#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Toca, Raul!

15-10-2024 | 08:55
Por Liga Nacional de Basquete

Armador Raulzinho Neto volta ao Brasil após 13 anos para defender o Pinheiros na disputa da temporada 2024/25 do NBB CAIXA

Raulzinho Neto está de volta ao Brasil. Após 13 anos desde que deixou o País para iniciar sua trajetória na Espanha, depois atuar por oito anos na NBA e passar pelo Fenerbahçe, da Turquia, o armador foi anunciado como reforço do Pinheiros nesta terça-feira (15/10) para disputa da temporada 2024/25 do NBB CAIXA.

Aos 32 anos, o jogador será o líder da equipe do técnico Vitor Galvani, que é formada majoritariamente por jovens. “Tive uma boa conversa com o Galvani e fiquei feliz com o convite, com a oportunidade de voltar a jogar no Brasil. O Pinheiros é um clube reconhecido pelo excelente trabalho que faz, especialmente na base, revelando muitos jovens, e pela estrutura que possui. Estou me sentindo bem, totalmente recuperado da lesão. Estou muito animado, ainda preciso recuperar o meu melhor ritmo de jogo, mas com saudade de entrar em quadra”, disse o armador.

Raulzinho está de volta ao NBB CAIXA. Foto: Gabriella Garbim/EC Pinheiros

A última vez de Raulzinho no NBB CAIXA foi na temporada 2010/11, quando registrou médias de 12,6 pontos, 2,9 rebotes e 2,2 assistências (com 29 minutos em 31 jogos) pelo Minas Tênis Clube. O armador também participou das duas primeiras temporadas do maior campeonato de basquete do País, em 2008/09 (7 jogos) e 2009/10 (34 jogos).

Depois disso, o armador foi para o Lagun Aro Gipuzkoa Basket, da Espanha, e passou ainda pelo UCAM Murcia antes de ir jogar na NBA. O brasileiro foi selecionado na posição de número 47 do Atlanta Hawks no Draft de 2013, mas só estreou na maior liga do mundo na temporada 2015/16 pelo Utah Jazz.

Foram oito anos e uma bela história escrita na NBA. Raulzinho mostrou seu talento, conquistou fãs e representou bem o Brasil defendendo, além do Utah Jazz, Philadelphia 76ers, Washington Wizards e Cleveland Cavaliers. A passagem mais marcante foi no Utah Jazz, onde ele permaneceu por quatro temporadas, disputando 199 jogos.

O armador esteve presente em três edições dos Jogos Olímpicos pela seleção brasileira: Londres (2012), Rio (2016) e Paris (2024), além de dois Campeonatos Mundiais (2010 e 2014). Na última participação Olímpica, ainda se recuperando de um estiramento no músculo posterior da coxa esquerda, Raulzinho jogou 25 minutos, entrando nos jogos contra Japão e Estados Unidos.

Sobre a possibilidade de estrear na segunda-feira (21/10), contra o R10 Score Vasco da Gama, no Rio, pelo NBB CAIXA, Raulzinho é cauteloso. “Primeiro preciso ver como irei sair nos treinos. Desde Paris não treinei mais cinco contra cinco, mas meu objetivo é estar preparado para jogar. Se estiver bem e o Galvani precisar, posso jogar, mas primeiro quero ver com vou me sentir nos treinos.”

Filho do ex-armador Raul Togni, que pediu dispensa da seleção para os treinamentos visando os Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, para acompanhar o nascimento de Raulzinho, o armador garante que o sonho continua grande. Se recuperar o melhor do seu jogo para pensar novamente em retornar à Europa ou NBA. “Primeiro preciso retornar no melhor nível que puder, aí posso pensar em jogar novamente na Europa ou na NBA. Claro que agora, aqui no Pinheiros quero ajudar a equipe e passar o máximo para o time que é bastante jovem. Por isso tomei a decisão de vir para essa equipe e entrar na melhor forma possível, ajudar o NBB CAIXA, onde serei quase um novato para pensar onde será meu futuro”, finalizou.

Assim que soube da contratação, Carlinhos Brazolin, ex-jogador de basquete e presidente do Pinheiros, além de conhecer bem o pai de Raulzinho, ficou muito feliz pelos benefícios da presença do jogador no clube. “A contratação do Raulzinho é algo espetacular para o basquete do Esporte Clube Pinheiros. Ele é um ídolo do Brasil e faz o mesmo percurso que fez o Leandrinho quando aqui esteve defendendo o clube. Com certeza irá trazer milhares de pessoas aos nossos jogos ao longo do tempo em que estará vestindo nossa camisa, além de incentivar a garotada na pratica do basquete”, afirmou.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.