HOJE
Talento Especial
Por Liga Nacional de Basquete
Qualidade de sobra, carisma puro e ídolo nacional: chegada de Anderson Varejão trará ganhos para o NBB CAIXA dentro e fora das quadras

Varejão mantém projeto social com crianças em Franca e no Espírito Santo (Divulgação)
O cabelo é incomparável. O carisma e o sorriso são puros e sinceros. A qualidade e a raça dentro de quadra são indiscutíveis. Não à toa, Anderson Varejão é o jogador de basquete que o Brasil todo conhece.
“Aquele da cabeleira? Acho ele lindo”, fala a senhora de 60 anos que mal sabe como funciona o esporte da bola laranja. “Óbvio que sei quem é. Ele jogou com o LeBron James e depois com o Steph Curry”, diz o jovem antenado. “Pô, o cara é um monstro dentro de quadra. Queria no meu time”, exalta o basqueteiro nato.
Reforço do Flamengo para esta e a próxima temporada, Varejão pode ser definido de várias maneiras e é isso que o torna especial. Dono daquelas histórias de superação que são a cara do nosso país, o novo camisa 17 rubro-negro trará ganhos ao NBB CAIXA dentro e fora das quadras.
“Quem ganha, sem dúvidas, é o fã do basquete brasileiro. A vinda do Varejão só ratifica todo o trabalho que vem sendo realizado pela Liga e os clubes. Isso mostra a força do nosso campeonato, que segue como um dos principais de todo o continente. Com certeza é um marco para nós e espero que a chegada dele alavanque ainda mais nosso campeonato”, disse João Fernando Rossi, presidente da LNB.
É inegável que o time carioca sobe ainda mais de nível com a chegada dele. Um time que já tinha Marquinhos, Marcelinho Machado, Olivinha e tantos outros nomes consagrados acrescentou um dos maiores jogadores da história recente do basquete nacional. Uau, que elenco é esse?!
“O Flamengo deu mais uma vez a demonstração de entidade comprometida com a evolução do esporte nacional”, exaltou o comandante rubro-negro José Neto no anúncio da contratação.
“Repatriar um jogador como Anderson Varejão, que há cerca de 15 anos estava na Europa e na NBA jogando em grandes equipes e conquistando títulos, é uma contribuição não só para o basquete do Flamengo, acrescentando muito para a equipe, mas também para a modalidade no Brasil como um todo”, completou.
Mas é o campeonato todo que ganhará mais. Um jogador deste porte atuando no basquete brasileiro depois de mais de 15 anos fora do país desperta a atenção do público, de possíveis patrocinadores, da mídia esportiva e aumentará ainda mais o alcance do NBB CAIXA. Em franca evolução, o maior campeonato de basquete do país teve mais uma bola dentro nos últimos anos.
Na sua “jornada especial” na décima edição do NBB CAIXA, Varejão tem uma importante companhia: Leandrinho Barbosa. Também dono de carreira gloriosa na NBA, o ala/armador disputa o NBB CAIXA pela terceira vez, agora com a camisa do Sesi Franca. Aliás, imagina quando os dois se enfrentarem? Já pode anotar na agenda, dia 15/02, às 20 horas na Arena Carioca 1.

Varejão tem relação extremamente próxima com a Seleção; recentemente, atleta atuou em jogos das Eliminatórias (FIBA/Divulgação)
Muito da fama de Varejão se deve a seu patriotismo, aquele orgulho declarado de ser brasileiro e defender o país com unhas dentes. Mesmo com sua carreira milionária, o jogador mostrou sempre muito orgulho em defender a Seleção e disputou nove competições oficiais entre 2002 e 2014, sendo quatro Mundiais e uma Olimpíada.
É só pensar que nove vezes durante 13 anos, Varejão usou suas férias para vestir a camisa verde-amarela. Esse número ainda poderia ser maior, já que o reforço rubro-negro acabou cortado das Olimpíadas do Rio de Janeiro de última hora. Maldita hérnia de disco…
Nascido na pequena cidade de Colatina, no Espírito Santo, o pivô teve uma ascensão meteórica. Seu início foi na terra natal, com Alarico Duarte, seu primeiro técnico. Mas onde o pivô ganhou projeção internacional e chamou a atenção do mundo todo foi na capital do basquete brasileiro, Franca.
Aos 19 anos de idade, Varejão deixou o Brasil e se transferiu para um dos maiores clubes do mundo, o Barcelona (ESP). Dois anos depois, o menino de Colatina partiu rumo à NBA. Na Terra do Tio Sam, ele fez de tudo. Durante anos foi uma das referências do Cleveland Cavaliers dentro de quadra e fora também.
Atuando ao lado do então garoto LeBron James, o brasileiro viveu grandes momentos, especialmente entre 2007 e 2013. Final da NBA, incontáveis rebotes e duplos-duplos e muita, mas muita mesmo, admiração dos fãs de Cleveland marcaram a passagem dele por lá. Até noite da peruca a franquia promoveu para homenagear Varejão.

Que moral! Durante uma partida dos Cavaliers, torcedores receberam perucas para imitar o cabelo do brasileiro (Divulgação)
O destino foi bondoso com Varejão e, depois de ser trocado e dispensado pelo Portlando Trail Blazers, teve a oportunidade de jogar no time sensação da NBA nos últimos anos, o Golden State Warriors. Por lá foram quase duas temporadas e poucos minutos em quadra, mas mais uma vez seu carisma falou mais alto.
Após deixar a equipe no meio da temporada 2016/2017, o brasileiro assistiu pela televisão os Warriors conquistarem a NBA pela segunda vez em três anos. Mas nosso Varejão é tão gente boa, que a franquia de Oakland fez questão de mandar o anel de campeão da liga norte-americana para ele. Não falei que esse cara é diferente?
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca