HOJE
Os invictos
Por Liga Nacional de Basquete
Basquete Cearense e Brasília vencem seus últimos compromissos e fecham 1ª etapa da LDB com 100% de aproveitamento; confira resultados da sede Curitiba (PR)
A primeira etapa da LDB 2014 chegou ao fim, e Basquete Cearense e UniCEUB/BRB/Brasília não sabem o que é perder. Neste domingo, as duas equipes fecharam suas participações na parte inicial do maior campeonato de base do país, no Ginásio Palácio de Cristal, em Curitiba (PR), com resultados positivos, e assim como o Pinheiros/SKY fecharam a parte inicial de jogos da competição invictas.
No primeiro jogo do dia, os nordestinos não encontraram dificuldades, dominaram a AABJ/Joinville do início ao fim e levaram a melhor, pelo placar de 81 a 44. O esquadrão de Fortaleza fechou a primeira etapa com seis vitórias nas seis partidas que disputou.
Para sair de quadra com o triunfo, a equipe cearense contou com grande atuação do pivô Luis Enrique, que deixou a quadra com 19 pontos em 22 tentados (86,4% de aproveitamento), com direito a 8/9 nas bolas de 2 pontos (88,9% de aproveitamento) e 3/4 nos lances livres (75% de aproveitamento).
+Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida entre Basquete Cearense e Joinville
Além do camisa 94, o Basquete Cearense teve no ala/pivô Sualisson, com 13 pontos e cinco rebotes, e no ala Victor Gusmão, autor de 12 pontos, cinco rebotes e quatro assistências, outras figuras importantes em quadra. Do lado catarinense, o destaque ficou por conta do ala Reinaldo Júnior, responsável por 19 pontos.
Já no último confronto da primeira etapa da LDB 2014, o Brasília superou o anfitrião Basquete Curitiba/Círculo Militar do Paraná (PR), em partida disputada do início ao fim, pelo placar de 70 a 63, o que representou o sexto triunfo dos candangos em seis partidas disputadas na competição nacional Sub-22 (100% de aproveitamento).
Os destaques da agremiação candanga ficaram por conta do pivô Lucas, que marcou 20 pontos, e do ala Gustavo Scaglia, autor de 14 pontos, sete rebotes e quatro rebotes e quatro roubos de bola. Pelo lado dos paranaenses, quem brilhou foi o pivô Borra, que beirou um duplo-duplo ao anotar 22 pontos e nove rebotes.
Quem também encerrou sua trajetória na primeira etapa da LDB 2014 com sorriso no rosto foi o Sport Club do Recife, que conquistou uma expressiva vitória sobre o atual vice-campeão Minas Tênis Clube, pelo placar de 88 a 63. A equipe da capital pernambucana terminou com campanha de cinco triunfos e uma derrota (83,3% de aproveitamento).
Com destaque para a atuação do armador Victor Correia, responsável por 21 pontos, quatro rebotes, oito assistências e três roubos de bola, número que culminaram em 28 de eficiência. Também com 21 pontos, o ala Chandler desencantou na competição e construiu seu grande desempenho através do belo aproveitamento nas bolas de 3 pontos (5/6 – 83,3%).
Outros que se sobressaíram pelo esquadrão pernambucano foram o ala/armador argentino Matias Bernardini, que deixou a quadra com 14 pontos, e o ala Luizinho, autor de dez pontos, quatro rebotes e cinco passes decisivos.
Pelo lado do Minas, que encerrou a primeira etapa da LDB 2014 com campanha de três resultados positivos e três reveses (50% de aproveitamento), o maior pontuador foi o ala/pivô Rafael Oliveira, com 14 pontos, seguido pelo ala/armador Fernando Salsamendi, autor de 11 tentos.
+Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida entre Sport e Minas
Com a mesma campanha do Sport está o Unitri/Praia Clube (MG), que após perder sua primeira partida da LDB 2014 para o rival regional Minas, emplacou uma sequência de cinco vitórias seguidas e conquistou sua última neste domingo, sobre o Grêmio Náutico União (RS), pelo placar de 74 a 64.
Com 14 pontos, o destaque do duelo ficou por conta do ala uberlandense Luiz Cláudio, além da dupla de garrafão formada pelo pivô Gustavão e pelo ala/pivô Dida, responsáveis por 13 e 12 pontos, respectivamente. Os cestinhas da partida, por outro lado, vieram do time gaúcho: o ala Lucas Kalikoski, o “Gêmeo”, autor de 20 pontos, e o armador Gigio, com 16.
+Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida entre Uberlândia e União
Brigando na parte de baixo da tabela de classificação, a Associação de Basquete de Anápolis (GO) conquistou sua segunda vitória na LDB 2014 ao bater o Tittas/SEST/SENAT (PR), com tranquilidade, por 83 a 54. A equipe goiana terminou a primeira etapa com campanha de duas vitórias em seis jogos (33,3% de aproveitamento).
Para sair de quadra com o triunfo, o time da cidade de Anápolis (GO) contou com grande desempenho do pivô Joel, que deixou a quadra com um expressivo duplo-duplo de 24 pontos e 13 rebotes, número que geraram 30 de eficiência.
+Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida entre Anápolis e Tittas
Ao lado de Joel, os anapolinos também tiveram no ala/pivô Matheus Pompolini, autor de 14 pontos e nove rebotes, e no ala/armador Ivo, responsável por 12 pontos, seis rebotes, quatro assistências e três roubos de bola, outras figuras importantes no êxito.
Já os paranaenses, que encerraram sua participação na primeira etapa da LDB sem nenhuma vitória, foram liderados pelo ala/armador Lucas Sawaf, autor de um duplo-duplo de 17 pontos e dez rebotes, além do ala/pivô Henrique Lubas, que marcou 11 pontos e roubou seis bolas – curiosamente, os dois atuaram no Círculo Militar do Paraná, clube sede desta etapa, na última LDB.
Uma das surpresas desta LDB, o Clube Náutico Capibaribe (PE) confirmou sua boa fase no maior campeonato de base do basquete brasileiro e fechou sua participação na primeira fase com bela vitória sobre o Blumenau (SC), pelo placar de 90 a 58.
Agora, os pernambucanos estão com quatro triunfos em seis jogos (66,6% de aproveitamento) e empatados com Franca, Mogi das Cruzes e Limeira na sétima colocação geral. Lembrando que, de acordo com o regulamento, os oito melhores da fase de classificação avançam à fase semifinal da LDB 2014, que será dividida em dois quadrangulares, sendo que os dois primeiros de cada avançam à semi, que assim como a final, será disputada em jogo único.
Os comandados da técnica Mônica dos Anjos tiveram como principais destaques no triunfo sobre os catarinenses o ala/pivô Pezão, autor de 22 pontos e seis rebotes, seguido pelo ala armador Gegê, com 15 pontos, sete rebotes e seis assistências, e pelo ala/armador Bolado, autor de um duplo-duplo de 11 pontos e 11 rebotes.
+Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida entre Náutico e Blumenau
Outros que se sobressaíram pelo Náutico foram o ala Pinguela, que deixou a quadra com 13 pontos, e Vini, com dez. Já a equipe comandada pelo ex-jogador argentino Facundo Sucatzky, que acumulou uma vitória em seis jogos na primeira fase da LDB (16,6% de aproveitamento), os maiores pontuadores foram Rafa e Portilho, ambos com 18 pontos.
Confira os resultados da última rodada da sede Curitiba da LDB 2014:
– Domingo (02/11)
AABJ/Joinville (SC) 44 x 81 Basquete Cearense (CE)
Minas Tênis Clube (MG) 63 x 88 Sport Club do Recife (PE)
Grêmio Náutico União (RS) 64 x 74 Unitri/Praia Clube (MG)
Tittas/SEST/SENAT (PR) 54 x 83 Associação de Basquete de Anápolis (GO)
Blumenau (SC) 58 x 90 Clube Náutico Capibaribe (PE)
Basquete Curitiba/Círculo Militar do Paraná (PR) 67 x 70 UniCEUB/BRB/Brasília
Próxima etapa
Após o final da primeira etapa, a LDB 2014 terá procedência e a segunda etapa da competição tem seu início previsto para o dia 31 de novembro com duração até o dia 06 de dezembro. As sedes ainda serão definidas e anunciadas pelo Departamento Técnico da Liga Nacional de Basquete. Fique ligado.