#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Um SonhoRealizado

14-09-2021 | 10:01
Por Liga Nacional de Basquete

25 anos depois, União Corinthians retorna à elite do basquete nacional; conheça a história do único gaúcho campeão brasileiro: ‘’o sonho desse retorno sempre existiu’’

A temporada 2021/2022 do NBB terá início no dia 23 de outubro de 2021 e nesta edição teremos novidades em relação ao último ano do campeonato. Dois novos times ingressaram no plantel, que totaliza 17 clubes, e uma das novas equipes é o União Corinthians, de Santa Cruz do Sul (RS). 

Fundado em 2015 numa fusão entre dois clubes da cidade de Santa Cruz do Sul (Corinthians Sport Club e Clube União), o União Corinthians foi campeão do Campeonato Brasileiro de Basquete em maio deste ano, o que possibilitou o acesso da equipe gaúcha ao NBB. O Conselho de Administração da Liga Nacional de Basquete aprovou a participação do clube na elite do basquete brasileiro, após longos anos de espera. 

‘’As expectativas para o NBB são boas e estamos fazendo um trabalho muito sólido. Apesar desse primeiro ano com orçamento reduzido, estamos contando com o apoio do município de Santa Cruz do Sul e vamos trabalhar para fazer uma bela competição’’ afirmou Diego Puntel, diretor de Basquete do União Corinthians.

+ 17 times disputarão a temporada 21/22 do NBB

A fusão entre os dois clubes de Santa Cruz do Sul foi apenas há 6 anos atrás. Porém, a tradição que o União Corinthians carrega em sua camisa é longa. O Corinthians Sport Club, um dos clubes envolvidos na mescla, foi fundado em 1939 e viveu época de ouro nos anos 90. Já o time gaúcho foi campeão estadual seis vezes seguidas e também campeão brasileiro de basquete em 1994, sob o comando do grande técnico Ary Vidal.

Pitt/Corinthians campeão brasileiro de basquete em 1994 (Agência Brasil/Divulgação)

Após o ápice, em meados dos anos 2000, o então Pitt/Corinthians acabou perdendo força e manteve em funcionamento apenas as categorias de base do clube. Em 2017, dois anos após a fusão que fez nascer o União Corinthians, um novo projeto foi criado, com foco inicial nas categorias de base e na evolução futura da equipe para a possibilidade de disputar competições adultas. 

‘’O projeto iniciado em 2017 foi retomado das categorias de base, com foco na participação em competições nacionais, para que, no futuro, com atletas formados localmente, nós pudéssemos disputar competições adultas.’’

‘’Seguimos o planejamento e nesse ano fomos campeões brasileiros com alguns atletas da base na equipe. Consequentemente, entramos no NBB. Na verdade, o basquete do União Corinthians nunca parou desde o título de 1994, mas nunca chegou no patamar em que está atualmente’’, finalizou Diego.

Agora, com o sucesso inicial do projeto, o União Corinthians está de volta à elite do basquetebol brasileiro. É um momento mágico para os habitantes do município de Santa Cruz do Sul, que viveram as primeiras glórias de um clube gaúcho no basquete brasileiro no início da década de 90 e agora acompanharão o clube da cidade disputando a temporada 2021/2022 do NBB, principal campeonato de basquete do país. 

‘’O sonho desse retorno sempre existiu, desde 1994, após o título brasileiro. Tivemos diversas tentativas de retomada, mas nenhuma com sucesso. Essa influência, essa vontade da comunidade e do clube de querer esse retorno é muito grande. E poder realizar isso agora é muito gratificante’’ completou Diego Puntel.