vivo na Band.

“Depois da primeira vitória, aqui no Rio de Janeiro, a gente sabia que o Pinheiros, jogando em casa, ia impor o ritmo defensivo deles, com um jogo muito mais físico. Teríamos que ser muito mais envolventes, o que não conseguimos fazer e acabamos facilitando as ações deles”, avaliou o treinador do Botafogo.

Para Léo Figueiró, a equipe carioca precisará mudar alguns pontos de seu jogo nos dois lados da quadra para conseguir adiar a decisão para Jogo 5.

“Temos que voltar a defender melhor, tomamos muitos pontos. Nosso ataque precisa ser mais envolvente e criterioso, pois nas últimas duas partidas tivemos escolhas bem ruins. Deixamos de ver aqueles que estavam melhores posicionados e centralizamos muito o jogo, o que não nos ajudou. Então, esperamos ser mais envolventes do que fomos lá, controlar mais o ritmo do jogo e ter uma defesa que reduza os espaços deles”, disse Léo.

Léo Figueiró espera um ataque mais envolvente de seu time para conseguir empatar a série no Jogo 4 (Luiz Pires/Fotojump)

A forte marcação nos Jogos 2 e 3 foi determinante para os triunfos do Pinheiros. Segunda melhor defesa da competição (75,4 pontos sofridos por jogo), a equipe pinheirense limitou a produção ofensiva do Botafogo para 58 e 64 pontos, respectivamente, números bem inferiores à media do time na fase de classificação, que é de 75,2 por jogo.

+Ranking de defesas do NBB CAIXA 2018/2019

O comandante do Glorioso destacou o bom trabalho feito pelo sistema defensivo do adversário desde o início da competição. Segundo ele, o segredo para o ataque de seu time ser mais produtivo passa por um maior envolvimento dos jogadores.

“O Pinheiros marcou bem durante a temporada inteira, já sabíamos disso. Quanto mais a gente centralizar o jogo contra uma defesa forte e bem postada, mais as coisas ficam difíceis. Temos que cobrar dos jogadores que eles sejam mais envolventes, que a bola gire mais e com bloqueios melhores. Acho que assim nossa produção ofensiva será melhor”, completou o treinador.

O Glorioso não perdeu nenhuma partida no Ginásio Oscar Zelaya durante os playoffs da competição (Vitor Silva/SS Press/BFR)

Pressionado para vencer o Jogo 4, o Botafogo terá o fator casa como ponto positivo. Nos playoffs, a equipe disputou duas partidas no Ginásio Oscar Zelaya e saiu vitoriosa nas duas oportunidades – Jogo 2 contra o São José e Jogo 1 contra o Pinheiros.

Para Léo Figueiró, jogar em casa é extremamente importante, principalmente em uma partida tão decisiva como essa.

“Chegar em um momento desses, em uma partida decisiva, é muito importante estar em casa, diante da sua torcida, no local que você treina todos os dias. A torcida com certeza vai comparecer, é tudo ou nada. Precisamos vencer, então contamos com o ginásio lotado, com o apoio da torcida, para continuarmos vivos no NBB e poder ir para São Paulo no Jogo 5”, finalizou Léo Figueiró.

+Desvantagem? Veja as 5 maiores viradas da história dos playoffs do NBB CAIXA

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios da Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.