#JOGAJUNTO

Mais basquete

Tudo igual

16-10-2014 | 03:43
Por Liga Nacional de Basquete

Fora de casa, Minas bate Uberlândia de maneira emocionante e empata decisão Campeonato Mineiro em 1 a 1; equipes voltam a se enfrentar na terça-feira, em BH

Está tudo igual na disputa pelo título do Campeonato Mineiro 2014. Novamente no Ginásio Homero Santos (UTC), em Uberlândia, Unitri/Pilhas Energizer e Minas Tênis Clube fizeram mais uma partida emocionante, só que desta vez, o vencedor foi o time de Belo Horizonte, que levou a melhor, por 73 a 69, e empatou a disputa pelo troféu de campeão estadual em 1 a 1.

Figura bastante conhecida em solo uberlandense, o ala/armador norte-americano Robby Collum, que por três temporadas defendeu a equipe do interior do Estado de Minas Gerais, foi o destaque minastenista no duelo desta quarta-feira, com 24 pontos, sendo 14 deles anotados no segundo tempo.

Quem também apareceu bem pelo time de Belo Horizonte foi o ala Alex Oliveira, que deixou a quadra com 21 pontos na conta, 18 deles na segunda metade do jogo. Pelo lado dos donos da casa, o maior pontuador foi o ala/pivô Vinícius Teló, autor de 18 pontos, além dos armadores Caleb Brown e Hélio, responsáveis por 12 pontos cada.

Agora, o confronto que definirá o campeão mineiro de 2014 rumará para a capital do Estado, onde Minas e Uberlândia se enfrentarão pelo terceiro jogo da série melhor de cinco, na próxima terça-feira (21/10), na Arena Vivo, casa minastenista, em Belo Horizonte, às 19 horas (de Brasília).

Alex anotou 21 pontos e foi um dos destaques da emocionante vitória do Minas no UTC (Orlando Bento/Minas T.C.)

Alex anotou 21 pontos e foi um dos destaques da emocionante vitória do Minas no UTC (Orlando Bento/Minas T.C.)

Os donos da casa tiveram um início de partida melhor, sempre liderados pelo armador norte-americano Caleb Brown. O Minas, através das jogadas de Robby Collum e Henrique Coelho, tentaram mudar o cenário do duelo, porém, tiveram suas investidas freadas pela regularidade ofensiva do Uberlândia, que venceu o primeiro quarto, por 20 a 13.

O nível do jogo caiu significativamente no segundo período e os erros de finalização marcaram os minutos iniciais da etapa. Apesar desta situação, o esquadrão do técnico Demétrius aproveitou para encostar no placar (20 a 17), mas, sua reação não foi suficiente e os uberlandenses foram para os vestiários na frente, por 32 a 28.

Pelo jeito a ida para o intervalo fez muito bem ao Minas, pois a equipe voltou pilhada e disposta a mudar o cenário do jogo. A prova disso foi a bela sequência de 12 a 2 que os minastenistas impuseram (40 a 34), o que forçou o técnico adversário Arturo Alvarez a pedir um tempo. A parada fez efeito e o Uberlândia, que virou o jogo ao final do terceiro quarto e foi para os dez minutos finais vencendo, por 56 a 51.

Ex-Uberlândia, Robby Collum fez a diferença em favor do Minas (Orlando Bento/Minas T.C.)

Ex-Uberlândia, Robby Collum fez a diferença em favor do Minas (Orlando Bento/Minas T.C.)

Mas, no último quarto, o norte-americano Robby Collum decidiu acabar com o jogo e, com o gringo ex-Uberlândia no comando, a equipe do Minas Tênis Clube tornou a ficar em vantagem. Não por muito tempo. O Uberlândia se aproveitou dos sucessivos erros dos visitantes e, com bola de 3 pontos de Caleb Brown, virou o jogo novamente, para delírio da torcida presente no UTC.

Quando o placar apontava dez segundos, o Minas estava três pontos atrás (69 a 67), mas foi aí que uma cesta seguida de falta com o lance livre de bonificação convertido os colocou em vantagem na partida (70 a 69). Na saída, o Uberlândia demorou para repor a bola em jogo e o árbitro apontou a infração de cinco segundos, o que devolveu a bola para os minastenistas, neste lance, tiveram sua vitória decretada.

Confira o calendário completo da decisão do Campeonato Mineiro 2014:

Unitri/Pilhas Energizer 1 x 1 Minas Tênis Clube

Jogo 1 – Uberlândia 101 x 98 Minas
Jogo 2 – Uberlândia 69 x 73 Uberlândia
Jogo 3 – 21/10 (terça-feira), às 19 horas, na Arena Vivo (Belo Horizonte)
Jogo 4* – 22/10 (quarta-feira), às 19 horas, na Arena Vivo (Belo Horizonte)
Jogo 5* – 25/10 (sábado), às 18 horas, no Ginásio do UTC (Uberlândia)

*Se necessários