HOJE
Se mexendo
Por Liga Nacional de Basquete
Após anunciar mudança de treinador, Pinheiros dá início à montagem de seu elenco e anuncia quatro contratações e três renovações para a próxima temporada
O Pinheiros/SKY já começou a se movimentar para a temporada 2014/2015. Depois de anunciar a mudança de treinador – saiu Cláudio Mortari e chegou o ex-jogador da seleção brasileira Marcel de Souza –, o clube da capital paulista anunciou a renovação de três peças do elenco atual – Paulinho, Bambu e Morro – e acertou a vinda de quatro novos jogadores.
A primeira cara nova e talvez a principal delas é o ala/pivô Marcus Toledo, destaque da grande campanha do Mogi das Cruzes/Helbor no NBB6. Aos 28 anos, o jogador, que se sobressaiu na competição por sua eficiência e dedicação, principalmente do lado defensivo, colecionou médias 11,9 pontos, 6,3 rebotes e 1,86 roubos de bola por partida em sua primeira temporada no NBB na carreira.

Toledo foi o destaque do semifinalista Mogi (Allan Conti/Divulgação)
“Fico muito feliz em acertar com o Pinheiros. O clube é uma referência na forma de trabalho, com muita seriedade, jogadores de ponta, de Seleção Brasileira. Isso é uma satisfação muito grande para mim e para a minha família que também ficou muito feliz”, declarou Toledo, que enalteceu a grandeza e a qualidade dos jogadores pinheirenses.
“O Pinheiros é um time batalhador, que não chegou ao Final Four da Liga das Américas à toa, sendo que foi campeão no ano anterior com o mesmo time. Tem jogadores de brio, de raça. Eu chego para ajudar o time no que for preciso. Se precisar de defesa, pode contar comigo, se precisar no ataque, darei o máximo para ajudar o time da melhor maneira possível”, completou Marcus.
Antes do Mogi, clube que o repatriou na última temporada, o atleta, de 2,03m de altura, passou grande parte de sua carreira profissional no basquete da Espanha, onde ficou por nove temporadas e defendeu seis clubes: Plus Pujol Lleida, CB L’Hospitalet, Valls, CB Tarragona, Suzuki Manresa e Ford Burgos, seu último time em solo espanhol.
“Gostaria de agradecer ao Mogi, que me repatriou aqui no Brasil depois de muito tempo fora e sempre confiou no meu trabalho. Foi uma volta muito bonita. Fizemos uma temporada fantástica e nos classificamos para a Liga Sul-Americana, algo muito importante para a história do time e que me deixou muito feliz”, agradeceu Marcus Toledo.

Ted se destacou principalmente na série oitavas de final contra o próprio Pinheiros (Allan Conti/Divulgação)
Junto de Toledo, outro jogador do Mogi que se transferiu para a equipe da capital paulista foi o experiente ala Marcos “Ted” Simões, de 34 anos, que já defendeu as cores do Pinheiros nas categorias de base e tem passagens por clubes como Palmeiras (SP), Flamengo (RJ), Assis (SP), Jacareí (SP) e Campo Mourão (PR).
Mesmo vindo do banco de reservas durante quase toda a temporada, Ted encerrou o campeonato sendo um dos grandes destaques do Mogi. Dono de grandes atuações com a camisa mogiana, principalmente nas Finais, o ala teve seu bom desempenho reconhecido e foi o segundo colocado na votação para o prêmio de Melhor Sexto Homem do campeonato – Hélio, do Winner/Kabum/Limeira, foi o vencedor.

Veloz e habilidoso, Jefferson Campos será um dos armadores do Pinheiros (João Pires/LNB)
E quem completa o “pacote mogiano” do Pinheiros é o jovem armador Jefferson Campos, de 23 anos, que, assim como Ted, também tem passagem pela base do próprio clube pinheirense, na categoria juvenil. No NBB6, o atleta se mostrou eficiente ao sair do banco de reservas e foi uma das boas peças de troca no esquema do técnico do Mogi, Paco García.
Atleta do Paulistano/Unimed nas três primeiras edições do NBB, além de passar por Vila Velha e Suzano nas duas últimas, Jefferson se inscreveu para o Draft da NBA no último ano e chegou a ser especulado em equipes da liga norte-americana durante o processo de seleção de atletas.
“O Pinheiros é um grande clube, que oferece toda a estrutura que um atleta precisa para desenvolver um bom trabalho. Estou muito feliz e ansioso para que comece a temporada. Quero me impor no cenário do basquete e passar de promessa para fato. Será um time jovem, com nova filosofia para o Pinheiros em relação ao ano passado. Isso significa que teremos muito trabalho a fazer e é disso que eu gosto”, comentou Jefferson Campos.
Para fechar a primeira leva de contratações do Pinheiros está um “grande” reforço. Grande mesmo. Trata-se do pivô Douglas Kurtz, de 2,13m de altura, que na última temporada vestiu a camisa do Unitri/Magazine Luiza e obteve médias de 3,82 pontos e 2,3 rebotes.
Boa referência no garrafão, o atleta de 26 anos começou no Joinville (SC), e depois foi aos Estados Unidos e jogou pela Marshall Town Community College e pela University Hawaii. Depois de voltar da “Terra do Tio Sam”, o gigante defendeu as cores do Jacareí (SP), e jogou as duas últimas edições do NBB por Vivo/Franca e Uberlândia, respectivamente.

O gigante Douglas Kurtz reforçará o garrafão do Pinheiros na próxima temporada (Raphael Oliveira/EAZ)
Paulinho, Morro e Bambu renovam
Do elenco que disputou a edição 2013/2014 do NBB, três nomes já estão confirmados para próxima temporada: o armador Paulinho Boracini e os pivôs Morro e André Bambu.
Paulinho, que vai para sua quarta temporada pela equipe pinheirense, sofreu uma ruptura ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo no início da temporada e passou praticamente o NBB inteiro se recuperando.
Já o também renovado pivô Morro vai para sua sétima temporada com a camisa do Pinheiros. Na sexta edição do NBB, o gigante de 2,09m de altura se destacou na parte defensiva e encerrou o campeonato como líder em tocos, com média de 1,4 bloqueios por partida.
Mais experiente dentre os renovados, o pivô André Bambu, de 34 anos, chegou ao Pinheiros na temporada 2012/2013 e agora fará sua terceira defendendo as cores do clube. Vindo do banco de reservas na atual temporada, o pivô acumulou médias de 4,0 pontos e 2,3 rebotes por jogo.

Paulinho segue no Pinheiros para a próxima temporada (João Pires/LNB)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca