HOJE
Os destaquessub-18
Por Liga Nacional de Basquete
Para entrar ainda mais no clima da LDB, conheça os principais destaques da geração Sub-18 do basquete brasileiro
A segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2019 já esta à todo vapor. Por isso, para entrarmos ainda mais no clima da competição, responsável por formar grandes jogadores do basquete nacional, listamos algumas das grandes promessas da geração sub-18 que atuam na principal competição e base do Brasil.
Ficou curioso para saber quem são? Então chega mais e dá uma conferida!
+ Os líderes históricos da LDB
– Gui Carvalho (Minas)
Considerado uma das maiores promessas do basquete brasileiro, o ala/armador Gui Carvalho, do Minas Tênis Clube, vem mostrando na LDB 2019 todo seu potencial.
Com apenas 17 anos, o jogador de 1,97m possui como ponto forte sua versatilidade. Muito técnico e com um porte físico privilegiado, Gui consegue fazer de tudo um pouco dentro de quadra, ofensivamente e defensivamente.

Jovem e habilidoso, Gui Carvalho e um dos principais nomes do Minas na LDB 2019
Em sua segunda LDB, o ala/armador acumula médias de 14,5 pontos, 6,7 rebotes, 2,8 assistências e 1,8 roubadas de bola por partida, totalizando 11,7 de eficiência. Sua melhor atuação até agora foi contra o Praia Clube, em que anotou duplo-duplo de 21 pontos e 14 rebotes.
+ Classificação completa da LDB 2019
– Márcio (Sesi Franca Basquete)
Ser protagonista em uma competição Sub-20 com apenas 16 anos não é algo comum. Isso está acontecendo com o ala/pivô Márcio, do Franca, que em sua segunda LDB já assumiu o papel de um dos líderes do time francano.
Dominante no garrafão dos dois lados da quadra, o jovem de 16 anos conseguiu médias de 17,0 pontos, 8,3 rebotes e 20,3 de eficiência – terceiro colocado em pontos e eficiência. Além disso, anotou duplo-duplo em três das seis partidas disputadas na primeira etapa da competição.

Firme nos dois lados da quadra, Márcio é um dos grandes nomes do Franca
Suas melhores atuações aconteceram nos duelos com o Minas, em que contribuiu com 25 pontos, 12 rebotes e 31 de eficiência, e com o Paulistano, partida em que anotou 23 pontos, sete rebotes e 26 de eficiência.
– Tiago (Minas Tênis Clube)
O Minas está disputando a LDB 2019 com um elenco bem jovem. Os resultados na primeira etapa não foram muito bons, mas alguns talentos individuais conseguiram se destacar, como o ala Tiago Dias, de 18 anos.
Chutador nato, o jogador de 2,01m se destacou nas partidas pela precisão e variedade nas bolas de 3 pontos, com arremessos de locais e distâncias diferentes. Nas seis partidas disputadas na primeira etapa da competição, ele conseguiu médias de 14,7 pontos, 5,7 rebotes e 13,3 de eficiência.
Dentre as principais partidas de Tiago, estão os confrontos com o Corinthians (21 pontos, cinco rebotes e 23 de eficiência) e com o Coritiba Monsters (20 pontos, 11 rebotes e 17 de eficiência).
– Lucas Batista (Sesi Franca Basquete)
Outro jogador nascido em 2001 que se destacou foi Lucas Batista, do Sesi Franca Basquete. Com estilo de jogo mais discreto em quadra, o ala de 1,97m tem como característica sua forte defesa.
No ataque, Lucas possui um arremesso de longa distância seguro e preciso. Quando possui espaço consegue levantar o público presente com grandes enterradas. Nas seis partidas disputadas, conseguiu médias de 11,7 pontos, 2,5 rebotes e 12,2 de eficiência por jogo.

Lucas Batista, do Franca (João Neto/LNB)
Seu melhor jogo até foi na vitória sobre o Corinthians, em que foi o responsável por marcar o destaque do rival, o ala/armador Daniel Von Haydin, que havia feito 41 pontos na partida anterior. Além da defesa forte e intensa, Lucas ainda contribuiu com 16 pontos, quatro rebotes e 19 de eficiência.
– Matheus Maciel (Flamengo)
Nascido em janeiro de 2001, o ala/pivô Matheus Maciel é um dos fortes nomes do garrafão do Flamengo na LDB 2019.
Com 2,06m, Maciel é versátil e pode atuar tanto na posição 4 (ala/pivô) quanto na 5 (pivô), que o transforma em uma ótima escolha no banco rubro-negro para a rotação do elenco durante os confrontos.

Maciel, do Flamengo (Bruno Lorenzo/LNB)
E assim aconteceu. Com médias de 8,0 pontos, 9,0 rebotes, 14,0 de eficiência e 21,9 minutos de quadra, o jogador foi uma das peças importantes do rubro-negro carioca.
– Gabriel Campos (Pinheiros)
Gabriel Campos é uma das revelações do Pinheiros na LDB 2019. Em sua primeira participação no maior campeonato de base do Brasil, o jogador tem demonstrado personalidade até aqui.
Com 1,78m, Gabriel se destaca principalmente pelo bom chute de três pontos e a intensidade aplicada nos dois lados da quadra. Com isso, o jogador não sentiu a pressão em sua estreia em LDB’s e, nos cinco jogos em que atuou na primeira etapa da competição, anotou médias de 10,8 pontos, 4,4 rebotes, 4,6 assistências e 13,8 de eficiência.

Veloz e com bom chute de 3, Gabriel Campos é o “motorzinho” do Pinheiros na LDB 2019 (Bruno Lorenzo/LNB)
Vale destacar também o bom jogo do garoto pinheirense contra o ADRM/Country Club Maringá, em que foi o cestinha do jogo com 24 pontos, além de quatro rebotes, três assistências e 30 de eficiência.
– Ruan (Flamengo)
O próximo da lista é o ala/pivô Ruan, do Flamengo. Em sua segunda LDB, o jogador de apenas 18 anos é um dos mais experientes do elenco rubro-negro nesta edição da competição.
Versátil e com 2,05m, o jogador pode atuar em duas posições, seja na 4 (ala/pivô) ou na 5 (pivô). Esguio, o central flamenguista tem um bom jogo de pernas, além de contar com um porte físico privilegiado para a idade.

Ruan é um dos pilares do Flamengo na LDB 2019 (Bruno Lorenzo/LNB)
Tais características, aliadas com o talento, fizeram com que Ruan alcançasse atuações contundentes durante a primeira etapa da LDB 2019. Prova disso são as suas médias: 12,0 pontos, 6,8 rebotes e 13,8 de eficiência nos cinco jogos da primeira fase da competição.
– Gabriel Collaço (Corinthians)
O jovem ala Gabriel Collaço, do Corinthians, e outro para se ficar de olho. Nascido em 16 de outubro de 2001, o jogador, mesmo com a pouca idade, se tornou uma das peças fundamentais do elenco do Corinthians na disputa da LDB 2019.
Sua principal característica é o bom chute de 3 pontos – média de 2.5/5.7 (44.1) em seis confrontos. No jogo contra o Praia Clube/Gabarito, por exemplo, o jogador mostrou o seu potencial nos chutes de longa distância e saiu de quadra com seis bolas de 3 pontos convertidas em dez chutes tentados (60,0% de aproveitamento).

Gabriel Collaço, do Corinthians
Tendo atuado pelo Minas Tênis Clube na última edição da competição, Collaço chegou no Corinthians com a missão de representar a equipe em sua estreia em LDB’s. Até aqui, o jovem ala tem dado conta do recado e detém médias de 11,3 pontos e 4,7 rebotes após o término da primeira etapa do campeonato.
– Matheus Buiu (Paulistano)
Mais um bom nome da forte geração sub-18 da LDB 2019 é o jovem armador Matheus “Buiu”, do Paulistano/Corpore. Com 1,90m , o jogador se destaca principalmente pela intensidade colocada durante todo o jogo.
Vindo do banco, Buiu se tornou uma das engrenagens importantes da “máquina” comandada pelo técnico Beto Jayme no Paulistano, principalmente pela força defensiva e as boas infiltrações no ataque.

Matheus Buiu, do Paulistano
Na edição 2019 da LDB suas médias são de 10,2 pontos, 2,6 rebotes, 2,0 assistências e 22,0 minutos em cinco jogos. Sua melhor atuação foi frente ao Curitiba Basquetebol/CMP, em que anotou 19 pontos, além de quatro assistências, três rebotes, dois roubos de bola e 17 de eficiência.
– Anderson (Corinthians)
Outro que também figura nessa lista é o ala Anderson Pinheiro, do Corinthians. Nascido em janeiro de 2001, o jogador do alvinegro paulista é peça importante do esquema montado por Vitor Galvani.

Anderson, do Corinthians
Sua principal característica é a consistência ofensiva e, principalmente, defensivo. Com um bom biotipo físico, Anderson tem 1,90m e consegue equilibrar bem sua altura e habilidade para jogar com a bola nas mãos.
Por isso suas médias após os seis primeiros jogos do Corinthians na competição não deixaram a desejar e foram de 10,2 pontos, 3,3 rebotes e 1,0 assistências.
O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca