HOJE
Promovido
Por Liga Nacional de Basquete
Em cerimônia na Praça da Liberdade, Minas apresenta elenco e anuncia efetivação do técnico Cristiano Grama ao comando da equipe principal; australiano Dexter é reforço
O Decisão Engenharia/Minas deu as caras para a temporada 2015/2016 do NBB. Na última quinta-feira, o clube de Belo Horizonte teve sua equipe apresentada ao público e à imprensa na Praça da Liberdade, na capital mineira, e está repleto de novidades. A principal delas é a efetivação do técnico Cristiano Grama, então treinador minastenista na LDB, para o comando do time principal, função que antes pertencia a Demétrius Ferracciú, agora no Paschoalotto/Bauru.
No comando do elenco Sub-22 do Minas desde a primeira temporada da LDB, Cristiano conquistou um vice-campeonato da competição em 2013 e na atual edição está na vice-liderança, com 17 vitórias em 19 partidas, campanha igual a do líder Franca Basquete e a do terceiro colocado EC Pinheiros. De quebra, o treinador comandou a Seleção Brasileira Sub-15 e foi campeão Sul-Americano da categoria.
“Em primeiro lugar gostaria de agradecer aos nossos patrocinadores, que assumiram um compromisso importante com a nossa equipe. É um time jovem, mas que vai mostrar muita coisa durante o ano, da mesma forma que mostrou no ano passado. Gostaria de agradecer à diretoria, que confiou no meu trabalho para estar com essa equipe”, declarou Cristiano Grama, que fará sua estreia em NBB’s.
“Essa é uma equipe que tem muita fome de estar no cenário, levando o nome do Minas ao cenário nacional e internacional. Não temos desculpa para nada. Vamos lutar pelas principais posições. Temos jogadores experientes e jovens, mas com boa rodagem. Eu assumo o compromisso de fazer o melhor trabalho possível”, completou o novo treinador do time adulto do Minas.
Além de mostrar seu elenco e comunicar sobre seu novo comandante, o Minas aproveitou para apresentar seu novo reforço: o australiano Dexter Grant Kernich-Drew. Depois de contratar o ala/armador portorriquenho Isaac Sosa, o clube minastenista acrescentou mais uma nacionalidade inédita ao NBB, que terá seu primeiro atleta vindo da Oceania na história. Com isso, a Austrália passa a ser a 15ª pátria diferente a ser representada ao longo do campeonato nacional.
Aos 23 anos, o ala de 2,01m é o terceiro reforço do clube de Belo Horizonte, que além do atleta de Porto Rico, contratou o ala Pedro Macedo, ex-Mogi. Dexter se destacou no basquete universitário norte-americano, na universidade Washington St. Cougars. Na temporada 2014/2015, Dexter teve médias de 18,9 minutos em quadra, com 6,6 pontos, 1,6 rebote e 0,6 assistências por jogo.
“Eu acho que é um lugar incrível, a estrutura é fantástica. É um complexo esportivo grande, eu não estou acostumado a ver isso. É muito diferente, ainda não entendo o idioma, o que a maioria dos caras falam, mas eu estou aproveitando bem”, disse o australiano.
“É um grupo bastante jovem, mas que trabalha duro. Eles amam o jogo, têm paixão pelo que fazem. Os brasileiros são apaixonados pelo esporte. Eu estou aproveitando para conhecer os jogadores, saber de onde eles são, de onde vieram. Eu espero poder ajudar o time durante a temporada”, concluiu Dexter.
Agora o elenco do Minas é formado pelos armadores Henrique Coelho, Pitico e Gustavo Rabelo, pelos alas/armadores Danilo Siqueira, Isaac Sosa e Christian, pelos alas Dexter, Pedro Macedo e Loroh, os alas/pivôs Léo Demétrio e Rafa Oliveira, e pelos pivôs Shilton, Ansaloni, Adriano Júnior, Vithor Juliatto e Rosniak. A estreia da equipe no NBB 2015/2016 será no dia 04 de novembro, diante do Pinheiros, fora de casa em São Paulo (SP), às 19h30.