#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Tem história

17-11-2015 | 11:40
Por Liga Nacional de Basquete

Invicto no NBB 15/16, Bauru recebe Pinheiros, nesta quarta-feira, em duelo marcado por placar histórico na temporada passada; partida terá transmissão ao vivo via web

Vindo de três vitórias nas três primeiras rodadas da edição 2015/2016 do NBB, o Paschoalotto/Bauru encarará o EC Pinheiros, nesta quarta-feira (18/11), no Ginásio Panela de Pressão, no interior paulista, às 20 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo para todo o país via web, no site da LNB, através do link www.lnb.com.br/tempo-real.

Jefferson William, do Bauru

No NBB 14/15, Bauru bateu Pinheiros por 61 pontos de diferença (116 a 55) no Panela de Pressão (Henrique Costa/Bauru Basket)

Na última vez em que se enfrentaram no Ginásio Panela de Pressão, as duas equipes protagonizaram um confronto pra lá de atípico. No primeiro turno da temporada passada, os bauruenses imprimiram um ritmo alucinante e conquistaram um triunfo histórico sobre os pinheirenses por incríveis 61 pontos de diferença, com placar de 116 a 55.

Esse resultado quase bateu o recorde de diferença de pontos numa única partida pertencente ao Flamengo, que no NBB 11/12 superou o Vila Velha por 62 pontos de vantagem, um tento a mais que o Dragão da Cidade Sem Limites. De quebra, o Bauru registrou a maior marca de pontos de um time (116) e estabeleceu a vitória mais larga da temporada passada do NBB (61 de diferença).

Ainda falando sobre o histórico do confronto, Bauru e Pinheiros se enfrentaram em 14 oportunidades pelo NBB, com nove triunfos dos bauruenses, sendo três deles de maneira consecutiva, e cinco do clube da capital paulista, que venceu o time do interior paulista pela última vez no primeiro turno da temporada 2013/2014, justamente no Panela de Pressão, por 97 a 91.

A diferença entre as duas equipes não fica só por conta do histórico passado, mas também no presente momento. Na atual temporada, os comandados do técnico Demétrius Ferracciú estão invictos no NBB, com campanha de três triunfos nas três primeiras partidas que disputou, contra Flamengo e Macaé, ambos em casa, e sobre o Decisão Engenharia/Minas, em Belo Horizonte (MG).

“Temos que focar no nosso trabalho defensivo, como temos feito até agora neste NBB. Com uma boa defesa a gente consegue explorar ainda mais o nosso potencial no ataque e buscar a vitória. O time deles é bem novo, corre muito, sai muito rápido para o contra ataque. Temos que parar o contra ataque deles e impor o nosso ritmo de jogo”, destacou o ala Léo Meindl, do Bauru.

ECP PIN X MINAS 04nov | Esporte Clube Pinheiros | Foto: RicardoBufolin/ECP

Pinheiros, do bauruense Lucas Dias, tem campanha de 2 vitórias e 2 derrotas no NBB 15/16 (Ricardo Bufolin/ECP)

Já o Pinheiros está com campanha regular de dois resultados positivos em quatro partidas no NBB (50% de aproveitamento). A jovem equipe do técnico César Guidetti iniciou a competição vencendo o Minas, mas tropeçou na rodada seguinte ao perder para o UniCEUB/Cartão BRB/Brasília, ambos como mandante. Fora de casa, o time do Jardim Europa bateu o atual campeão paulista, São José Basketball, e foi superada pelo Mogi das Cruzes/Helbor, na rodada passada.

“É um desafio grande principalmente pelo retrospecto fora de casa do Pinheiros. Eles ganharam do campeão Paulista, fizeram jogo duro conta o Mogi, lá em Mogi, então é um time perigoso que tem mostrado várias qualidades”, apontou o comandante do Bauru, Demétrius Ferracciú.

+Clique aqui e confira a tabela de classificação completa da temporada 2015/2016 do NBB

Técnico Demétrius pede atenção ao Bauru na defesa para enfrentar o Pinheiros (Caio Casagrande/Bauru Basket)

Técnico Demétrius pede atenção ao Bauru para enfrentar o Pinheiros (Caio Casagrande/Bauru Basket)

Nascido em Bauru (SP), o ala Lucas Dias vem sendo um dos destaques do Pinheiros na atual temporada do NBB. O jogador, de apenas 20 anos, está com média de 14,3 pontos por jogo e é o segundo cestinha de sua equipe no campeonato, atrás apenas do ala/armador norte-americano Corderro Bennett, que anotou em média 16,8 pontos nas quatro primeiras rodadas.

Por sua vez, o Bauru tem chamado a atenção pelo aspecto coletivo. O maior pontuador do time é o pivô Rafael Hettsheimeir, com média de apenas 13,0 tentos por partida. Além dele, outros três atletas possuem média de pontos maior que dez pontos: Robert Day (12,7), Alex Garcia (12,7) e Léo Meindl (11,3). Bem próximos a eles estão Jefferson e Ricardo Fischer, donos das respectivas médias de 9,7 e 9,3 pontos por jogo.

E o duelo desta quarta-feira será marcante também para Paulinho Boracini. Recém contratado pelo Bauru, o armador defendeu o Pinheiros nas quatro últimas temporadas do NBB e enfrentará sua ex-equipe pela primeira vez desde que saiu de lá. Com a camisa pinheirense, Paulinho conquistou o Campeonato Paulista de 2012, o histórico título da Liga das Américas e o vice-campeonato da Copa Intercontinental em 2013.