HOJE
Quem são eles?
Por Liga Nacional de Basquete
Novo técnico, elenco remodelado e legião norte-americana: conheça mais sobre o plantel do Maccabi Tel-Aviv (ISR), adversário do Flamengo na Copa Intercontinental

Elenco do Maccabi para esta temporada apresenta uma série de mudanças em relação ao que foi campeão da última Euroliga (Maccabi/Divulgação)
Campeão da Euroliga na última temporada, o Maccabi Tel-Aviv será o rival do Flamengo na Copa Intercontinental. Nos dias 26 e 28 de setembro, as equipes se enfrentarão na HSBC Arena, no Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo do SporTV, na luta pelo título mundial interclubes. Mas quem é esse time de Israel que os rubro-negros terão pela frente?
+ Clique aqui e saiba como comprar seu ingresso para os dois jogos da Copa Intercontinental
Pouco conhecido do público brasileiro, o Maccabi é uma das grandes potências do basquete europeu. O título da Euroliga 2013/2014 foi o seu sexto título continental e agora o time é o segundo com mais troféus da competição na história, ao lado de CKSA Moscou (RUS) e Panathinaikos (GRE). O maior vencedor do campeonato europeu é o poderoso Real Madrid, dono de oito conquistas, e que curiosamente foi a equipe derrotada pelo Maccabi na decisão da última edição da Euroliga.
Além disso, ao contrário do Flamengo, que lutará pelo título mundial pela primeira vez na história, o Maccabi já possui uma taça da Copa Intercontinental em sua galeria de troféu. Em 1980, em Sarajevo, a equipe israelense se sagrou campeã da competição, que teve o brasileiro Franca (SP) no segundo lugar.
“Sabemos que a equipe deles tem um investimento muito maior que o nosso. Mas o esporte já mostrou inúmeras vezes que não é só no papel que se ganha um jogo. Não é só pelo quanto que se coloca de dinheiro, não é só pelo nome dos jogadores que se tem, e sim o desempenho que você tem na quadra. É com essa mentalidade que temos que entrar. Temos que pensar que vamos jogar contra uma excelente equipe, que ganhou um excelente campeonato, de nível altíssimo que é a Euroliga. Mas eu acho que se dermos o nosso o melhor, podemos vencê-los sim”, afirmou o experiente ala rubro-negro Marcelinho Machado.

Ex-assistente, Guy Goodes é o novo comandante do Maccabi (Maccabi/Divulgação)
Para a atual temporada e, consequentemente, para a disputa do Mundial em solo carioca, o Maccabi apresentará um elenco bastante remodelado em relação ao que se sagrou campeão europeu. As mudanças do esquadrão de Tel-Aviv começam pela comissão técnica. Um dos treinadores mais renomados de todo o planeta, David Blatt foi contratado pelo Cleveland Cavaliers (NBA) e deixou o cargo de comandante da equipe para seu assistente, Guy Goodes.
Auxiliar do Maccabi por oito anos (2006 a 2008 e 2010 a 2014), Goodes viverá sua terceira experiência como técnico. Antes de assumir a equipe em que atuou por oito anos e conquistou cinco títulos nacionais como jogador, o treinador, de 44 anos, comandou o Maccabi Rishon Lezion, entre 2004 e 2006, e o Hapoel Jerusalem, de 2008 a 2010.
“Desde que a gente conquistou essa vaga para a Copa Intercontinental e soube que o adversário seria o Maccabi ficamos muito ligados em tudo que acontece por lá, principalmente com esse time, que será o nosso adversário. Acompanhamos a saída dos jogadores, a saída do técnico David Blatt, um cara que admiro muito e para mim foi um dos grandes responsáveis pelo título do Maccabi, não à toa que agora foi ser técnico do Cleveland (Cavaliers, da NBA)”, disse o comandante flamenguista, José Neto.
Agora como técnico, Goodes terá nas mãos um plantel bem diferente do que viu na última temporada como assistente. Principal pontuador do time durante a campanha vitoriosa na competição europeia, o norte-americano Ricky Hickman acertou com o Fenerbahçe, da Turquia. Seu compatriota, o armador Tyrese Rice, eleito o MVP (Jogador Mais Valioso) do Final Four da Euroliga e fundamental para a conquista do Maccabi, também deixou a equipe e agora é jogador Khimki, da Rússia.
Junto da dupla de atletas nascidos nos Estados Unidos, o Maccabi ainda perdeu outros importantes jogadores. Peça fundamental no título europeu, o ala australiano Joe Ingles, que recentemente esteve na Copa do Mundo representando a seleção de seu país, partiu para a NBA e atuará pelo Los Angeles Clippers.
Um dos ídolos da torcida local, o ala/pivô David Blu, se aposentou ao final da última temporada e não está mais no time israelense , assim como o pivô Shawn James, que rumou para o basquete da Itália. Fora as significativas perdas, o Maccabi manteve uma parte do elenco que subiu no lugar mais alto do pódio da última Euroliga. Ficaram Devin Smith, Alex Tyus, Sylven Landesberg, Guy Pnini, Jake Cohen, Yogev Ohayon e Ben Altit.
“Acredito que na questão de entrosamento a gente sai na frente deles. Quase 90% da nossa equipe da temporada passada renovou o contrato. Isso é muito importante. A equipe toda já se conhece e tem um entrosamento muito grande e isso vai nos ajudar bastante, até porque são apenas dois jogos, enquanto que o time deles mudou bastante”, exaltou o ala/pivô rubro-negro Olivinha, ao lembrar que o Flamengo teve apenas duas baixas em relação ao elenco da última temporada: o pivô Shilton e o norte-americano Tony Washam.

Pnini, Ohayon e Landesberg são três dos sete remanescentes do elenco da última temporada (Maccabi/Divulgação)
Para remontar seu elenco, o atual campeão europeu acertou a contratação de quatro atletas nascidos nos Estados Unidos. O principal nome entre eles é o do armador Jeremy Pargo, que já atuou no clube, na temporada 2010/2011, e possui a experiência de ter jogado na NBA (Memphis Grizzlies, Cleveland Cavaliers e Philadelphia 76ers) por dois anos.
Também chegaram o ala/armador MarQuez Haynes e o ala Nate Linhart, que estavam no basquete italiano, e o ala/pivô Brian Randle, eleito o melhor jogador de defesa da última Liga Israelense atuando pelo rival Maccabi Haifa, e Jake Cohen, que tem origem israelense e veio do basquete universitário dos Estados Unidos. Sendo assim, a legião norte-americana da equipe, que já contava com Devin Smith, Alex Tyus e Sylven Landesberg, sendo estes dois últimos donos de dupla cidadania (Estados Unidos/Israel), aumentou ainda mais – ao todo oito atletas do atual elenco do Maccabi nasceram na “Terra do Tio Sam”.

Pargo foi a principal contratação do Maccabi para a temporada 14/15 (Maccabi/Divulgação)
“São americanos que estão acostumados com o jogo europeu, que jogam no estilo europeu por já fazerem parte de equipes europeias há muito tempo. São atletas que atuaram em grandes equipes, como o Pargo, que voltou agora e que estava no CSKA. O Landesberg, por exemplo, era um jogador que já tinha uma importância na equipe e agora se fortaleceu ainda mais”, explicou o comandante flamenguista Neto.
Outro jogador contratado pela equipe foi o pivô australiano Aleks Maric. Com 2,11m de altura, o jogador que disputou os Jogos Olímpicos de Londres 2012 pelo selecionado de seu país será a grande referência do garrafão do Maccabi nos duelos diante do Flamengo, já que o pivô grego Sofoklis Schortsanitis precisou passar por uma cirurgia no olho e sequer virá ao Rio de Janeiro.
“Eles perderam alguns jogadores, sim, mas também agregaram outros tão importantes quanto. Eles tem uma base do time campeão da Euroliga, trouxeram o (Jeremy) Pargo, que estava no CSKA, o (Aleks) Maric, que joga na posição 5 e é muito bom, atleta de seleção, jogou a Olimpíada de Londres pela Austrália. Além, é claro, dos atletas que já estavam no elenco e estão dando continuidade ao trabalho”, analisou Neto.
Confira o elenco completo do Maccabi Tel-Aviv para a temporada 2014/2015:
– Armadores: Jeremy Pargo* e Yogev Ohayon
– Alas/armadores: Sylven Landesberg e MarQuez Haynes*
– Alas: Devin Smith*, Nate Linhart* e Guy Pnini
– Alas/pivôs: Alex Tyus, Brian Randle* e Jake Cohen
– Pivôs: Sofoklis Schortsanitis**, Aleks Maric*, Idan Zalmanson e Ben Altit
*Reforços do time para esta temporada
**Com uma lesão no olho, não viajou ao Rio de Janeiro para a disputa da Copa Intercontinental
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca