HOJE
Seleçãopronta!
Por Liga Nacional de Basquete
Brasil confirma os 12 nomes que jogarão o Pré-Olímpicoestreia contra a Tunísia; estreia é nesta terça-feira contra a Tunísia, às 15h, ao vivo no SporTV
A Seleção Brasileira de Basquete já está pronta para dar os seus primeiros passos no Pré-Olímpico em Split, na Croácia, visando a vaga na Olímpiada de Tóquio. Com os 12 atletas do elenco definidos, o Brasil do técnico Aleksandar Petrovic estreia já nesta terça-feira (29/06) contra a Tunísia, às 15h, ao vivo no SporTV.
View this post on Instagram
Os 12 nomes que irão atrás da vaga olímpica são: Georginho (São Paulo), Marcelinho Huertas (Tenerife – ESP), Rafa Luz (BC Nevžis-Optibet-LIT), Yago Mateus (Flamengo), Vitor Benite (Burgos – ESP), Alex Garcia (Zopone/Gocil Bauru), Léo Meindl (Fuenlabrada – ESP), Bruno Caboclo (Limoges – FRA), Lucas Dias (Sesi Franca Basquete), Anderson Varejão (Cleveland Cavaliers – EUA), Lucas Mariano (São Paulo) e Rafael Hettsheimeir (Flamengo).
Caio Pacheco (Bahia Basket -ARG), Cristiano Felício (Chicago Bulls – EUA) e Léo Demétrio (Flamengo) foram cortados. Os três participaram do período preparatório em Walbrzych, na Polônia, que contou com dois amistosos, ambos vencidos pelo Brasil, contra a seleção polonesa.
+ Saiba como foi a preparação da Seleção Brasileira na Polônia
Para o técnico Aleksandar Petrovic, as duas semanas de preparação visando o Pré-Olímpico foram ótimas.
“Estamos próximos da competição e acredito que prontos para o Pré-Olímpicos. Fizemos duas semanas ótimas de trabalho e definimos neste domingo o grupo. Tivemos primeiro a saída do Caio, um jovem muito talentoso, depois do Cristiano Felício, que certamente estará conosco no futuro, e por último o Léo Demétrio, que foi uma grande surpresa nessa preparação, treinando e jogando muito bem na posição 3. É outro que em breve estará de volta e defenderá o Brasil por muitos anos”, disse o treinador principal da Seleção Brasileira de Basquete.
Após o primeiro confronto frente a Tunísia, o Brasil fecha a primeira fase do Pré-Olímpico nesta quarta-feira (30/06) contra a Croácia, também às 15h e com transmissão no SporTV. Caso se classifique entre os dois melhores do mini-grupo, a Seleção Brasileira enfrentará a Rússia, Alemanha ou México nas semifinais. Valendo vaga olímpica, a final acontecerá no dia 4 de julho.
Das quadras da LDB para a Seleção Brasileira
A Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), maior campeonato de base do país e que conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), é reconhecida por contribuir na formação de grandes nomes do basquete brasileiro nos últimos anos.
Uma das grandes provas da contribuição da LDB para a renovação do basquete brasileiro é que entre os 12 atletas confirmados na Seleção Brasileira no Pré-Olímpico, seis já atuaram e tiveram a competição como celeiro durante o período de divisões de base. São eles: Lucas Mariano, Lucas Dias, Georginho, Yago, Léo Meindl e Bruno Caboclo, que ainda no início de carreira desfilaram o seu jogo nas quadras da LDB.
View this post on Instagram
Dentre os seis, apenas Léo Meindl, do Fuenlabrada (ESP), e Bruno Caboclo, do Limoges (FRA), não disputaram a última edição da elite do basquete brasileiro, o NBB. Enquanto os outros quatro, que atuam em solo nacional, se destacam pelo protagonismo em seus respectivos clubes nos últimos anos, casos de Yago, King Of The Finals e atual campeão do NBB, Georginho e Lucas Mariano, King Of The Season (MVP) dos NBB’s 2019/2020 e 2020/2021, em ordem, e Lucas Dias, cestinha do último NBB.
Confira a lista final da convocação para o Pré-Olímpico:
Armadores
Georginho – São Paulo FC
Marcelinho Huertas – Tenerife (ESP)
Rafa Luz – Nevezis BC (LIT)
Yago – Flamengo
Alas
Alex Garcia – Bauru
Bruno Caboclo – Limoges CSP (FRA)
Léo Meindl – Fuenlabrada (ESP)
Vitor Benite – Burgos (ESP)
Pivôs
Anderson Varejão – Cleveland Cavaliers (EUA)
Lucas Dias – Sesi Franca
Lucas Mariano – São Paulo FC
Rafael Hettsheimeir – Flamengo
Tabela de Jogos:
Fase de grupos:
29/06 (Terça-feira)
11h30 – Alemanha x México – ao vivo no SporTV
15h00 – Tunísia x Brasil – ao vivo no SporTV
30/06 (Quarta-feira)
15h00 – Brasil x Croácia – ao vivo no SporTV
01/07 (Quinta-feira)
11h30 – Rússia x Alemanha – ao vivo no SporTV
15h00 – Croácia x Tunísia – ao vivo no SporTV
Semifinais:
03/07 (Sábado)
Duela A: 1ª do Grupo A x 2º do Grupo B – ao vivo no SporTV
Duelo B: 1º do Grupo B x 2º do Grupo A – ao vivo no SporTV
04/07 (Domingo)
Vencedor A x Vencedor B – ao vivo no SporTV