HOJE
QUASE LÁ
Por Liga Nacional de Basquete
Após virada espetacular, São Paulo busca fechar a série contra o Minas e chegar às Finais do NBB pela primeira vez em sua história; Jogo 3 é neste sábado, às 18h
O Jogo 2 das semifinais do NBB entre São Paulo FC e Minas Tênis Clube foi a típica partida de Playoffs que todo mundo espera: decidida nos últimos minutos. Após vencer com certa tranquilidade a primeira partida da série, o Tricolor teve que superar uma desvantagem de 17 pontos para sair vencedor na última quarta-feira (12/05). Neste sábado (15/05), a equipe comandada pelo técnico Cláudio Mortari poderá garantir a vaga nas Finais do NBB pela primeira vez na sua história.
+ A um passo da final: Flamengo pode garantir vaga nas Finais do NBB neste sábado
Ver essa foto no Instagram
Apagado no primeiro tempo, Lucas Mariano foi essencial para a virada tricolor no Jogo 2. O pivô fez 12 pontos no último quarto e terminou com 18 pontos e 10 rebotes, sendo um dos cinco jogadores do São Paulo que pontuaram em dígitos duplos. Para ele, a coletividade dentro e fora das quadras é uma das principais qualidades do elenco.
“A vitória no Jogo 2 mostrou a nossa união. Já tivemos momentos ruins na temporada, mas o time está fechado. Nós gostamos de conviver um com o outro todos os dias. Temos amizade e união, todo mundo está junto. O Minas jogou bem demais no primeiro tempo, mas soubemos ter a cabeça no lugar. Não desistimos e mostramos toda a nossa energia”, afirmou.
Dois dos maiores responsáveis pelo Minas ter ido para o vestiário com 17 pontos de vantagem foram Parodi e David Jackson. A dupla estrangeira fez um primeiro tempo perfeito, combinando para 32 pontos no primeiro tempo e 100% de aproveitamento dos arremessos. Apesar da eficiência no ataque, o diferencial da equipe mineira foi a defesa, segundo Parodi. Para o armador, isso que ditou a partida.
“Nosso foco no primeiro tempo foi a defesa, fizemos um ótimo trabalho. No segundo tempo eles chegaram com muito mais volume, jogaram bastante na transição. Acho que permitimos muitas bolas fáceis, bandejas de cesta e falta e arremessos de três livres. Quando a gente perde o foco na defesa fica muito mais difícil, porque o São Paulo tem muitos jogadores com bom arremesso. Temos que focar na defesa durante os 40 minutos”, disse o uruguaio.
Possíveis destaques para o Jogo 3
Após duas partidas da série, já é possível identificar os principais personagens do confronto. São eles que provavelmente aparecerão para fazer a diferença no decisivo Jogo 3. Tanto São Paulo quanto Minas possuem um elenco recheado de estrelas, mas algumas delas estão brilhando mais nessa semifinal.
Pelo lado do São Paulo, é impossível não citar Georginho e Lucas Mariano. O atual King Of The Season (MVP) do NBB flertou com triplo-duplo nas duas partidas das semis: 15 pontos, oito assistências e oito rebotes no Jogo 1 e 22 pontos, 11 rebotes e nove assistências no Jogo 2. Lucas Mariano acompanhou o armador com dois duplo-duplos de respeito: 26 pontos e 11 rebotes na primeira partida e 18 pontos e 10 rebotes na segunda.
Além dos dois, é preciso destacar o desempenho de Corderro Bennett. O norte-americano tem sido extremamente eficiente nos Playoffs do NBB. Suas médias na fase final da temporada são de 15,8 pontos, 3,0 rebotes e 2,0 assistências por jogo, com aproveitamento de 47% nas bolas de 3 e 65% nas bolas de 2.
Ver essa foto no Instagram
Pelo lado do Minas, David Jackson elevou seu nível de jogo no momento mais importante da temporada. Ele fez 15 pontos ou mais em todas as partidas de Playoffs e foi no Jogo 2 contra o São Paulo que ele teve sua melhor atuação. Foram 25 pontos, seis assistências e cinco rebotes, com 100% de aproveitamento nas bolas de 2 (5/5) e 50% nas bolas de 3 (3/6). Junto ao norte-americano, Parodi tem comandado as ações ofensivas da equipe mineira, com médias de 15,0 pontos e 6,0 assistências na semifinal.
O Jogo 3 entre São Paulo e Minas, que pode já dar a vaga ao Tricolor nas Finais do NBB 2020/2021, acontece neste sábado, às 18h, com transmissão ao vivo no DAZN, ESPN, Twitch e TV Cultura. Antes da partida, Flamengo e Paulistano duelam do outro lado da chave, às 15h15, ao vivo no DAZN e ESPN – vitória do Flamengo encerra a série e garante a equipe nas Finais.
+ Confira datas, horários e transmissões das semifinais do NBB 2020/2021
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Nike, Penalty, Plastubos, EY, BetMotion, KitchenAid, Moss, IMG Arena e Genius Sports.