HOJE
Quinta decisiva
Por Liga Nacional de Basquete
Duas partidas agitam a quinta-feira de basquete do NBB CAIXA, com confronto direto pela 8ª colocação e briga pela liderança
A fase de classificação do NBB CAIXA 2018/2019 está próxima do fim. Com isso, algumas brigas por colocações ficam mais acirradas e são decididas justamente nas últimas partidas da temporada regular.
E nesta quinta-feira (14/03), dois jogos agitarão a rodada da competição nacional com disputas por objetivos distintos.
O primeiro duelo será um confronto direto por um lugar entre os oito primeiros, entre São José Basketball e Sendi/Bauru Basket, no Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP), às 20 horas.
No mesmo horário, o Basquete Cearense receberá o EC Pinheiros na Arena CFO, em Fortaleza (CE), em busca de melhorar sua colocação e permanecer na cola do G-8, enquanto o time paulista, já garantido nas quartas de final, espera seguir vivo na disputa pela liderança.
Saiba mais sobre a situação das equipes no campeonato e o que está em jogo em cada confronto. Essa rodada promete!
Confronto direto no Vale do Paraíba
O confronto entre São José e Bauru será fundamental na disputa por mando de quadra na primeira fase dos playoffs. A diferença entre as equipes é de apenas uma vitória, com vantagem para os donos da casa, mas uma vitória do Dragão deixa tudo igual entre as equipes na competição.
+Confira a classificação completa do NBB CAIXA 2018/2019
Na oitava colocação, com campanha de nove vitórias em 22 partidas (40,5% de aproveitamento), o São José busca a recuperação no campeonato, após a derrota no último segundo para o Joinville/AABJ, por 87 a 81.
Uma vitória diante de seus torcedores aumenta a vantagem em relação às equipes que estão abaixa na tabela, o que garante uma certa tranquilidade do time do Vale do Paraíba entre os oito primeiros, além de encostar no Life Fitness/Minas, sétimo colocado.

No primeiro encontro entre as equipes, o São José em pleno Panela de Pressão, por 75 a 63 (Victor Lira/Bauru Basket)
Do outro lado, o Bauru vive momento irregular no NBB CAIXA e ocupa a décima colocação – oito triunfos e 14 tropeços (36,4% de aproveitamento). A derrota na última partida para o Flamengo deixou o Dragão um pouco mais distante do adversário desta quinta-feira, o que pode ser revertido em caso de triunfo.
O treinador Demétrius Ferracciú falou sobre a importância do jogo, que é fundamental tanto para a evolução da equipe na classificação quanto para ganhar confiança dentro de quadra.
“O duelo contra o São José é muito importante para nós. Será um confronto direto que dirá muito de quem ficará na frente da tabela. Temos que encarar não só esse, mas todo o restante da fase de classificação como um jogo decisivo. A equipe tem evoluído, melhorado e tem tido a oportunidade de vencer os jogos. Precisamos aproveitar melhor essas chances para chegarmos aos playoffs em um bom ritmo. São José é um lugar difícil de jogar, tem toda a torcida a favor, mas esse será mais um desafio para a nossa equipe”, afirmou o comandante do Dragão.
Basquete Cearense e Pinheiros com objetivos diferentes
A outra partida da rodada será em Fortaleza (CE), entre Basquete Cearense e Pinheiros, que passam por momentos opostos. Os dois times já estão confirmados nos playoffs, mas em colocações bem distantes.
O Carcará é o 11º colocado, com campanha de oito vitórias em 23 partidas (34,8% de aproveitamento). O jogo contra o Pinheiros se torna ainda mais fundamental por poder mudar a posição da equipe em caso de vitória ou derrota.
Com uma vitória, o Basquete Cearense pode subir na tabela – dependendo do resultado entre São José e Bauru. Já em caso de derrota, o único representante do Nordeste cai para a 12ª colocação, por ter campanha idêntica à do Universo/Brasília.

O Pinheiros precisou de uma prorrogação para vencer o Carcará no primeiro turno (Allan Conti/Divulgação)
Já o vice-líder Pinheiros está garantido entre os quatro primeiros colocados, que dá direito a vaga direto nas quartas de final. O time da capital paulista precisa vencer para se manter na cola do líder Franca e, quem sabe, terminar a fase de classificação na liderança – em caso de alguns tropeços do time francano.
Mesmo com a diferença na tabela de classificação, o pivô Renato Carbonari espera uma partida complicada, igual ao primeiro confronto das equipes no campeonato, em que o Pinheiros venceu apenas na prorrogação, por 88 a 86, além de outros duelos vencidos por times da parte debaixo da tabela.
“Pensando no Basquete Cearense, sabemos que o desafio de jogar na quadra deles é muito grande. Não podemos esquecer que em São Paulo, ganhamos apenas na prorrogação, na última bola. Eles virão com tudo para cima da gente. A vitória do Joinville sobre o São José, mostrou bem o que é esse campeonato”, lembrou o pivô Renato Carbonari.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios da Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca