HOJE
quarta-feirade basquete
Por Liga Nacional de Basquete
Com transmissões ao vivo no Facebook e Twitter do NBB, rodada de quarta-feira terá atual campeão em quadra e mais reencontros
Nesta quarta-feira (24/10), dois jogos movimentarão a rodada do NBB CAIXA na web. O Paulistano/Corpore receberá o Life Fitness/Minas, no Ginásio Antônio Prado Jr, às 19h15, com transmissão ao vivo pelo Facebook do NBB. Na sequência, a partir das 21 horas, será a vez do Corinthians entrar em ação contra o Universo/Caixa/Brasília, no Ginásio Wlamir Marques, com transmissão ao vivo pelo Twitter do @NBB.
No primeiro confronto da noite, as duas equipes chegam embaladas após vencerem seus últimos confrontos. O CAP se recuperou da estreia com derrota, contra o Mogi, e conseguiu dois triunfos em sequência, sobre o Corinthians e o Basquete Cearense. Já o Minas disputou apenas uma partida pela atual edição do NBB CAIXA e levou a melhor sobre o São José, fora de casa, por 71 a 62, nesta segunda-feira.

Gegê e Yago são os responsáveis por comandar ofensivamente suas equipes (Orlando Bento/MTC)
O destaque do atual campeão brasileiro no início de temporada é o ala/pivô Renan Lenz, com médias de 14,7 pontos, 5,7 rebotes e 17,0 de eficiência por jogo. O jovem armador Yago Mateus também começou bem a competição e lidera sua equipe nas assistências – 5,0 por partida, além dos 11,7 pontos e 13,3 de eficiência.
Por ter disputado a Liga Sul-Americana, entre os dias 16 e 18 de outubro, em Cáli (COL), o Minas entrou em quadra pelo NBB CAIXA 2018/2019 apenas uma vez e conseguiu uma boa vitória em São José dos Campos. Os grandes nomes do triunfo foram o armador Gegê, que anotou duplo-duplo de 15 pontos e 12 assistências (26 de eficiência), e o ala/pivô Wesley, cestinha com 18 pontos e nove rebotes.
“Esses jogos na Colômbia foram importantíssimos, porque deram uma cara ao time. Passamos a saber mais sobre qual é o nosso jogo e quais são as melhores características de cada um. Viemos para São José dos Campos com a cabeça de manter o mesmo espírito da Sul-Americana, aproveitar nosso jogo coletivo para envolver o time de São José. Começamos o NBB com a mão direita e esperamos fazer outro bom jogo contra o Paulistano”, disse Wesley Castro, eleito o jogador com maior evolução no último NBB CAIXA.
Corinthians e Brasília em busca da primeira vitória
No outro jogo da quarta-feira, Corinthians e Brasília vão em busca do primeiro triunfo na atual temporada do NBB CAIXA. As duas equipes tiveram dois compromissos até aqui e foram derrotadas em ambos: o time do Parque São Jorge perdeu para Franca e Paulistano, enquanto a equipe da capital federal não conseguiu vencer Vasco e Flamengo.
O duelo no Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo (SP), marcará o reencontro entre dois personagens do time paulista com a equipe da cidade que possuem uma história vitoriosa: o ala/pivô Guilherme Giovannoni e o técnico Bruno Savignani.

Bruno Savignani, já treinador, e Guilherme Giovannoni em ação pelo Brasília, na temporada 2015/2016 (Britto Júnior/Uniceub)
A passagem de Guilherme Giovannoni por Brasília é repleta de conquistas. O jogador de 38 anos jogou no Distrito Federal por oito temporadas, de 2009 a 2017, onde conquistou um tricampeonato do NBB CAIXA (2009/2010, 2010/2011 e 2011/2012) e três Ligas Sul-Americana (2010, 2013 e 2015). Fora os prêmios individuais, em que foi eleito MVP do NBB CAIXA, na temporada 2010/2011, e da Liga Sul-Americana, por duas vezes (2010 e 2013).
+Estatísticas completas da carreira de Guilherme Giovannoni
Já o treinador Bruno Savignani defendeu as cores de Brasília tanto dentro como fora de quadra. Ainda como atleta, Bruno chegou ao clube da capital federal em 2010 e foi campeão nacional e sul-americano naquela temporada. Depois das conquistas, foi convidado pelo clube para se tornar assistente técnico e aceitou a proposta para o cargo, que ficou por quatro anos.
No meio da temporada 2015/2016, o técnico José Vidal deixou o comando da equipe para se tornar gestor do projeto. Foi então que Bruno Savignani, aos 33 anos, recebeu a primeira oportunidade para trabalhar como treinador e comandou Brasília por dois anos. Em seguida, acertou com o Corinthians para a disputa da última Liga Ouro e garantiu o acesso do Timão à elite do basquete brasileiro com o título da competição.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL e Açúcar Guarani.
Próximos jogos do NBB CAIXA
24/10 (Quarta-feira)
19h – Paulistano/Corpore x Minas Tênis Clube – ao vivo no Facebook
21h – Corinthians x Universo/CAIXA/Brasília – ao vivo no Twitter
25/10 (Quinta-feira)
19h – Sendi/Bauru Basket x Botafogo – ao vivo no Facebook
20h – Sesi Franca Basquete x Vasco da Gama – ao vivo no BandSports
26/1o (Sexta-feira)
19h – EC Pinheiros x Corinthians – ao vivo no Facebook
21h10 – Sesi Franca Basquete x Vasco da Gama – ao vivo no Foxsports
27/10 (Sábado)
14h – Sendi/Bauru Basket x Sesi Franca Basquete – ao vivo na Band
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca