HOJE
Vai começara LDB 2019!
Por Liga Nacional de Basquete
Sistema de disputa, sedes e equipes participantes: saiba tudo sobre a LDB 2019
A nona edição do Campeonato Brasileiro de Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) vai começar. Com 13 equipes participantes, duas a mais que na última edição, a maior competição de base do basquete brasileiro terá início nesta quarta-feira (24/07), em duas sedes distintas: Rio de Janeiro (RJ) e Curitiba (PR).
O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
Durante a LDB 2019, 13 serão o número de equipes participantes; são elas: ADRM/Maringá (PR), Basquete Cearense (CE), Corinthians (SP), Coritiba Monster/Sociedade Thalia (PR), Curitiba Basquetebol/CMP/ABSB (PR), Flamengo (RJ), Minas Tênis Clube (MG), Pinheiros (SP), Paulistano (SP), Praia Clube (MG), União Corinthians (RS), São José Basketball (SP) e Sesi Franca Basquete (SP).
Com a competição batendo à porta, listamos alguns fatos importantes para você ficar por dentro sobre tudo que vai rolar. Confere aí!
O que é a LDB?

Pinheiros, foi o campeão da última edição da LDB (Fotojump/LNB)
O Campeonato Brasileiro de Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é uma competição sub-20, organizada pela Liga Nacional de Basquete, que acontece anualmente.
Sua primeira edição aconteceu em 2011, em parceria com o Ministério do Esporte. Com o intuito de ajudar na formação de jovens atletas no cenário nacional, a competição tem feito o seu papel nos últimos anos e serviu como um grande celeiro da nova geração do basquete brasileiro.
A maior prova disso é que cerca de 50% dos atletas que atualmente disputam o NBB CAIXA já participaram da competição, além de alguns jogadores que hoje em dia atuam na NBA, casos dos alas Didi (draftado pelo New Orleans Pelicans) e Bruno Caboclo (Memphis Grizzlies), e do pivô Cristiano Felício (Chicago Bulls).
Sistema de Disputa
A primeira etapa da LDB 2019 será dividida em duas partes, que após o seu término classificará os oito primeiros colocados à fase final. A primeira começará no dia 24 de julho (quarta-feira) e se encerrará no dia 30 do mesmo mês (terça-feira).
Nesse primeiro momento, as equipes serão divididas em dois grupos, mas em sedes diferentes: o Grupo A jogará no Ginásio Palácio de Cristal, em Curitiba (PR), e o Grupo B no Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ). Dentro de seus grupos, os times se enfrentarão, todos contra todos, uma vez.
Equipes do Grupo A: Pinheiros (SP), Basquete Cearense (CE), União Corinthians (RS), São José Basketball (SP), Flamengo (RJ) e ADRM/Maringá (PR).
Equipes do Grupo B: Paulistano (SP), Sesi Franca Basquete (SP), Corinthians (SP), Coritiba Monster/Sociedade Thalia (PR), Curitiba Basquetebol/CMP/ABSB (PR), Minas Tênis Clube (MG), Praia Clube (MG).
+ Tabela completa dos jogos da primeira fase da LDB 2019
Já a segunda parte acontecerá em São Paulo, entre os dias 27 de agosto e 03 de setembro. Nela, as equipes do Grupo A enfrentarão as do Grupo B, mais uma vez em dois locais distintos: no Continental Parque Clube (Osasco) e no Ginásio Antônio Prado Jr (São Paulo). Ao final da disputa, os oito melhores colocados garantirão a vaga na fase final, que também ocorrerá em São Paulo.
A fase final acontecerá entre os dias 24 e 29 de setembro, com sede no Ginásio Antônio Prado Jr. Nela, os oito classificados serão divididos em dois grupos da seguinte maneira: Grupo C com 1º, 4º, 5º e 8º colocados, e Grupo D com 2º, 3º, 6º e 7º colocados.
Os quatro membros de cada grupo se enfrentarão entre si e, após isso, os dois primeiros colocados de cada chave avançam ao Final Four da competição, que terá confrontos entre o 1º C x 2º D e 1º D x 2º C. Após os duelos, os vencedores farão a finalíssima, marcada para o dia 29 de setembro.
Vale lembrar que o campeão terá o direito de disputar a Taça Interligas de Desenvolvimento de 2020 contra o campeão da LDD (Liga de Desarollo).
Já os times que terminarem em 3º e 4º de seus grupos da fase final farão a disputa de 5º a 8º (3º C x 4º D e 3º D x 4º C). Para maiores informações, acesse o Regulamento completo da LDB 2019.
Os elencos mais poderosos:
– Pinheiros

Mesmo reformulado, Pinheiros chega forte para LDB 2019 (Fotojump/LNB)
Campeão da última edição da LDB, o EC Pinheiros entra na competição como um dos principais candidatos ao título novamente. Mesmo sem poder contar com boa parte do elenco vitorioso, o time pinheirense conseguiu se renovar e segue muito forte para mais esse campeonato.
Um dos reforços foi nada mais nada menos que o Jogador Mais Eficiente da LDB 2018: o ala/pivô Mãozinha. Atuando pelo ADRM/Maringá, o atleta de 18 anos teve médias de 17,7 pontos, 11,2 rebotes e 24,3 de eficiência. Agora, nas mãos de David Pelosini, será um dos pilares da equipe na competição.
Fundamentais no bicampeonato de 2018, os alas Danilo Sena e Jonas Buffat seguem na equipe para a disputa da LDB 2019. O primeiro teve boa passagem pelo Cerrado Basquete durante a Liga Ouro 2019, enquanto o segundo permaneceu na base pinheirense.
O clube também apostará em jovens promessas, como o armador Gabriel Campos, de apenas 17 anos. Irmão do experiente ala Jefferson Campos, Gabriel sempre se destacou pelo estilo de jogo ousado, com muita velocidade e jogadas plásticas.
– Flamengo

Recheado de novidades, Flamengo irá em busca de seu terceiro título na competição (Fotojump/LNB)
Maior vencedor ao lado do Pinheiros (dois títulos cada), o Flamengo chega para a LDB 2019 com um elenco de muita qualidade. O time rubro-negro tem um trio já experiente em LDB que promete muito: o armador Matheusinho, o ala Matheus Weber (ex-Paulistano) e o ala/pivô Ruan, todos com participações em partidas do NBB CAIXA.
Além deles, o clube da Gávea ainda aposta em uma jovem promessa que já demonstrou seu potencial fora do Brasil: o armador Pedro Nunes. Com boas passagens pelo Joventut Badalona (ESP) e IMG Academy (EUA), o jogador de 2,01m é um dos grandes nomes para se ficar de olho na LDB 2019.
+ 10 prospectos da geração que disputará a LDB 2019
– Paulistano

Experiente, Dikembe será um dos pilares do CAP na competição (Fotojump/LNB)
O Paulistano/Corpore é outro time que vem forte para a competição. Campeão em 2017 e vice em 2018, o time comandado pelo treinador Beto Jayme confia em uma dupla que já conquistou o campeonato e também integra a equipe principal: o armador Beto Fagundes e o pivô Dikembe – MVP da LDB 2017.
O CAP ainda conta com um novo reforço que atuou pelo rival Pinheiros na última edição, o ala/armador Jonatan, que teve médias de 16,3 pontos, 3,1 rebotes e 14,4 de eficiência.
– Sesi Franca Basquete
Berço de grandes craques do basquete brasileiro, o Sesi Franca Basquete geralmente entra nas competições para brigar pelo título. E na LDB 2019 não será diferente.
Com a mesma base da última edição, o time francano tem como ponto forte o garrafão da equipe. Na posição, três jogadores se destacam: os alas/pivôs Márcio, 16 anos e 2,02m, e Edu Marília, 17 anos e 2,07m, e o pivô Augusto, 18 anos e 2,06m, que já integram o elenco profissional da equipe francana.
Os estreantes:
– Coritiba Monsters/Sociedade Thalia
O Coritiba Monsters foi fundado em março de 2019, em um projeto encabeçado pelo ex-jogador Rolando Ferreira, primeiro brasileiro a disputar a NBA. Em pouco tempo, a equipe já está participando de campeonatos regionais, como a Série Prata do Campeonato Paranaense e o Campeonato Metropolitano.
Pela primeira vez na LDB, a equipe coxa-branca será comandada pelo treinador Fábio Pellanda. Alguns atletas do time já participaram de outras edições da competição, como o ala/pivô Herbert (ex-Círculo Militar de Curitiba) e o pivô Cristofer Duarte (ex-Paulistano).
– Corinthians
Uma das equipes participantes do NBB CAIXA, o Corinthians estreará na LDB 2019. O clube do Parque São Jorge será comandado por Vitor Galvani, auxiliar do time profissional e técnico do Sub-19.
O elenco conta com jogadores da equipe Sub-19 do Timão, além de alguns atletas que já participaram do campeonato por outras equipes, como o armador Daniel Von Haydin e o ala Felipe Dalaqua, que disputaram a última edição pelo Palmeiras, e o armador Matheus Ribas, ex-Círculo Militar de Curitiba.
Os campeões e MVP’s:
2011 – Flamengo
MVP – Fred Varejinho (Flamengo)
2012 – Bauru
MVP – Andrezão (Bauru)
2013 – Flamengo
MVP – Ronald (Brasília)
2014 – Basquete Cearense
MVP – Cristiano Felício (Flamengo)
2015 – Pinheiros
MVP – Lucas Dias (Pinheiros)
2016 – Sesi Franca
MVP – João Pedro (Franca)
2017 – Paulistano
MVP – Dikembe (Paulistano)
2018 – Pinheiros
MVP – Mãozinha (Maringá)
Sedes de cada etapa
1ª Etapa:
Grupo A: Ginásio Palácio de Cristal, em Curitiba (PR)
Grupo B: Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ).
2ª Etapa:
Ginásio Antônio Prado Jr (SP)
Continental Parque Clube (Osasco)
Fase final:
Ginásio Antônio Prado Jr (SP)
Tabela de jogos do 1º dia da LDB 2019:
24/07 (Quarta-feira)
Sede RJ – Ginásio do Tijuca Tênis Clube
09h – EC Pinheiros x Basquete Cearense
11h15 – União Corinthians/Unico x São José Basketball
13h30 – Flamengo x ADRM/Maringá
Sede Curitiba – Ginásio Palácio de Cristal
14h – Paulistano x Sesi Franca Basquete
16h15 – Corinthians x Coritiba Monsters/Sociedade Thalia
18h30 – Curitiba Basquetebol/CMP/ABSB x Minas Tênis Clube
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca