HOJE
Toca, Raul!
Por Liga Nacional de Basquete
Armador Raulzinho Neto volta ao Brasil após 13 anos para defender o Pinheiros na disputa da temporada 2024/25 do NBB CAIXA
Raulzinho Neto está de volta ao Brasil. Após 13 anos desde que deixou o País para iniciar sua trajetória na Espanha, depois atuar por oito anos na NBA e passar pelo Fenerbahçe, da Turquia, o armador foi anunciado como reforço do Pinheiros nesta terça-feira (15/10) para disputa da temporada 2024/25 do NBB CAIXA.
Aos 32 anos, o jogador será o líder da equipe do técnico Vitor Galvani, que é formada majoritariamente por jovens. “Tive uma boa conversa com o Galvani e fiquei feliz com o convite, com a oportunidade de voltar a jogar no Brasil. O Pinheiros é um clube reconhecido pelo excelente trabalho que faz, especialmente na base, revelando muitos jovens, e pela estrutura que possui. Estou me sentindo bem, totalmente recuperado da lesão. Estou muito animado, ainda preciso recuperar o meu melhor ritmo de jogo, mas com saudade de entrar em quadra”, disse o armador.

Raulzinho está de volta ao NBB CAIXA. Foto: Gabriella Garbim/EC Pinheiros
A última vez de Raulzinho no NBB CAIXA foi na temporada 2010/11, quando registrou médias de 12,6 pontos, 2,9 rebotes e 2,2 assistências (com 29 minutos em 31 jogos) pelo Minas Tênis Clube. O armador também participou das duas primeiras temporadas do maior campeonato de basquete do País, em 2008/09 (7 jogos) e 2009/10 (34 jogos).
Depois disso, o armador foi para o Lagun Aro Gipuzkoa Basket, da Espanha, e passou ainda pelo UCAM Murcia antes de ir jogar na NBA. O brasileiro foi selecionado na posição de número 47 do Atlanta Hawks no Draft de 2013, mas só estreou na maior liga do mundo na temporada 2015/16 pelo Utah Jazz.
Foram oito anos e uma bela história escrita na NBA. Raulzinho mostrou seu talento, conquistou fãs e representou bem o Brasil defendendo, além do Utah Jazz, Philadelphia 76ers, Washington Wizards e Cleveland Cavaliers. A passagem mais marcante foi no Utah Jazz, onde ele permaneceu por quatro temporadas, disputando 199 jogos.
O armador esteve presente em três edições dos Jogos Olímpicos pela seleção brasileira: Londres (2012), Rio (2016) e Paris (2024), além de dois Campeonatos Mundiais (2010 e 2014). Na última participação Olímpica, ainda se recuperando de um estiramento no músculo posterior da coxa esquerda, Raulzinho jogou 25 minutos, entrando nos jogos contra Japão e Estados Unidos.
Ver essa foto no Instagram
Sobre a possibilidade de estrear na segunda-feira (21/10), contra o R10 Score Vasco da Gama, no Rio, pelo NBB CAIXA, Raulzinho é cauteloso. “Primeiro preciso ver como irei sair nos treinos. Desde Paris não treinei mais cinco contra cinco, mas meu objetivo é estar preparado para jogar. Se estiver bem e o Galvani precisar, posso jogar, mas primeiro quero ver com vou me sentir nos treinos.”
Filho do ex-armador Raul Togni, que pediu dispensa da seleção para os treinamentos visando os Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, para acompanhar o nascimento de Raulzinho, o armador garante que o sonho continua grande. Se recuperar o melhor do seu jogo para pensar novamente em retornar à Europa ou NBA. “Primeiro preciso retornar no melhor nível que puder, aí posso pensar em jogar novamente na Europa ou na NBA. Claro que agora, aqui no Pinheiros quero ajudar a equipe e passar o máximo para o time que é bastante jovem. Por isso tomei a decisão de vir para essa equipe e entrar na melhor forma possível, ajudar o NBB CAIXA, onde serei quase um novato para pensar onde será meu futuro”, finalizou.
Assim que soube da contratação, Carlinhos Brazolin, ex-jogador de basquete e presidente do Pinheiros, além de conhecer bem o pai de Raulzinho, ficou muito feliz pelos benefícios da presença do jogador no clube. “A contratação do Raulzinho é algo espetacular para o basquete do Esporte Clube Pinheiros. Ele é um ídolo do Brasil e faz o mesmo percurso que fez o Leandrinho quando aqui esteve defendendo o clube. Com certeza irá trazer milhares de pessoas aos nossos jogos ao longo do tempo em que estará vestindo nossa camisa, além de incentivar a garotada na pratica do basquete”, afirmou.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca