HOJE
Reencontro especial
Por Liga Nacional de Basquete
Em noite de reencontros, Gui Santos fala sobre histórico de lesões, retorno a Bauru e nova fase no Brasília; partida acontece nesta terça-feira, ao vivo na ESPN
Nesta terça-feira (22/01), Sendi/Bauru Basket e Universo/CAIXA/Brasília estarão frente a frente no Ginásio Panela de Pressão, às 19 horas, com transmissão ao vivo na ESPN.
Se a partida em si já promete ser grande, outro fator aumenta mais ainda a expectativa desse confronto entre a equipe da capital federal e o Dragão: o reencontro de Gui Santos com o clube que o projetou no basquete nacional.
Com uma linda história no Bauru, o atleta chegou no Dragão em 2015 após se transferir do Barueri (SP), e veio, de início, para servir as categorias de base da equipe.
+Clique aqui para votar no titulares de NBB Brasil e NBB Mundo
Já na temporada seguinte, o jogador foi uma das peças do recheado elenco de estrelas do título nacional do Bauru, no NBB CAIXA 2016/2017.
Na ocasião, Gui, que sofreu uma lesão séria no ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho direito, ficou fora em boa parte da temporada, mas conseguiu retornar para as finais da competição.
“Com certeza o título do NBB foi o que mais me marcou. Mesmo após voltar de lesão naquele ano, consegui ficar no banco nas finais. Foi uma energia incrível, e logo para uma cidade que almejava tanto aquele título, foi uma conquista histórica”, disse o jogador

Gui Santos fez parte do elenco do Bauru que venceu o NBB CAIXA 2016/2017 (João Pires/LNB)
Na última edição do NBB CAIXA, o jogador teve um bom início, mas voltou a se lesionar, novamente no ligamento cruzado anterior (LCA), e ficou fora por boa parte da temporada.
Já nesta temporada, o atleta retornou, jogou seis partidas antes de se transferir para o Brasília e anotou médias de 4,5 pontos, 1,7 rebotes e 1,2 assistências em pouco mais de 17 minutos nos sete jogos disputados.
“Tive muitas lesões seguidas, então isso abala um pouco a confiança em termos de impor contato físico. Estou trabalhando nisso, para voltar a jogar em alto nível o mais rápido possível”, disse o jogador.
Agora no Brasília, Gui reencontrará sua ex-equipe pela primeira vez desde sua saída e, ainda por cima, será em sua antiga casa: o Ginásio Panela de Pressão.
“Voltar a jogar no Panela de Pressão me traz uma sensação muito boa, mesmo representando outra equipe. Foi uma cidade que me acolheu muito bem, e onde fiz grandes amigos e tive grandes experiências e aprendizados”, afirmou Gui Santos.
Ao todo, a história de amor entre Gui Santos e Bauru perdurou por longas quatro temporadas. Mas nesta edição o cenário mudou, após o atleta pedir para ser negociado com o Brasília.

Após retornar de lesão, Gui atuou em seis jogos com as cores do Bauru antes de se transferir para o Brasília (Victor Lira/Bauru Basket)
A saída do Bauru não foi por acaso, e uma “ajudinha” de um velho conhecido do ala/armador influenciou na escolha do atleta de trilhar novos rumos em sua carreira profissional.
Isso por que André Germano, treinador principal do Brasília, trabalhou junto com a jovem promessa desde as categorias de base do Bauru e o indicou como um possível reforço para o time da capital federal.
“O Gui é um atleta jovem e que tem muito potencial para ajudar a nossa equipe. Ele é um cara muito atlético, além de ter como principal característica a intensidade defensiva. Com a continuidade do trabalho, ele irá evoluir e será uma peça importante para buscarmos os resultados que almejamos”, disse o treinador do Brasília.
No geral, Germano, dono de vasta carreira no basquete, ficou no Bauru por cinco temporadas na função de assistente técnico da categoria adulta e também como coordenador das categorias de base da equipe.

No Brasília, Andre Germano tem sua primeira experiência como técnico principal (Lucas Guanaes/Divulgação)
+Tabela de classificação do NBB CAIXA
Assim como Gui, o técnico da equipe da capital federal terá uma noite de reencontro e enfrentará o Bauru no Panela de Pressão pela primeira vez desde que saiu da equipe.
“Foram aproximadamente cinco anos trabalhando muito no Bauru Basket. Muitas conquistas, alegrias e muita aprendizado e, nesse longo período, guardo ótimas lembranças que levarei comigo para aonde eu estiver. Mas agora é outro momento e a minha volta é com o foco no resultado que precisamos buscar: a vitória do Brasília. Necessitamos dessa vitória e estamos focados neste objetivo”, afirmou o técnico.
Mas essa não será a primeira vez que Germano medirá forças com o Bauru na temporada. Ainda no primeiro turno, ambas equipes protagonizaram um jogo digno de playoffs, com duas prorrogações, recorde de pontuação de um jogador na temporada e um final dramático que resultou na vitória do Bauru (113 a 105).

Jefferson, do Bauru, instituiu o recorde pontos da temporada (37) justamente contra o Brasília (Victor Lira/Bauru Basket)
Curiosamente, a melhor atuação de Gui Santos na temporada foi justamente contra o Brasília. Na ocasião, o jogador anotou 11 pontos no duelo e só não ampliou sua pontuação pois saiu lesionado no final do terceiro quarto.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca