HOJE
Preparados
Por Liga Nacional de Basquete
Durante coletiva de imprensa, atletas e técnicos garantem: Pinheiros e Olympiacos estão prontos para Mundial

Shamell e Mortari durante a coletiva: tranquilidade no discurso pinheirense (Samuel Vélez/FIBA Américas)
A tarde desta quinta-feira foi diferente para os principais jogadores e para os técnicos de Pinheiros/SKY e Olympiacos. Ao invés da bola laranja foram os microfones os instrumentos de trabalho dos treinadores Cláudio Mortari e Georgios Bartzokas e dos atletas Shamell e Vassilis Spanoulis.
Participante da coletiva de imprensa que antecede a disputa pelo título mundial, o quarteto mostrou muita tranquilidade nas respostas e uma coisa ficou em comum entre os discursos: os times estão preparados para duelarem pelo troféu de campeão do planeta.
+ Acesse o Hot Site do Mundial de Clubes e confira todas as informações da competição
Pinheiros e Olympiacos se enfrentarão nos dias 04 de outubro, às 20 horas (de Brasília), e 06 de outubro, às 11h30 (de Brasília). Em caso de uma vitória para cada lado, a equipe que tiver triunfado pela maior diferença de pontos ficará com o troféu de campeã mundial.
+ Ingressos para o Mundial de Clubes serão gratuitos: clique aqui e saiba como garantir seu lugar
Do lado do time brasileiro, o clima é de tranquilidade. Apesar de ter conquistado seu primeiro título internacional apenas na última temporada, ao levantar o troféu da Liga das Américas 2013, o time da capital paulista tem experiência internacional de sobra.
Nos últimos três anos, a equipe pinheirense esteve envolvida, sempre com boas colocações, em competições continentais. Em 2011, a equipe foi vice-campeã da Liga Sul-Americana e do Torneio Interligas. No ano seguinte, os comandados de Mortari novamente ficaram com a medalha de prata no Interligas. Isso sem falar no inédito troféu da Liga das Américas, conquistado no primeiro semestre deste ano.
“Se você pegar os últimos três anos, o Pinheiros já jogou quase tudo. Fomos vice-campeões da Liga Sul-Americana, jogamos contra os principais times do continente, e em nosso primeiro ano na Liga das Américas fomos campeões. Nós estamos desde segunda-feira focados para dar o nosso máximo”, disse Shamell.
Além da vivência internacional, o Pinheiros tem outro trunfo para o duelo com os gregos. Com seu elenco completo, depois de o ala/armador norte-americano Joe Smith e o ala/pivô Rafael Mineiro se apresentarem ao técnico Mortari, o clube pinheirense venceu seis dos seus sete últimos compromissos no Campeonato Paulista e chega embalado para a disputa pelo título mundial.
“No começo do Paulista não estávamos bem. Eu não joguei os primeiros quatro jogos, o Mineiro estava na Seleção e Smith chegou faz pouco tempo. Então, o time está encaixando. Já faz um mês que estamos encaixados”, completou o MVP da Liga das Américas 2013.

Técnico grego mostrou muita seriedade em seu discurso (Samuel Vélez/FIBA Américas)
Pelo lado do Olympiacos, nada de diferente. Atual bicampeã da Euroliga, a equipe teve algumas trocas em seu plantel para esta temporada. Porém o técnico Bartzokas segue tranquilo e confiante que o elenco montado possa fazer um bom papel nas disputas que o clube de Atenas terá pela frente.
Em relação à última temporada, não estão mais na equipe os norte-americanos Kyle Hines, Josh Powell e Doron Perkins, o pivô macedônio Pero Antic, e o ala grego Kostas Papanikolau. Enquanto isso, os norte-americanos Cedric Simmons, Brent Petway, Bryant Duntson e Matt Lojeski (naturalizado belga) e o gigante esloveno Mirza Begic chegaram.
“Os jogadores que saíram nos ajudaram a chegar no topo da Europa, mas por razões diferentes eles não estão mais conosco. Mas escolhemos outros jogadores para ocuparem estas vagas e estou muito satisfeito com as escolhas. Estou certo de que essas caras novas vão ajudar muito o Olympiacos”, disse Bartozkas, que para as partidas diante do Pinheiros não poderá contar com os serviços do ala/armador Acie Law e do jovem ala Iannis Papapetrou, ambos lesionados.
Ainda sem o início de suas competições oficiais, Liga Grega e Euroliga, o time alvirrubro realizou apenas amistosos para se preparar para o confronto com o Pinheiros. E o aproveitamento da equipe foi impecável. Ao todo, o time disputou dois torneios amigáveis – Petras Cup e Rixas Cup – e ficou com o título nas duas oportunidades.
“Temos muitas dificuldades de ficar 100% prontos e por isso que falei que cada treino e cada jogo são muito importantes. Estamos enfrentando esses jogos com muita seriedade. Daqui duas semanas terá início o Campeonato Grego e dez dias depois estrearemos na Euroliga. Esse título, com certeza, é algo nos interessa muito. Queremos não só ganhar, como também fazer com que o time cresça e ganhe uma química”, concluiu o comandante grego.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca