#JOGAJUNTO

LNB / NBB Caixa

Prêmios, festas e mais

31-12-2023 | 04:28
Por Gustavo Mesa

Retrospectiva 2023: relembre os eventos que marcaram o ano da Liga Nacional de Basquete, como Jogo das Estrelas e o prêmio Melhores do Ano

Na terceira reportagem da série Retrospectiva 2022, é a vez de relembrarmos eventos, premiações e fatos marcantes para a Liga Nacional de Basquete no último ano. Nas matérias anteriores, já passamos pelo ano mágico do Sesi Franca e pela parcerias que consolidam o NBB CAIXA como o principal campeonato de basquete do Brasil.

Jogo das Estrelas 2023

Lucas Dias foi o MVP do Jogo das Estrelas 2023 (Foto: João Pires)

O Jogo das Estrelas é o maior evento de entretenimento do esporte brasileiro e em 2023 teve sua 15ª edição realizada na Arena UniBH, em Belo Horizonte, nos dias 17 e 18 de março. A festa foi além dos tradicionais torneios de enterradas, habilidades, três pontos e dos jogos principais. 

O evento expandiu as margens das quadras e chegou até ações sociais da cidade, protagonizou festas e confraternizações entre os atletas, levou ao Centro Cultural Unimed-BH do Minas Tênis Clube uma exposição que conta a trajetória dos 15 anos da LNB e ainda ofereceu ao fã de NBB uma série de ativações que animaram o público durante todo o evento.

O Jogo das Estrelas, atração principal do evento, os duelos aconteceram entre dois times formados por atletas brasileiros, um entre os estrangeiros e os jovens talentos sub-22 do NBB. Após sorteio, as semifinais foram sorteadas – Time Mãozinha x Time Tyrone e Time Lucas Dias e Time Olivinha. Na decisão, o Time Lucas Dias venceu o Time Tyrone por 33 a 23 e ficou com a taça. Capitão da equipe campeã, Lucas Dias foi eleito MVP.

No dia anterior ao JDE, rolaram as competições individuais. Cassiano, armador do Rio Claro, venceu o Torneio de Habilidades Penalty. Augusto, do União Corinthians, ficou com o título do Torneio de Três Pontos Sportsbet.io. E Eden Ewing, do Minas, conquistou o Torneio de Enterradas Isportistics.

Melhores do ano

Helinho Garcia foi eleito o técnico do ano (Foto: João Pires/LNB)

Depois de uma temporada emocionante, nada melhor do que uma festa para celebrar com os atletas e integrantes das 17 comissões técnicas do NBB o término do NBB CAIXA 2022/23. grande desempenho na temporada 2021/2022. Realizada no Paulistano no dia 13 de junho e transmitida ao vivo no canal do Youtube do Novo Basquete Brasil, a cerimônia de encerramento foi marcante, com destaque para o plantel do campeão Sesi Franca. Confira os prêmios individuais e coletivos que foram distribuídos:

Prêmios individuais:
Troféu Wlamir Marques (MVP da Temporada): Lucas Dias (Sesi Franca)
Armador do Ano: Georginho de Paula (Sesi Franca)
Alas do Ano: Shaq Johnson (123 Minas) e David Jackson (Sesi Franca)
Pivôs do Ano: Lucas Dias (Sesi Franca) e Lucas Mariano (Sesi Franca)
Técnico do Ano (Troféu Ary Vidal): Helinho Garcia (Sesi Franca)
Sexto Homem do Ano: Santiago Scala (Sesi Franca)
Estrangeiro do Ano: Shaq Johnson (123 Minas)
Destaque Jovem: Ruan Miranda (Cerrado Basquete)
Maior Evolução: Antônio Ferreira (Unifacisa)
Defensor do Ano: Corderro Bennett (São Paulo)
Personalidade do Ano: Sr. Roberto Stefano (Cambusi S.A/Penalty)

Prêmios de Estatísticas:
Cestinha: Dexter McClanahan (Fortaleza B.C.) – 21.4 pontos por jogo
Reboteiro: Mãozinha (Corinthians) – 9,8 rebotes por jogo
Líder em Assistências: Elinho (São Paulo) – 7.2 por jogo
Líder em Tocos: Mãozinha (Corinthians) – 1,2 por jogo
Líder em Eficiência: Georginho (Sesi Franca) – 21,1 por jogo
Equipe de Melhor Ataque: Sesi Franca– 90,8 pontos por jogo
Equipe de Melhor Defesa: Flamengo – 70.7 pontos sofridos por jogo
Equipe Fair Play: Bauru Basket

Prêmios de Arbitragem:
Melhor Trio de Arbitragem: Andreia Regina da Silva, Cristiano Maranho e Gustavo Mathias
Árbitro Destaque: Cristiano Maranho
Árbitro Revelação: Nicolas Zivieri

Lançamento do NBB CAIXA 2023/24

Jogadores e treinadores das 19 equipes do NBB CAIXA 2023/24 (Foto: João Pires/LNB)

Para celebrar a abertura do maior NBB de todos os tempos, a Liga Nacional de Basquete realizou um grande evento no dia 11 de outubro, no Salão Nobre do Parque São Jorge, a sede do Corinthians.

Participaram do evento jogadores, treinadores, dirigentes de clubes, influenciadores, produtores de conteúdo e representantes de parceiros comerciais da Liga Nacional de Basquete. O lançamento foi transmitido ao vivo por meio do YouTube da Liga, com os apresentadores Gustavinho Lima, Bruno Laurence e Alexandre Oliveira, que conversaram com dirigentes e atletas. O casal Gabi e Guilherme Giovannoni conduziu e comandou a cerimônia.

Intercâmbio NBB/NBA

As visitas às instalações do Orlando Magic e do Lakeland Magic (G-League) foram parte importante da semana de intercâmbio (Divulgação)

Entre os dias 6 e 11 de fevereiro, aconteceu uma viagem de intercâmbio dos clubes do NBB a Orlando, na Flórida, organizada pela Liga Nacional de Basquete, NBA e o Orlando Magic. Fruto da parceria que a LNB tem com a entidade que comanda o basquete profissional norte-americano, a iniciativa teve como objetivo oferecer a profissionais dos clubes e parceiros comerciais da Liga a oportunidade para trocar experiências e vivenciar o ecossistema de basquete mais bem-sucedido do mundo.

Ao longo de uma semana, dirigentes do Brasília, Caxias, Corinthians, Franca, Flamengo, Minas Tênis Clube, Pato Basquete, Paulistano, Pinheiros e Rio Claro, além de profissionais de empresas patrocinadoras da Liga, como a Sportsbet.io e Whirlpool e de parceiros das equipes, como Banco BRB, Farmácias Brava e Sesi SP, tiveram a chance de assistir a palestras, conhecer instalações esportivas, um complexo da ESPN e acompanhar jogos do Orlando Magic válidos para temporada 2022/2023 da NBA e do Lakeland Magic, pela G-League. Confira a programação completa aqui.

Prêmio Clube Formador

O Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) realizou em novembro, na cidade de Foz do Iguaçu, a terceira edição do Prêmio Clube Formador 2022/2023. Criada em 2021 em parceria com a Federação Nacional dos Clubes (FENACLUBES), a iniciativa fez parte da programação do Congresso Brasileiro de Clubes, com o objetivo de reconhecer os clubes que se destacaram no cenário esportivo nacional em diferentes modalidades durante o calendário dos Campeonatos Brasileiros Interclubes (CBIs).

De acordo com o Comitê, o prêmio é fundamentado no ranking por esporte e gênero do CBC, derivado dos resultados alcançados pelos clubes nos CBIs, identificados nos planos de trabalho como competições principais em cada esporte apoiado pelo CBC. Os prêmios são concedidos aos clubes que se destacam em primeiro lugar em cada esporte e gênero.

Em 2023, cinco clubes associados da Liga Nacional de Basquete foram agraciados com troféus pelo trabalho realizado em diferentes esportes. Confira:

Botafogo de Futebol e Regatas: Basquete 3 x 3 Masculino
Club Athletico Paulistano: Esgrima Feminina
Clube de Regatas do Flamengo: Remo Masculino e Feminino, Nado Artístico Feminino, Ginástica Artística Feminina e Judô Feminino
Esporte Clubes Pinheiros: Atletismo Masculino e Feminino, Natação Masculina e Feminina, Polo Aquático Masculino e Feminino, Esgrima
Masculina e Handebol Feminino
Minas Tênis Clube: Ginástica Artística Masculina

Palestra da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem

A Liga Nacional de Basquete promoveu no dia 28 de dezembro uma palestra da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), ministrada pela presidente da entidade, Adriana Taboza, sobre o combate ao doping.

No encontro virtual, os representantes dos clubes puderam elucidar dúvidas sobre procedimentos no controle antidopagem e substâncias e medicamentos proibidos. A iniciativa chancelada pela ABCD demonstra o compromisso da Liga em seguir rigorosamente as regras da WADA (Agência Mundial Anti-Doping, World Anti-Doping Agency, em inglês) no combate ao doping.

Esta não foi a primeira ação que a LNB fez em parceria da Autoridade. Em 2019, houve uma palestra para fomentar o jogo limpo no NBB CAIXA. Já em maio de 2023, os jovens atletas que disputaram a última edição da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre doping e também sobre as apostas esportivas, em palestra que contou com a presença de representantes da ABCD e da Genius Sports.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.