HOJE
Os invictos
Por Liga Nacional de Basquete
Basquete Cearense e Brasília vencem seus últimos compromissos e fecham 1ª etapa da LDB com 100% de aproveitamento; confira resultados da sede Curitiba (PR)

Basquete Cearense e Brasília superaram Joinville e Círculo Militar do Paraná, respectivamente, e mantiveram a invencibilidade na LDB 2014 (Marcelo Elias/LNB)
A primeira etapa da LDB 2014 chegou ao fim, e Basquete Cearense e UniCEUB/BRB/Brasília não sabem o que é perder. Neste domingo, as duas equipes fecharam suas participações na parte inicial do maior campeonato de base do país, no Ginásio Palácio de Cristal, em Curitiba (PR), com resultados positivos, e assim como o Pinheiros/SKY fecharam a parte inicial de jogos da competição invictas.
No primeiro jogo do dia, os nordestinos não encontraram dificuldades, dominaram a AABJ/Joinville do início ao fim e levaram a melhor, pelo placar de 81 a 44. O esquadrão de Fortaleza fechou a primeira etapa com seis vitórias nas seis partidas que disputou.
Para sair de quadra com o triunfo, a equipe cearense contou com grande atuação do pivô Luis Enrique, que deixou a quadra com 19 pontos em 22 tentados (86,4% de aproveitamento), com direito a 8/9 nas bolas de 2 pontos (88,9% de aproveitamento) e 3/4 nos lances livres (75% de aproveitamento).
+Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida entre Basquete Cearense e Joinville
Além do camisa 94, o Basquete Cearense teve no ala/pivô Sualisson, com 13 pontos e cinco rebotes, e no ala Victor Gusmão, autor de 12 pontos, cinco rebotes e quatro assistências, outras figuras importantes em quadra. Do lado catarinense, o destaque ficou por conta do ala Reinaldo Júnior, responsável por 19 pontos.
Já no último confronto da primeira etapa da LDB 2014, o Brasília superou o anfitrião Basquete Curitiba/Círculo Militar do Paraná (PR), em partida disputada do início ao fim, pelo placar de 70 a 63, o que representou o sexto triunfo dos candangos em seis partidas disputadas na competição nacional Sub-22 (100% de aproveitamento).
Os destaques da agremiação candanga ficaram por conta do pivô Lucas, que marcou 20 pontos, e do ala Gustavo Scaglia, autor de 14 pontos, sete rebotes e quatro rebotes e quatro roubos de bola. Pelo lado dos paranaenses, quem brilhou foi o pivô Borra, que beirou um duplo-duplo ao anotar 22 pontos e nove rebotes.

Sport acumulou campanha de cinco vitórias e uma derrota na primeira etapa da LDB 2014 (Marcelo Elias/LNB)
Quem também encerrou sua trajetória na primeira etapa da LDB 2014 com sorriso no rosto foi o Sport Club do Recife, que conquistou uma expressiva vitória sobre o atual vice-campeão Minas Tênis Clube, pelo placar de 88 a 63. A equipe da capital pernambucana terminou com campanha de cinco triunfos e uma derrota (83,3% de aproveitamento).
Com destaque para a atuação do armador Victor Correia, responsável por 21 pontos, quatro rebotes, oito assistências e três roubos de bola, número que culminaram em 28 de eficiência. Também com 21 pontos, o ala Chandler desencantou na competição e construiu seu grande desempenho através do belo aproveitamento nas bolas de 3 pontos (5/6 – 83,3%).
Outros que se sobressaíram pelo esquadrão pernambucano foram o ala/armador argentino Matias Bernardini, que deixou a quadra com 14 pontos, e o ala Luizinho, autor de dez pontos, quatro rebotes e cinco passes decisivos.
Pelo lado do Minas, que encerrou a primeira etapa da LDB 2014 com campanha de três resultados positivos e três reveses (50% de aproveitamento), o maior pontuador foi o ala/pivô Rafael Oliveira, com 14 pontos, seguido pelo ala/armador Fernando Salsamendi, autor de 11 tentos.
+Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida entre Sport e Minas
Com a mesma campanha do Sport está o Unitri/Praia Clube (MG), que após perder sua primeira partida da LDB 2014 para o rival regional Minas, emplacou uma sequência de cinco vitórias seguidas e conquistou sua última neste domingo, sobre o Grêmio Náutico União (RS), pelo placar de 74 a 64.
Com 14 pontos, o destaque do duelo ficou por conta do ala uberlandense Luiz Cláudio, além da dupla de garrafão formada pelo pivô Gustavão e pelo ala/pivô Dida, responsáveis por 13 e 12 pontos, respectivamente. Os cestinhas da partida, por outro lado, vieram do time gaúcho: o ala Lucas Kalikoski, o “Gêmeo”, autor de 20 pontos, e o armador Gigio, com 16.
+Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida entre Uberlândia e União

Um dos caçulas da LDB, Anápolis encerrou a primeira etapa com duas vitórias na conta (Marcelo Elias/LNB)
Brigando na parte de baixo da tabela de classificação, a Associação de Basquete de Anápolis (GO) conquistou sua segunda vitória na LDB 2014 ao bater o Tittas/SEST/SENAT (PR), com tranquilidade, por 83 a 54. A equipe goiana terminou a primeira etapa com campanha de duas vitórias em seis jogos (33,3% de aproveitamento).
Para sair de quadra com o triunfo, o time da cidade de Anápolis (GO) contou com grande desempenho do pivô Joel, que deixou a quadra com um expressivo duplo-duplo de 24 pontos e 13 rebotes, número que geraram 30 de eficiência.
+Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida entre Anápolis e Tittas
Ao lado de Joel, os anapolinos também tiveram no ala/pivô Matheus Pompolini, autor de 14 pontos e nove rebotes, e no ala/armador Ivo, responsável por 12 pontos, seis rebotes, quatro assistências e três roubos de bola, outras figuras importantes no êxito.
Já os paranaenses, que encerraram sua participação na primeira etapa da LDB sem nenhuma vitória, foram liderados pelo ala/armador Lucas Sawaf, autor de um duplo-duplo de 17 pontos e dez rebotes, além do ala/pivô Henrique Lubas, que marcou 11 pontos e roubou seis bolas – curiosamente, os dois atuaram no Círculo Militar do Paraná, clube sede desta etapa, na última LDB.
Uma das surpresas desta LDB, o Clube Náutico Capibaribe (PE) confirmou sua boa fase no maior campeonato de base do basquete brasileiro e fechou sua participação na primeira fase com bela vitória sobre o Blumenau (SC), pelo placar de 90 a 58.
Agora, os pernambucanos estão com quatro triunfos em seis jogos (66,6% de aproveitamento) e empatados com Franca, Mogi das Cruzes e Limeira na sétima colocação geral. Lembrando que, de acordo com o regulamento, os oito melhores da fase de classificação avançam à fase semifinal da LDB 2014, que será dividida em dois quadrangulares, sendo que os dois primeiros de cada avançam à semi, que assim como a final, será disputada em jogo único.

Lanterna da última edição, Náutico encerrou primeira fase na briga pelas primeiras colocações da LDB 2014 (Marcelo Elias/LNB)
Os comandados da técnica Mônica dos Anjos tiveram como principais destaques no triunfo sobre os catarinenses o ala/pivô Pezão, autor de 22 pontos e seis rebotes, seguido pelo ala armador Gegê, com 15 pontos, sete rebotes e seis assistências, e pelo ala/armador Bolado, autor de um duplo-duplo de 11 pontos e 11 rebotes.
+Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida entre Náutico e Blumenau
Outros que se sobressaíram pelo Náutico foram o ala Pinguela, que deixou a quadra com 13 pontos, e Vini, com dez. Já a equipe comandada pelo ex-jogador argentino Facundo Sucatzky, que acumulou uma vitória em seis jogos na primeira fase da LDB (16,6% de aproveitamento), os maiores pontuadores foram Rafa e Portilho, ambos com 18 pontos.
Confira os resultados da última rodada da sede Curitiba da LDB 2014:
– Domingo (02/11)
AABJ/Joinville (SC) 44 x 81 Basquete Cearense (CE)
Minas Tênis Clube (MG) 63 x 88 Sport Club do Recife (PE)
Grêmio Náutico União (RS) 64 x 74 Unitri/Praia Clube (MG)
Tittas/SEST/SENAT (PR) 54 x 83 Associação de Basquete de Anápolis (GO)
Blumenau (SC) 58 x 90 Clube Náutico Capibaribe (PE)
Basquete Curitiba/Círculo Militar do Paraná (PR) 67 x 70 UniCEUB/BRB/Brasília
Próxima etapa
Após o final da primeira etapa, a LDB 2014 terá procedência e a segunda etapa da competição tem seu início previsto para o dia 31 de novembro com duração até o dia 06 de dezembro. As sedes ainda serão definidas e anunciadas pelo Departamento Técnico da Liga Nacional de Basquete. Fique ligado.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca