HOJE
Vai começar
Por Liga Nacional de Basquete
Com 11 equipes participantes, 8ª edição da LDB terá início nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro; confira mais informações
A oitava edição do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete vai começar. Com 11 equipes participantes, a maior competição de base do esporte da bola laranja no Brasil terá início nesta segunda-feira (10/09), no Ginásio Hélio Maurício, na Gávea, Rio de Janeiro (RJ), a partir das 14 horas.
O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
Paulistano/Corpore (SP), Flamengo (RJ), Pinheiros (SP), Sesi Franca Basquete (SP), Minas Tênis Clube (MG), Palmeiras (SP), Praia Clube (MG), São José (SP), Cigha/União Corinthians (RS), Curitiba Basquete/Círculo Militar do Paraná/ABSB (PR) e Country Club/PMM Maringá (PR) são as equipes participantes.
Sistema de disputa
Todos os times participantes se enfrentarão em turno único na fase de classificação, que será dividida em duas etapas. A primeira delas será realizada em duas sedes: Rio de Janeiro (10 a 14/09) e Curitiba (15 a 20/09).
Na sede carioca, que terá suas partidas realizadas na Gávea, estarão Paulistano, Pinheiros, Minas, União Corinthians (RS), Palmeiras e o anfitrião Flamengo. Já na sede paranaense, que acontecerá no Ginásio Palácio de Cristal, estarão Franca, São José, Maringá, Praia Clube e dono da casa Círculo Militar do Paraná.
Depois das partidas da primeira etapa, todo o restante da fase de classificação será realizado entre os dias 30 de setembro e 05 de outubro, no Ginásio Antonio Prado Jr, no Club Athletico Paulistano.
Os oito melhores colocados da primeira fase avançarão ao octogonal final, que será disputado entre os dias 27 de novembro e 02 de dezembro, também em São Paulo, em uma das pausas do NBB CAIXA para partidas da Seleção Brasileira.
No octogonal final, as equipes classificadas serão divididas em dois grupos e jogarão entre si dentro das chaves. Os dois melhores de cada lado avançarão às semifinais, que assim como a decisão, será disputada em jogo único.
Sede RJ – os destaques
Chegou a hora de conferir quem são os principais destaques das equipes que disputarão a sede Rio de Janeiro da primeira etapa da LDB: Paulistano, Flamengo, Palmeiras, Minas e União Corinthians (RS).
Paulistano: Atual campeão da LDB, o Paulistano embarcará ao Rio de Janeiro com a base do elenco que conquistou o título do ano passado, com destaque para o pivô Dikembe, MVP da edição passada. Além dele, a equipe terá como principais referências o armador Beto Fagundes e o ala Danilo Penteado, que fazem parte do elenco adulto. Atualmente, o Sub-19 do CAP é o segundo colocado no Estadual.
#LDBnoFacebook
Linda jogada de contra-ataque do @BasqPaulistano com uma bela finalização do Dikembe 💪 pic.twitter.com/4G2iOQ2dls— NBB CAIXA (@NBB) February 24, 2018
Flamengo: Um dos clubes sede da primeira etapa, o Flamengo entrará em quadra buscando seu terceiro título da LDB – foi campeão em 2011 e 2013. Sob o comando do técnico Paulo Chupeta, o rubro-negro carioca terá como destaques o pivô João Vitor, de 2,11m de altura, que faz parte do elenco adulto, e o ala Felipin, que recentemente foi campeão e MVP da Copa Brasil Sub-21 com a camisa do Fluminense. Ambos os atletas foram convocados para a Seleção Brasileira Sub-21, mas acabaram cortados do grupo campeão do Sul-Americano da categoria.
Pinheiros: Campeão da edição 2015 da LDB, o Pinheiros é, sem dúvida alguma, um especialista em formação de atletas de basquete. Para a atual temporada da competição, a equipe da capital paulista entrará com elenco bem parecido em relação à última LDB. O grupo do técnico Davi Pelosini será bem parecido com o que ficou com o quarto lugar na edição passada e terá como referências o pivô João Vitor Mamedes e os alas Jonathan Oliveira e Danilo Sena – este último campeão do Sul-Americano Sub-21 com a Seleção Brasileira.
#LDBnoFacebook
Mamedes, do @ClubePinheiros, com uma martelada 💪 pic.twitter.com/1L69Qb4Fum— NBB CAIXA (@NBB) February 24, 2018
Palmeiras: Uma das maiores potências do basquete de base de São Paulo, o Palmeiras retornará à LDB com todo seu elenco Sub-19, que atualmente é o quarto colocado no Estadual. A equipe do técnico Felipe Santana, o “Filé”, se destaca pela força coletiva, mas tem como principal pontuador o ala Daniel Haydin, arremessador nato, que tem média de 15,5 pontos por jogo.
Minas: Outro clube fortíssimo em matéria de formação de atletas, o Minas Tênis Clube entrará em quadra com elenco bem parecido em relação à edição anterior. A equipe, que assim como o Palmeiras se destaca pela força do grupo como um todo, tem como grande referência ofensiva o armador Augusto Leão, que fez parte do elenco adulto minastenista no NBB CAIXA e, na última LDB, teve média de 11,0 pontos por jogo.
União Corinthians (RS): Uma das novidades da atual edição da LDB, o União Corinthians, da cidade de Santa Cruz do Sul (RS), chega para sua estreia na maior competição de base do país com uma lenda do basquete francano em seu banco de reservas, como coordenador técnico da equipe: Rogério Klafke. Dentro de quadra, a grande novidade é o ala Aquiles Ferreira, ex-Pinheiros, que chega para ser uma das referências do jovem grupo, que recentemente foi vice-campeão da Copa Brasil de Clubes Sub-21 em abril deste ano.
Primeiras partidas da LDB 2018
10/09 (Segunda-feira)
14h00 – Minas Tênis Clube x Palmeiras
16h15 – Paulistano Corpore x Cigha/União Corinthians (RS)
18h30 – Flamengo x EC Pinheiros
11/09 (Terça-feira)
14h00 – Palmeiras x Cigha/União Corinthians (RS)
16h15 – EC Pinheiros x Minas Tênis Clube
18h30 – Flamengo x Paulistano/Corpore
+Tabela de jogos completa da LDB 2018
A LDB
Criada em 2011, com o objetivo de auxiliar na formação de atletas, a LDB é o grande celeiro da nova geração do basquete brasileiro. Indo para sua oitava edição, o campeonato de base já possui grandes feitos neste curto período de existência.
Desde sua criação, a LDB já revelou mais de 100 jogadores para as equipes que disputam o NBB CAIXA. Em sua última temporada, o maior campeonato de basquete do país teve mais de 45% dos atletas oriundos da competição de base.
Foi na LDB que nomes que hoje atuam nas quadras na NBA foram revelados. Depois de brilhar na edição de 2011 pelo Minas e com a camisa do Flamengo nas temporadas 2013 e 2014, o pivô Cristiano Felício chegou ao Chicago Bulls em 2015 e, mais recentemente, fez parte da Seleção Brasileira na disputa dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
Outro atleta que fez a “ponte-aérea LDB-NBA” foi Bruno Caboclo. Um dos destaques da edição 2013 da LDB, com a camisa do Pinheiros, o jovem e promissor ala foi escolhido pelo Toronto Raptors na 20ª posição do Draft 2014 da NBA.
Da Seleção Brasileira que disputou a AmeriCup em 2017, oito dos 12 atletas tiveram participações marcantes na LDB. São eles: Davi Rossetto, Georginho, Danilo Siqueira, Léo Meindl, Caboclo, Lucas Dias, Jimmy e Lucas Mariano.
Outros nomes que brilham entre os profissionais e que tiveram na LDB o grande trampolim para suas carreiras são Ricardo Fischer, hoje no basquete europeu e que foi campeão da segunda edição pelo Bauru, e Gegê, atualmente no Minas e bicampeão da LDB com o Flamengo.
Realizada anteriormente com limite de idade de 22 anos, a Liga de Desenvolvimento de Basquete se tornou uma competição Sub-20 a partir de sua sétima edição.
Todos os campeões da história da LDB:
2011 – Flamengo (RJ)
2012 – Bauru (SP)
2013 – Flamengo (RJ)
2014 – Basquete Cearense (CE)
2015 – Pinheiros (SP)
2016 – Franca (SP)
2017 – Paulistano (SP)