HOJE
tudo sobreminas x cap
Por Liga Nacional de Basquete
Grandes duelos no passado e presenças no Jogo das Estrelas 2019: saiba tudo sobre Minas e Paulistano, que se enfrentam nesta quarta-feira, ao vivo no Twitter do NBB
São poucas as equipes que disputaram todas as edições do NBB CAIXA: apenas seis. Logo, todo encontro entre elas possui muita história e momentos marcantes.
Duas delas, Life/Fitness Minas e Paulistano/Corpore, se enfrentarão pela 22ª vez na maior competição do basquete brasileiro, nesta quarta-feira (30/01), na Arena MTC, em Belo Horizonte (MG), às 20 horas, com transmissão ao vivo no Twitter do NBB (@NBB).
Com histórico de grandes duelos, além de jogadores selecionados para o Jogo das Estrelas 2019 e grandes momentos individuais, o confronto tem tudo para ser imperdível.
Saiba mais sobre a história desse duelo e o atual momento das equipes na temporada. Confere aí!
Muita história no confronto
No total, Minas e Paulistano já se enfrentaram 21 vezes, com boa vantagem para o time paulista, que venceu 15 vezes, contra seis dos mineiros. Além disso, o CAP não perde para o clube de Belo Horizonte há sete partidas – última derrota na temporada 2014/2015, por 72 a 69.
Alguns desses jogos ficaram marcados pelo equilíbrio e decisões na prorrogação. No NBB CAIXA 2012/2013, foram necessárias três prorrogações para se definir um vencedor. O Paulistano levou a melhor com placar centenário dos dois lados, 114 a 109, com grande atuação do armador Elinho, na época jogador do clube paulista, que fez 26 pontos e distribuiu quatro assistências, com 26 de eficiência.
Mais recentemente, na temporada passada, outra partida de tirar o fôlego. O Paulistano vencia por 14 pontos no intervalo (42 a 28), mas no segundo tempo o Minas reagiu e assumiu a liderança do placar durante o último período. No final, Lucas Dias acertou um arremesso de muito longe para empatar, restando 12 segundos e levar para o tempo extra – 77 a 77.
E essa bola de #3PontosSKY do Lucas Dias para empatar a partida e levar para a OT. De tirar o fôlego ou não, @SKYBrasil? @ClubePaulistano pic.twitter.com/m6gYyI3lYq
— NBB CAIXA (@NBB) 17 de novembro de 2017
Nos cinco minutos decisivos, o Paulistano conseguiu impor seu jogo para sair de quadra com o resultado positivo. Com uma defesa bem ajustada e um grande trabalho coletivo no ataque, o time da capital paulista venceu o Minas por 16 a 9 no tempo extra e chegou a vitória (93 a 86).
No primeiro turno deu CAP
O primeiro duelo entre as equipes no NBB CAIXA 2018/2019 foi vencido pelo Paulistano, no Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP), por 81 a 76. Atrás no placar durante grande parte do jogo, o time comandado pelo treinador Régis Marrelli se recuperou no último quarto (vencido por 23 a 11) e conseguiu virar a partida.
Dois nomes foram fundamentais para o triunfo do CAP: o ala/armador norte-americano Evan Roquemore, com 20 pontos, duas assistências e 20 de eficiência, e o armador Yago Mateus, responsável por 17 pontos, sete rebotes e quatro assistências, com 19 de eficiência.
Já pelo Minas, o maior destaque ficou por conta do ala/pivô Wesley, cestinha da equipe mineira no duelo, com 17 pontos.
Jogo das Estrelas 2019
O Jogo das Estrelas 2019 está cada vez mais próximo. O evento, que será realizado no Ginásio Pedrocão, em Franca (SP), nos dias 08 e 09 de fevereiro, contará com a participação de alguns atletas de Minas e Paulistano.
No NBB Brasil, o time minastenista será representado pelo ala/armador Leandrinho Barbosa e pelo armador Gegê. Já o clube da capital paulista terá o jovem armador Yago e o ala Léo Meindl entre o selecionado brasileiro.
+Escolha os titulares do NBB Brasil e do NBB Mundo no Jogo das Estrelas 2019
Já no NBB Mundo, apenas o ala norte-americano Dominique Coleman, do Minas, foi escolhido para representar a equipe de estrangeiros.
Vale lembrar que outros jogadores também estarão presentes para os outros desafios do evento. No Torneio de Enterradas, o ala/armador Georginho de Paula, do CAP, e o ala Che Bob, do Minas, estão confirmados. Já no Desafio Interligas – Novas Estrelas (Sub-23), outros dois atletas do clube paulista entrarão em quadra: o ala/pivô Victão e o pivô Dikembe, além da dupla Yago e Georginho.
Momentos distintos
O Minas vive um momento de recuperação no NBB CAIXA 2018/2019. Na oitava colocação, com campanha de sete vitórias em 18 oportunidades (38,9% de aproveitamento), a equipe mineira passou por um momento complicado ao perder seis partidas consecutivas, a maior sequência negativa do time na temporada.
Nas últimas duas partidas houve uma melhora, com um triunfo sobre o Joinville/AABJ, por 89 a 80, e uma derrota sofrida, nos instantes finais, para o Mogi, por 65 a 64.
+Tabela completa do NBB CAIXA 2018/2019
Já o Paulistano vem de derrota no dérbi da capital paulista contra o Pinheiros, mas nada muito preocupante. O time comandado pelo treinador Régis Marrelli está na quinta colocação, com campanha de 12 vitórias e cinco derrotas (70,6% de aproveitamento).
Vale destacar que antes da última partida a equipe vinha de cinco vitórias consecutivas no NBB CAIXA, além da classificação em primeiro lugar no grupo para a fase semifinal da Liga das Américas 2019.
Léo Meindl em alta
Um personagem da partida que vive um grande momento é o ala Léo Meindl, do Paulistano. O atleta vem impressionando a todos com suas ótimas atuações e também pela polivalência em quadra.
+Estatísticas da carreira de Léo Meindl no NBB CAIXA
As médias de Léo comprovam tudo isso, até aqui são 15,2 pontos, 6,6 rebotes, 3,4 assistências e 16,9 de eficiência por jogo. A boa temporada foi reconhecida com uma vaga para representar o NBB Brasil, no Jogo das Estrelas 2019.
+Saiba mais sobre o Jogo das Estrelas 2019
No dérbi da capital paulista, contra o Pinheiros, o jogador nascido em Franca (SP) anotou um duplo-duplo de 22 pontos e 13 rebotes, além de quatro assistências e 29 de eficiência, que rendeu um lugar na Seleção da Semana #12 do NBB CAIXA.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL e Açúcar Guarani.