#JOGAJUNTO

LDB

Padrão internacional!

20-06-2016 | 05:50
Por Liga Nacional de Basquete

Com técnico espanhol da D-League e especialistas na formação de jovens jogadores, clínica da LDB é realizada em São Paulo

Após a realização do Congresso Técnico do NBB CAIXA, com a participação do técnico norte-americano Casey Hill, a Liga Nacional de Basquete manteve seu cronograma de palestras internacionais e promoveu a edição de 2016 da Clínica da LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete) com a presença de três treinadores estrangeiros.

Um dos convidados especiais para o encontro dos técnicos e assistentes das equipes que disputam a competição Sub-22 foi o espanhol Jordi Fernandez, comandante do Canton Charge, franquia filiada ao Cleveland Cavaliers e que disputa a D-League (Liga de Desenvolvimento da NBA), em mais uma ação fruto da parceria da LNB com a liga norte-americana. Assim como Casey Hill, Fernandez também atua na NBA, como parte da comissão técnica dos Cavaliers.

“Eu acho que realizar esta clínica em conjunto com a Liga Nacional de Basquete foi ótimo para que os técnicos cresçam e consigam ensinar os atletas. Todos foram bem atenciosos e entusiasmados. A comunicação com eles foi ótima, tentando sempre perguntar, porque, obviamente, eu não sei o que é ser técnico nesta liga”, disse Fernandez.

“Eu acho que quando você é um técnico, você não pode ser só um especialista em ataque ou só em defesa. Você tem que ser um técnico de Basquete. Então você precisa ajudar os jovens a aprender sobre tudo da modalidade. Ataque, defesa, como trabalhar com seus corpos, seus arremessos e até suas vidas fora da quadra. Você tem que, basicamente, ajudá-los a crescer na vida, de uma maneira geral”,completou o espanhol que trabalha nos Estados Unidos há mais de sete anos.

A Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é um campeonato nacional de clubes Sub-22 organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e chancelado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

Outros nomes estrangeiros que vieram ao Brasil para a edição de 2016 da Clínica da LDB foram o sérvio Aleksandar Glisic e o argentino Ricardo Bojanich. Com largas carreiras no basquete internacional, ambos trabalham atualmente no desenvolvimento de jovens jogadores em seus respectivos países natais.

“Foi uma experiência muito rica e o nível dos palestrantes foi altíssimo. Jordi, Aleksandar e o Flávio tem um nível internacional muito alto e isso é fantástico. A LNB está capacitando seus técnicos para melhorar o jogo na quadra e essa é uma ação muito inteligente. Aqui no Brasil há muito potencial para ser desenvolvido”, disse Bojanich, que em 2015 trabalhou ao lado da Federação Mineira com a capacitação de técnicos locais.

“Eu vi que os técnicos daqui são muito bons, as pessoas são muito amigáveis e eu espero que eles consigam utilizar algumas das minhas palestras para melhorar o nível desta liga e no desenvolvimento do basquete brasileiro. Sentimos que deveríamos transmitir nossa experiência para ajudar no crescimento do basquete brasileiro, trabalhando duro com os jovens jogadores. É importante para os técnicos verem o que eles precisam melhorar em seus times”, afirmou Glisic.

Além dos três estrangeiros, Flávio Davis, ex-técnico inclusive com passagem pela Seleção Brasileira e atualmente coordenador de basquete do Minas Tênis Clube, também palestrou durante o evento realizado em São Paulo e que teve início na última sexta-feira (17/06) e término nesta segunda (20/06).

“É um dever nosso como técnico estar pensando nessa formação de atletas para o basquete brasileiro. E a LNB está com essa preocupação, já que trouxe técnicos de grandes escolas internacionais. O mundo todo fala que o Brasil tem grande potencial físico e agora nós precisamos de conhecimento para tirar dos nossos jogadores o máximo que eles podem ser”, disse Flávio Davis.

Para construírem suas apresentações e aulas “práticas”, Fernandez, Glisic, Bojanich e Davis receberam com antecedência o vídeo de algumas partidas da última edição da LDB para avaliação. Depois disso, os treinadores elencaram alguns pontos a serem corrigidos visando a evolução do nível técnico das equipes.

“Acontece uma troca de informação muito grande, como o que há de melhor no mundo. Tenho certeza que os técnicos da LDB aproveitaram ao máximo tudo o que aconteceu na clínica para levarem para suas equipes”, explicou Davis.

Com origens diferentes, cada técnico listou distintos elementos para a elaboração de suas palestras. Apesar de espanhol, Fernandez trabalha nos Estados Unidos há um bom tempo, enquanto que Glisic vem da escola europeia. Por sua vez, Bojanich deu um “olhar argentino” para a LDB e Flávio avaliou a competição de maneira geral.

“Foi um evento maravilhoso. Os técnicos não vieram aqui simplesmente palestrar. Eles vieram falar sobre o que pode evoluir na visão deles, com base no que viram nos vídeos. Pudemos conversar sobre vários aspectos do jogo e vimos várias visões diferentes. Vamos voltar para nossos times com uma carga de conhecimento muito grande”, disse Leo Figueiró, técnico do Rio Claro Basquete na LDB.

Em uma iniciativa inédita, os palestrantes seguirão acompanhando a LDB, já que todas as partidas da competição são gravadas. Desta forma, Fernandez, Glisic, Bojanich e Davis receberão os vídeos e seguirão com suas análises. Antes de cada temporada nos próximos quatro anos, os treinadores voltarão ao Brasil para novas palestras, sempre abordando o que há de se evoluir tecnicamente no campeonato.

“Eu já assisti vídeos, mas eu nunca tinha vindo para cá, então é bom saber a opinião deles, e todas as perguntas foram baseadas em suas experiências. O Brasil tem um potencial enorme. Há muitos jogadores bons, altos, fortes, rápidos. Para eles melhorarem, você precisa de melhores técnicos e se esses técnicos estão trabalhando duro para evoluir”, concluiu Jordi Fernandez.