HOJE
Trajetória do campeão
Por Liga Nacional de Basquete
Foram três vice-campeonatos internacionais antes de alcançar o lugar mais alto do pódio, confira a trajetória do Pinheiros, a melhor equipe das Américas

Pela primeira vez em sua história, o Pinheiros conquista um título internacional (Samuel Vélez/FIBA Américas)
Aproveitando uma expressão famosa do futebol, a bola bateu na trave do Pinheiros/SKY três vezes antes de, finalmente, entrar no gol. O time da capital paulista amargurou três vice-campeonatos em competições internacionais nos últimos dois anos, antes de chegar ao tão sonhado título da Liga das Américas, a maior competição de basquete da América Latina, nesta sexta-feira.
As derrotas na Liga Sul-Americana (2012) e no Torneio Interligas (2011 e 2012), sem dúvida, fortaleceram o até então inexperiente time do Pinheiros, que antes de 2010 nunca havia participado sequer de uma competição internacional. Os comandados de Claudio Mortari foram a cada decisão ganhando a experiência necessária para atingir o ponto mais alto do cenário do basquete latino-americano.
Agora, antes de chegar a disputa de títulos continentais, o Pinheiros foi construindo sua história em território nacional. O clube de São Paulo faturou o título do Campeonato Paulista, em 2011, o primeiro de sua história, e no NBB, foi duas vezes consecutivas o terceiro colocado (edições 2010/2011 e 2011/2012).

Norte-americano Joe Smith foi um dos grandes reforços para a temporada (Divulgação/FIBA Americas)
No início da atual temporada, a equipe passou por uma grande reformulação no elenco. Jogadores importantes como o ala Marquinhos, o ala/pivô Olivinha e o armador argentino Juan Pablo Figueroa passaram a não fazer mais parte do grupo, que manteve peças importantes como Shamell, Paulinho Boracini, Rafael Mineiro, Morro e Bruno Fiorotto. Aos remanescentes, se uniram os novos reforços: o ala/armador norte-americano Joe Smith, o ala Marcio, o armador Fernando Penna e os pivôs Guillermo Araujo e André Bambu.

A classificação para a Liga das Américas foi no último segundo (Divulgação/FIBA Americas)
Com esse elenco, o Pinheiros foi trabalhando forte, sem fazer muito barulho, e os resultados foram aparecendo aos poucos. O primeiro deles foi na primeira fase da Liga Sul-Americana, quando o time paulista garantiu uma das vagas para a Liga das Américas com um arremesso milagroso do ala/armador Paulinho Boracini, no último segundo do jogo contra o Centauros (VEN), anfitriões do Grupo A.
Na Liga das Américas, o Pinheiros passou pela primeira fase na segunda posição do Grupo A e, em seguida, repetiu o feito no quadrangular semifinal, eliminando o rival brasileiro considerado favorito, o Flamengo.
Ao chegar ao Final Four da competição, a equipe de Claudio Mortari venceu o jogo de estreia diante dos donos da casa, o Capitanes de Arecibo (PUR) jogando um basquete envolvente e agressivo.
Na segunda rodada, o desafio era extremamente complicado, já que o Lanús (ARG) havia vencido o atual tricampeão do NBB, o Uniceub/BRB/Brasília, com uma larga vantagem. Esse confronto, praticamente, definiria o campeão do torneio.

Com vitória sobre o Lanús, o Pinheiros garantiu o título inédito (Divulgação/FIBA Americas)
Sem se intimidar com o que estava por vir, o time pinheirense foi para cima dos argentinos. O experiente ala Márcio Dornelles chamou a responsabilidade e foi um dos destaques da equipe, com 21 pontos, assim como o pivô Rafael Mineiro, que contribuiu com 20 pontos e nove rebotes. Com um último quarto impecável, os paulistas foram capazes de segurar a pressão da equipe rival para manter a vitória.
O Pinheiros precisava torcer apenas por um resultado positivo do Capitanes de Arecibo diante do Uniceub/BRB/Brasília para garantir, com antecedência, o titulo da Liga das Américas 2013. E a torcida funcionou, os portorriquenhos venceram e a equipe de SP pôde, finalmente, soltar o grito de campeão.
Parabéns aos atletas, comissão técnica e dirigentes do Pinheiros pela conquista que engrandece toda essa nação do basquete brasileiro.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca