HOJE
Resumão daLiga Ouro
Por Liga Nacional de Basquete
Londrina e Campo 100%, Gerson monstruoso e estreia do São Paulo FC: veja os destaques das primeiras rodadas da Liga Ouro 2019
A Liga Ouro 2019 teve início na última semana e, desde então, sete partidas foram realizadas e abriram em grande estilo a luta por uma vaga na próxima edição do NBB CAIXA.
É claro que ainda é só o começo, mas é sempre bom ficar por dentro do que está rolando. Quer saber os maiores destaques até agora? Dá uma conferida:
Londrina e Campo Mourão 100%
A Liga Ouro começou muito bem para dois dos três representantes do Estado do Paraná: Londrina Unicesumar Basketball e Campo Mourão Basquete.
Os dois venceram seus dois primeiros compromissos na competição, ambos contra Blumenau (SC) e Pato Basquete (PR), este um dos estreantes do campeonato.
Pelo lado londrinense, o destaque ficou por conta do jovem armador argentino Stefano Pierotti, ex-Bauru, que registrou expressivos 28 pontos (6/9 nas bolas de 3).
Essa marca de Stefano representa não só o recorde da carreira profissional do atleta como também é a maior marca da atual edição da Liga Ouro até aqui.
Pelo lado do Campo Mourão, o destaque em comum ficou por conta do experiente ala/pivô César Fabretti, que totalizou média de 25,5 pontos nas duas primeiras vitórias da equipe que luta para retornar ao NBB CAIXA.
Gerson monstruoso
Em sua terceira temporada seguida na Liga Ouro, o Blumenau sofreu duas derrotas nos dois primeiros jogos, para Londrina e Campo Mourão. No entanto, a equipe teve um destaque em especial: o pivô Gerson.
Gerson, que jogou três edições do NBB CAIXA e estava no Weber Bahia Blanca (ARG), deu um belo cartão de visitas em seu novo time e registrou dois duplos-duplos nas duas primeiras partidas do time catarinense na Liga Ouro.
Primeiro, foram 27 pontos e 13 rebotes na derrota para Londrina, por 79 a 66 (fez quase metade dos pontos do time). Depois, revés para o Campo Mourão, por 79 a 74, o jogador anotou 14 pontos e 14 rebotes.
Nada mal, hein? Aliás, que belo início de temporada do pivô de 2,05m de altura, que busca se recolocar no mercado do basquete brasileiro.
Rio Claro é Maynard
De volta às competições da LNB depois de dois anos, o Renata/Rio Claro não começou muito bem na Liga Ouro 2019.
O time do interior paulista teve dois compromissos fora de casa, contra Unifacisa e Cerrado Basquete, e foi derrotado nas duas oportunidades.
Mas para não falar apenas de coisas negativas, um destaque positivo merece ser exaltado: o ala/pivô norte-americano Drew Maynard.
Nas duas partidas, o ex-jogador do Minas foi dominante no garrafão da equipe paulista e conseguiu médias de 20,5 pontos, 9,0 rebotes e 22,5 de eficiência.
O atleta, que defendeu o NBB Mundo no Jogo das Estrelas 2017, é a grande esperança do Rio Claro para dias melhores no restante da Liga Ouro.
Unifacisa 1-1
Único representante do Nordeste na Liga Ouro 2019, o Unifacisa iniciou a temporada com duas partidas em casa e ficou com campanha empatada após as primeiras rodadas – uma vitória sobre Rio Claro e uma derrota para o São Paulo.
A equipe de Campina Grande (PB) teve como principal destaque nos jogos até aqui o armador norte-americano Nate Barnes, que acumulou médias de 16,5 pontos, 3,5 assistências e 10,0 de eficiência nas duas partidas.
O experiente ala Audrei Parisotto, com passagens por Joinville, Uberlândia, Basquete Cearense e Minas, foi responsável por 20 pontos na derrota para o tricolor paulista e mostrou que pode ajudar bastante a equipe nos próximos jogos.
O próximo compromisso do Unifacisa será apenas no dia 28 de fevereiro, contra o Cerrado Basquete, em Brasília (DF).
Novo sotaque no Cerrado
Último colocado na última edição do campeonato, com apenas uma vitória em 16 partidas, o Cerrado Basquete começou sua trajetória na Liga Ouro 2019 de maneira positiva.
Jogando em casa, contra o Rio Claro, o time do Distrito Federal conseguiu uma grande vitória na estreia, com direito a um terceiro quarto arrasador (20 a 8), determinante no resultado final da partida – 68 a 61.
O grande destaque ficou por conta do armador Patrick Carioca, ex-Bauru, Caxias e Mogi, que ficou próximo de um triplo-duplo (17 pontos, 13 rebotes e sete assistências) e conduziu o Cerrado para o triunfo.
Estreia do São Paulo FC
A partida que marcou o retorno do São Paulo ao basquete profissional terminou com uma vitória do tricolor do Morumbi.
No último sábado (16/02), a equipe comandada pelo treinador Cláudio Mortari foi até Campina Grande (PB) enfrentar o Unifacisa e conseguiu um grande triunfo por 77 a 69.
O garrafão do tricolor funcionou muito bem, com 37 dos 77 pontos marcados pelos homens altos da equipe: João Vitor (18), Drudi (11) e Sidão (8). O primeiro ainda conseguiu 12 rebotes e garantiu um duplo-duplo logo em sua estreia.
O segundo duelo do São Paulo estava marcado para esta segunda-feira (18/02), contra o Cerrado Basquete, fora de casa. Devido a problemas de voos, a equipe paulista não conseguiu chegar a tempo em Brasília (DF) e a partida foi adiada para esta terça-feira (19/02).
Próximas partidas:
19/02 (Terça-feira)
20h – Cerrado Basquete x São Paulo FC
23/02 (Sábado)
17h – Basquete Blumenau x Cerrado Basquete
25/02 (Segunda-feira)
20h15 – Pato Basquete x Cerrado Basquete
26/02 (Terça-feira)
20h – São Paulo FC x Campo Mourão Basquete
20h – Renata/Rio Claro x Londrina Unicesumar Basketball
28/02 (Quinta-feira)
20h – Cerrado Basquete x Unifacisa
20h – São Paulo FC x Londrina Unicesumar Basketball
20h – Renata/Rio Claro x Campo Mourão Basquete
+Tabela de jogos completa da Liga Ouro 2019