HOJE
tudo sobreminas x cap
Por Liga Nacional de Basquete
Grandes duelos no passado e presenças no Jogo das Estrelas 2019: saiba tudo sobre Minas e Paulistano, que se enfrentam nesta quarta-feira, ao vivo no Twitter do NBB
São poucas as equipes que disputaram todas as edições do NBB CAIXA: apenas seis. Logo, todo encontro entre elas possui muita história e momentos marcantes.
Duas delas, Life/Fitness Minas e Paulistano/Corpore, se enfrentarão pela 22ª vez na maior competição do basquete brasileiro, nesta quarta-feira (30/01), na Arena MTC, em Belo Horizonte (MG), às 20 horas, com transmissão ao vivo no Twitter do NBB (@NBB).
Com histórico de grandes duelos, além de jogadores selecionados para o Jogo das Estrelas 2019 e grandes momentos individuais, o confronto tem tudo para ser imperdível.
Saiba mais sobre a história desse duelo e o atual momento das equipes na temporada. Confere aí!
Muita história no confronto
No total, Minas e Paulistano já se enfrentaram 21 vezes, com boa vantagem para o time paulista, que venceu 15 vezes, contra seis dos mineiros. Além disso, o CAP não perde para o clube de Belo Horizonte há sete partidas – última derrota na temporada 2014/2015, por 72 a 69.
Alguns desses jogos ficaram marcados pelo equilíbrio e decisões na prorrogação. No NBB CAIXA 2012/2013, foram necessárias três prorrogações para se definir um vencedor. O Paulistano levou a melhor com placar centenário dos dois lados, 114 a 109, com grande atuação do armador Elinho, na época jogador do clube paulista, que fez 26 pontos e distribuiu quatro assistências, com 26 de eficiência.
Mais recentemente, na temporada passada, outra partida de tirar o fôlego. O Paulistano vencia por 14 pontos no intervalo (42 a 28), mas no segundo tempo o Minas reagiu e assumiu a liderança do placar durante o último período. No final, Lucas Dias acertou um arremesso de muito longe para empatar, restando 12 segundos e levar para o tempo extra – 77 a 77.
E essa bola de #3PontosSKY do Lucas Dias para empatar a partida e levar para a OT. De tirar o fôlego ou não, @SKYBrasil? @ClubePaulistano pic.twitter.com/m6gYyI3lYq
— NBB CAIXA (@NBB) 17 de novembro de 2017
Nos cinco minutos decisivos, o Paulistano conseguiu impor seu jogo para sair de quadra com o resultado positivo. Com uma defesa bem ajustada e um grande trabalho coletivo no ataque, o time da capital paulista venceu o Minas por 16 a 9 no tempo extra e chegou a vitória (93 a 86).
No primeiro turno deu CAP
O primeiro duelo entre as equipes no NBB CAIXA 2018/2019 foi vencido pelo Paulistano, no Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP), por 81 a 76. Atrás no placar durante grande parte do jogo, o time comandado pelo treinador Régis Marrelli se recuperou no último quarto (vencido por 23 a 11) e conseguiu virar a partida.
Dois nomes foram fundamentais para o triunfo do CAP: o ala/armador norte-americano Evan Roquemore, com 20 pontos, duas assistências e 20 de eficiência, e o armador Yago Mateus, responsável por 17 pontos, sete rebotes e quatro assistências, com 19 de eficiência.
Já pelo Minas, o maior destaque ficou por conta do ala/pivô Wesley, cestinha da equipe mineira no duelo, com 17 pontos.
Jogo das Estrelas 2019
O Jogo das Estrelas 2019 está cada vez mais próximo. O evento, que será realizado no Ginásio Pedrocão, em Franca (SP), nos dias 08 e 09 de fevereiro, contará com a participação de alguns atletas de Minas e Paulistano.
No NBB Brasil, o time minastenista será representado pelo ala/armador Leandrinho Barbosa e pelo armador Gegê. Já o clube da capital paulista terá o jovem armador Yago e o ala Léo Meindl entre o selecionado brasileiro.
+Escolha os titulares do NBB Brasil e do NBB Mundo no Jogo das Estrelas 2019

Na última edição do Jogo das Estrelas, Yago fez sua estreia pelo NBB Brasil (João Pires/LNB)
Já no NBB Mundo, apenas o ala norte-americano Dominique Coleman, do Minas, foi escolhido para representar a equipe de estrangeiros.
Vale lembrar que outros jogadores também estarão presentes para os outros desafios do evento. No Torneio de Enterradas, o ala/armador Georginho de Paula, do CAP, e o ala Che Bob, do Minas, estão confirmados. Já no Desafio Interligas – Novas Estrelas (Sub-23), outros dois atletas do clube paulista entrarão em quadra: o ala/pivô Victão e o pivô Dikembe, além da dupla Yago e Georginho.
Momentos distintos
O Minas vive um momento de recuperação no NBB CAIXA 2018/2019. Na oitava colocação, com campanha de sete vitórias em 18 oportunidades (38,9% de aproveitamento), a equipe mineira passou por um momento complicado ao perder seis partidas consecutivas, a maior sequência negativa do time na temporada.
Nas últimas duas partidas houve uma melhora, com um triunfo sobre o Joinville/AABJ, por 89 a 80, e uma derrota sofrida, nos instantes finais, para o Mogi, por 65 a 64.
+Tabela completa do NBB CAIXA 2018/2019
Já o Paulistano vem de derrota no dérbi da capital paulista contra o Pinheiros, mas nada muito preocupante. O time comandado pelo treinador Régis Marrelli está na quinta colocação, com campanha de 12 vitórias e cinco derrotas (70,6% de aproveitamento).
Vale destacar que antes da última partida a equipe vinha de cinco vitórias consecutivas no NBB CAIXA, além da classificação em primeiro lugar no grupo para a fase semifinal da Liga das Américas 2019.
Léo Meindl em alta
Um personagem da partida que vive um grande momento é o ala Léo Meindl, do Paulistano. O atleta vem impressionando a todos com suas ótimas atuações e também pela polivalência em quadra.
+Estatísticas da carreira de Léo Meindl no NBB CAIXA

Léo Meindl é um dos destaques da jovem equipe do Paulistano na atual temporada (Willian Oliveira/Divugação)
As médias de Léo comprovam tudo isso, até aqui são 15,2 pontos, 6,6 rebotes, 3,4 assistências e 16,9 de eficiência por jogo. A boa temporada foi reconhecida com uma vaga para representar o NBB Brasil, no Jogo das Estrelas 2019.
+Saiba mais sobre o Jogo das Estrelas 2019
No dérbi da capital paulista, contra o Pinheiros, o jogador nascido em Franca (SP) anotou um duplo-duplo de 22 pontos e 13 rebotes, além de quatro assistências e 29 de eficiência, que rendeu um lugar na Seleção da Semana #12 do NBB CAIXA.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL e Açúcar Guarani.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca