#JOGAJUNTO

LDB / NBB

Os convocadosda Seleção

23-10-2020 | 06:24
Por Liga Nacional de Basquete

Ao todo, 16 nomes foram convocados para o elenco da Seleção Brasileira nas Eliminatórias da Americup; dos 16 nomes, 11 já atuaram na LDB

O técnico Aleksandar Petrović, comandante da Seleção Brasileira de Basquete, anunciou nesta sexta-feira (23/10) os 16 nomes convocados paras as Eliminatórias da AmeriCup 2022. Na ocasião, o Brasil enfrentará o Panamá e o Paraguai, nos dias 27 e 28, respectivamente, em uma “bolha” em Buenos Aires (ARG).

Para a armação, os convocados foram: Georginho de Paula (São Paulo), Caio Pacheco (Bahía Basket-ARG), Yago Mateus (Flamengo) e Alexey Borges (Bauru). Caio Pacheco, jovem promessa brasileira que atua no basquete argentino desde o começo de 2018, tem seu nome inscrito no Draft da NBA e terá sua primeira oportunidade na seleção principal.

Entre os alas, Petrović chamou algumas caras novas e jovens; os convocados foram: Cauê Borges (Paulistano), Danilo Fuzaro (Sesi Franca), Jhonatan Luz (Flamengo), Gui Santos (Minas) e Pedro Nunes (Flamengo), estes dois últimos com 18 e 20 anos de idade, respectivamente.

Fechando a convocação, os homens do garrafão escolhidos foram: Lucas Dias (Sesi Franca), Léo Demétrio (Flamengo), Gabriel Jaú (Bauru), Rafael Mineiro (Flamengo), Lucas Bebê (Fortaleza Basquete Cearense), Dikembe (Bauru) e Lucas Mariano (São Paulo FC).

Ao todo, dos 16 convocados, apenas Caio Pacheco, do Bahia Basket (ARG), não atua no basquete brasileiro, com os outros 15 confirmados no NBB 2020/2021. Entre os clubes do NBB que mais cederam atletas nesta lista, temos o Flamengo com cinco convocados, seguido por Bauru com três, Franca e São Paulo com dois, e Paulistano, Minas e Fortaleza Basquete Cearense com um nome cada.

A AmeriCup estava marcada para 2021 e foi reagendada para 2022 por conta da pandemia da Covid-19. Depois da janela em novembro, o Brasil faz mais duas partidas, em fevereiro de 2021, novamente contra Panamá e Paraguai. Os três primeiros de cada grupo se classificam para a AmeriCup.

Frutos da LDB

A convocação da Seleção Brasileira também trás um ponto importante: a presença de jovens promessas do basquete brasileiro que participaram da LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete), o principal campeonato das categorias de base do Brasil, que conta com o apoio do CBC (Comitê Brasileiro de Clubes) desde 2017.

Ao todo, dos 16, 11 atletas já participaram da maior competição de base do país, sendo que quatro deles estiveram em quadra na última edição da competição, que culminou com o título do Pinheiros – Yago e Dikembe atuaram pelo CAP, Pedro Nunes pelo Flamengo e Gui Santos pelo Minas Tênis Clube, com os dois últimos tendo nascido já nos anos 2000.

Lista completa de convocados

Armadores

Alexey Borges (Zopone/Gocil Bauru Basket)
Caio Pacheco (Bahía Basket-ARG)
Georginho De Paula (São Paulo FC)
Yago Mateus (Flamengo)

Alas

Cauê Borges (Paulistano/Corpore)
Danilo Fuzaro (Sesi Franca Basquete)
Gui Santos (Minas Tênis Clube)
Jhonatan Luz (Flamengo)
Pedro Nunes (Flamengo)

Pivôs

Dikembe André (Zopone/Gocil Bauru Basket)
Gabriel Jaú (Zopone/Gocil Bauru Basket)
Léo Demétrio (Flamengo)
Lucas Bebê (Fortaleza Basquete Cearense)
Lucas Dias (Sesi Franca Basquete)
Lucas Mariano (São Paulo FC)
Rafael Mineiro (Flamengo)