#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Primeirachance

14-05-2017 | 04:09
Por Liga Nacional de Basquete

Com 2 a 0 de vantagem, Pinheiros volta ao Panela de Pressão nesta segunda-feira podendo decretar ida à sua primeira Final de NBB CAIXA na história

Com Holloway “ridículo”, Pinheiros venceu no Panela de Pressão e abriu 2 a 0 na semifinal (João Pires/LNB)

O EC Pinheiros está muito perto de sua primeira Final de NBB CAIXA na história. Com 2 a 0 de vantagem sobre o Gocil/Bauru na semifinal, a equipe do técnico César Guidetti terá sua primeira chance de fechar a série e ir à decisão nesta segunda-feira (15/05), no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP), às 19h30, com transmissão ao vivo do SporTV.

A grande vantagem na série foi construída através de duas belas vitórias. A primeira foi em casa, pelo placar de 98 a 86. Na sequência, o clube da capital paulista foi até Bauru (SP) e calou o Panela de Pressão lotado com um triunfo por 89 a 83.

Com cinco vitórias seguidas nos playoffs (três sobre o Flamengo e duas sobre Bauru), o Pinheiros chegou a este momento graças a um jogo coletivo potente e uma intensidade pouco vista. O grande destaque fica por conta de Desmond Holloway, que tem média de 22,2 pontos nesta fase de mata-mata.

+”Ridículo”: Holloway faz 15 pontos no último quarto e decide Jogo 2 para o Pinheiros

Mas, apesar de Holloway e Bennett comandar a pontuação, o grande trunfo pinheirense é justamente a força do elenco. Alguns “coadjuvantes” têm se tornado protagonistas e feito total diferença na construção das vitórias da equipe, aparecido em momentos extremamente cruciais, caso de Renan Lenz, Teichmann, Gemerson, Ansaloni, Neto e Gustavo Basílio.

“Muitos às vezes nem entram em quadra, mas independente dos minutos, precisam corresponder”, disse César Guidetti (João Pires/LNB)

“Sempre conversamos sobre a necessidade, às vezes pontual, de todos os jogadores entrarem no jogo. Muitos às vezes não entram em quadra, ou entram pouquíssimo, mas independente de quantos minutos ele entrar, precisa corresponder. O (Gustavo) Basílio jogou pouco na série contra o Flamengo, mas é um cara que tem qualidades, entrou bem. Motivamos ele, assim como todos que têm entrado. Todos têm mérito por ter entendido isso”, disse o técnico César Guidetti, do Pinheiros.

Gustavo, por sua vez, teve sua melhor aparição com a camisa do Pinheiros justamente na partida que deu a vantagem de 2 a 0 à equipe. Sempre vindo do banco, o camisa 21 foi eficiente dos dois lados da quadra e liderou o melhor momento do time na partida, que foi o terceiro quarto, em que ele registrou oito de seus dez pontos no duelo.

“Fico feliz em poder ajudar a equipe. Estou aqui para colaborar, entrar e dar meu máximo. Todo mundo está de parabéns. O Desmond (Holloway) está em um momento muito especial na carreira e felizmente estamos conseguindo juntar isso ao resto da equipe. Precisamos aproveitar esse momento e continuar jogando bem assim”, declarou Gustavo Basílio.

Bauru, de Alex Garcia, tentará jogar o “feitiço contra o feiticeiro” das viradas que é o Pinheiros (João Pires/LNB)

Do outro lado, o Bauru confia em acontecimentos protagonizados pelo próprio Pinheiros para sonhar em sobreviver na série. Nas quartas de final, a equipe pinheirense esteve perdendo por 2 a 0 para o Flamengo e mesmo assim conseguiu reverter o cenário e ir à semifinal. Além dessa, o clube da capital paulista realizou a façanha outras três vezes na história.

Se vencer o Jogo 3, o Dragão forçará a realização do Jogo 4 da série, que será no sábado (19/05), em São Paulo (SP), às 14 horas, com transmissão ao vivo simultânea da Band e do SporTV.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.