HOJE
Teste de fogo
Por Liga Nacional de Basquete
Sem perder há 22 partidas no NBB 7, líder Bauru vai a São Paulo testar sua invencibilidade diante do bom momento do Pinheiros, nesta sexta-feira

Bauru vem de vitória no clássico do interior paulista contra Franca (Henrique Costa/Bauru Basket)
Nesta sexta-feira (27/03), o líder absoluto da temporada 2014/2015 do NBB Paschoalotto/Bauru vai à capital paulista testar sua invencibilidade de 22 partidas no campeonato nacional, diante do Pinheiros/SKY, fora de casa, no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, às 20 horas (de Brasília).
Com o recorde de triunfos consecutivos da história das fases de classificação em mãos, o time do técnico Guerrinha, dono da campanha de 25 êxitos em 27 jogos (92,6% de aproveitamento), quer vencer para ficar mais próximo de garantir a liderança da primeira fase e evitar uma possível ultrapassagem do vice-líder Winner/Limeira, que tem duas derrotas a mais.
Esta já é disparadamente a melhor campanha do Bauru em toda sua história no NBB. Além disso, se vencer seus três próximos jogos, terminará a fase de classificação com apenas duas derrotas em 30 jogos, igualando, assim, a marca de menor número de reveses em uma primeira fase, que pertence ao Flamengo no NBB 1, quando perdeu dois jogos em 28 (92,9% de aproveitamento), curiosamente a campanha que o time bauruense alcançará caso vença o Pinheiros nesta sexta-feira.

Pinheiros, de Toledo, é 7º colocado do NBB 7 (Ricardo Bufolin/ECP)
“Estamos na reta final da fase de classificação e trabalhamos forte até aqui, então não podemos relaxar agora que falta muito pouco. A equipe do Pinheiros tem chance de subir ainda mais na tabela e não vai facilitar jogando em casa”, apontou o armador Ricardo Fischer, do Bauru.
O clube pinheirense, por sua vez, ocupa a sétima posição, com campanha de 14 vitórias em 27 partidas (51,9% de aproveitamento) e está de olho no seu rival Paulistano/Unimed, que atualmente é dono da sexta colocação e tem o mesmo número de derrotas de seu adversário da capital paulista (13), mas com um jogo a mais.
+Clique aqui e confira a classificação completa temporada 2014/2015 do NBB
Portanto, se vencer o líder Bauru nesta sexta-feira, o time comandado pelo técnico Marcel de Souza igualará a campanha dos atuais vice-campeões do NBB, que é de 15 vitórias em 28 jogos. Porém, ainda não os ultrapassará, pois tem desvantagem no desempate por ter perdido os dois confrontos diretos na fase de classificação.
“Jogaremos em casa e isso é muito importante. Fazer esse fator quadra ser favorável para a gente. Temos que controlar o ritmo do jogo, porque eles têm muito controle de bola, e evitar ao máximo que eles tenham liberdade para chutar dos três pontos. Precisamos diminuir esse volume”, completa o camisa 13.
E motivação é o que não falta para o Pinheiros quebrar a série invicta do Bauru. Ainda no primeiro turno da atual temporada, a equipe pinheirense foi a responsável pela primeira derrota do então invicto e líder Limeira, em pleno “Vô” Lucato, no interior paulista, por expressivos 14 pontos de diferença, placar de 86 a 72.
Ainda falando em primeiro turno, o jogo entre Bauru e Pinheiros, no Panela de Pressão, foi histórico. Arrasador e dominante do início ao fim, a equipe do técnico Guerrinha não tomou conhecimento da equipe da capital paulista e levou a melhor por incríveis 61 pontos de vantagem, com o elástico placar de 116 a 55. Esta foi a segunda maior diferença de pontos da história do NBB e ficou atrás somente do Flamengo, que no NBB 4 superou o Vila Velha por 62 pontos de vantagem, um a mais que os bauruenses.

No primeiro turno, Bauru, de Gui Deodato, venceu Pinheiros por 61 pontos de diferença (Henrique Costa/Bauru Basket)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca