#JOGAJUNTO

NBB CAIXA

Os primeiros reforços

06-06-2014 | 11:56
Por Liga Nacional de Basquete

Após renovar com cinco atletas, Franca anuncia contratações do pivô Léo Waszkiewicz, ex-Uberlândia, e do armador Carlos Cobos, que estava no basquete espanhol

Depois de três temporadas no Uberlândia, Léo acerta sua ida para Franca (João Pires/LNB)

Depois de três temporadas no Uberlândia, Léo acerta sua ida para Franca (João Pires/LNB)

O Vivo/Franca segue se mexendo para montar um elenco forte para a próxima temporada. Depois de acertar a renovação de cinco atletas do elenco, a diretoria anunciou suas duas primeiras contratações para a próxima temporada do basquete brasileiro: o pivô Léo Waszkiewicz e o armador Carlos Cobos.

Léo, de 25 anos e 2,11m, é cara conhecida no NBB e defendeu o Unitri/Magazine Luiza nas três últimas edições do campeonato nacional.  Na edição passada da competição, o pivô, nascido em Santo Ângelo (RS), colecionou médias de 6,7 pontos, 4,9 rebotes e 1,2 tocos por jogo, a terceira maior do campeonato, além de uma eficiência de 10 de valorização pontos por partida.

“Para mim é uma honra poder vestir a camisa de um time como Franca. Espero seguir fazendo um bom trabalho assim como fiz em todas as equipes que passei e ganhei títulos. Vou me esforçar e dar o meu máximo sempre com essa camisa”, comemorou Léo.

Léo começou sua carreira no Bira/Lajeado (RS). Depois, passou pelo Pinheiros, em 2007, e pela Espanha, entre 2008 e 2010, onde atuou por três clubes: Grupo Capitol Valladolid, Óbila Club de Basket e Blancos de Rueda Valladolid, onde foi campeão da Leb Oro (Segunda divisão) em 2009 e bicampeão Copa Castilla Leon em 2010.

“Vou trabalhar dia por dia, passo a passo, degrau por degrau. Espero chegar no meu foco que é sempre ajudar a equipe e se possível chegar a uma final. Vou trabalhar por cada companheiro e pelo meu treinador, dentro e fora de quadra. Espero sentir a torcida francana como um sexto jogador em quadra”, completou o novo pivô do Franca.

Em 2012, foi convocado para defender a Seleção Brasileira durante a fase de treinamentos visando à disputa do Campeonato Sul Americano, realizada na Argentina. Mais tarde, também foi escolhido para fazer parte da Seleção Brasileira de Novos.

“Contratamos um pivô jovem, talentoso e muito raçudo, que sempre se doa muito em quadra. Acredito que ele fará um grande trabalho junto com a nossa equipe e jogará junto com a nossa torcida” disse o presidente do Franca, Paulo Nocera.

Por sua vez, Cobos, de 26 anos e 1,93m, atuará pela primeira vez em solo brasileiro e, consequentemente, estreará no NBB. Nascido em São Paulo, o armador se mudou para a Espanha ainda criança e possui dupla cidadania.

Formado no basquete espanhol, Cobos tem dupla nacionalidade (Divulgação)

Formado no basquete espanhol, Cobos tem dupla nacionalidade (Divulgação)

No país europeu construiu sua carreira no tradicional Unicaja Malaga, onde atuou entre os anos de 2001 e 2011, desde a base até o profissional. Depois, o novo reforço francano ainda passou por outros três times espanhóis: CB Granada, Breogan e Club Baloncesto Penãs, seu último clube.

Apesar de ter atuado somente no basquete espanhol, Cobos já defendeu a Seleção Brasileira. Em 2007, o jogador fez parte do elenco verde-amarelo que conquistou o quarto lugar na disputa do Campeonato Mundial Sub-19, na Sérvia, ao lado de nomes como Rafael Mineiro, Paulão Prestes e Betinho. Já em 2010, o atleta foi convocado para os treinamentos visando o Campeonato Sul-Americano, chegou a disputar amistosos preparatórios, mas acabou cortado antes da competição.

Agora, o elenco comandado pelo técnico Lula Ferreira conta com sete jogadores confirmados para as disputas do Campeonato Paulista 2014 e do NBB 2014/2015. Além de Léo Waszkiewicz e Cobos, os jovens Léo Meindl, Lucas Mariano e Antonio Elpídio e os experientes Jhonatan e Juan Pablo Figueroa estão garantidos no plantel francano para a próxima temporada.