HOJE
Pronto praúltima
Por Liga Nacional de Basquete
Um dos destaques do vice-líder Flamengo, JP Batista analisa duelo contra Vitória nesta terça: “focados naquilo que podemos melhorar”
A última rodada da fase de classificação chegou para a grande maioria das equipes. Será nesta terça-feira (27/03), às 19h30 (de Brasília), e o duelo entre Flamengo e Universo/Vitória terá transmissão ao vivo do SporTV 2, na Arena Carioca 1. Enquanto o rubro-negro carioca briga pela liderança, o baiano luta para ficar dentro do G-8.
Neste clima, o Fla deve ir com tudo para o jogo. Para terminar na ponta da fase de classificação, o time comandado por José Neto precisa bater o Vitória e contar com derrota do Paulistano/Corpore, que no mesmo horário enfrenta o Banrisul/Caxias do Sul, fora de casa.
+Guia da última rodada: todas as possibilidades de cada time do NBB CAIXA
No duelo entre os times no primeiro turno, o Flamengo fez bonito e encerrou a invencibilidade do Vitória em Cajazeiras neste NBB CAIXA. Até então, a equipe baiana tinha seis vitórias em seis partidas na condição de mandante. Para chegar ao resultado positivo, o time carioca contou com boa atuação coletiva, em que quatro atletas atingiram os dois dígitos de pontuação: MJ Rhett (16), Olivinha (15), JP Batista (14), além de sete rebotes e seis assistências), e Marquinhos (14).
Jogador mais eficiente daquele dia, com 20 registrados no quesito, JP Batista vive temporada especial. Definitivamente no Brasil desde 2015, o pivô rubro-negro tem seus melhores números individuais dentro do NBB CAIXA nesta edição. Ao todo, o camisa 13 tem médias de 12,8 pontos, 6,3 rebotes, 2,9 assistências e 15,9 de eficiência por partida. Para o jogo desta terça, o pivô vê foco absoluto de seu time.
“O Vitória tem feito uma temporada muito boa. Temos que prestar atenção e dar o respeito que o nosso adversário merece. Mas estamos muito focados naquilo que podemos melhorar. Sabemos que precisamos melhorar defensivamente e que será uma partida importante”, declarou JP.
Além da motivação natural para uma partida tão importante, o Flamengo também vem de um grande triunfo. No último domingo (25), o rubro-negro bateu o outro representante nordestino do NBB CAIXA, o Solar Cearense, em jogo pra lá de emocionante. Vencendo por 87 a 85, na última posse de bola, o time carioca viu Felipe Ribeiro tentar virar o placar com uma bola de 3 pontos, mas sem sucesso.
Se o Fla vem de grande resultado positivo, o Vitória quer voltar a vencer pelo NBB CAIXA. Com duas derrotas consecutivas, o time comandado por Régis Marrelli viu o Caxias ultrapassá-lo na tabela de classificação. Agora na sétima posição, o rubro-negro baiano terminará pelo menos em oitavo e por isso já tem o mando de quadra garantido nas oitavas de final.
A matemática para o Vitória é um pouco mais complicada que a do Flamengo, já que o time baiano depende de alguns adversários. Para terminar em sexto, o rubro-negro precisa bater o Fla e contar com derrota do Caxias para o Paulistano.
Nos critérios de desempate entre qualquer um dos dois, o Vitória leva vantagem sobre o Minas, porém tem desvantagem contra o Pinheiros. Já no caso de tríplice empate, o Minas levaria vantagem, seguido por Pinheiros e o rubro-negro baiano ficaria atrás de ambos.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.