#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Vai estrear

29-01-2018 | 04:54
Por Liga Nacional de Basquete

Rafa Luz estreará com a camisa do Franca nesta terça-feira, diante do Caxias, ao vivo no SporTV: “emoção muito grande”

O Sesi Franca Basquete terá um reforço de peso em quadra na noite desta terça-feira (30/01). Diante do Banrisul/Caxias Basquete, o renomado armador Rafa Luz, ex-Baskonia (ESP), finalmente fará sua estreia com a camisa francana. O duelo será no Ginásio Pedrocão, às 19h30 horas, com transmissão ao vivo do SporTV.

Apresentado pelo Franca no dia 02 de dezembro, antes do clássico contra o Gocil/Bauru no Pedrocão, Luz retornará às quadras após oito meses e meio se recuperando de uma ruptura no LCA (ligamento cruzado anterior) do joelho, sofrido na temporada passada quando atuava pelo Baskonia.

“Ainda não estou 100% recuperado, falta bastante. Ainda sinto um pouco de incômodo no joelho e também tenho que ganhar mais condicionamento físico, mas estou pronto para começar esse processo de jogar. Estou ansioso, nunca havia tido uma lesão tão grave assim, estou passando por uma situação nova na carreira”, comentou Rafa Luz.

Depois de tanto tempo fora fui liberado para ir pra quadra. Nao sei como vai ser mas so de chegar aqui ja me sinto um vencedor. Queria começar agradecendo ao instituto Aica e a Academia Acqua Center por todo suporte e espaço que voces me deram. Aos fisios Isaac e Asier do Baskonia pelo tratamento pre e inicial da cirurgia. Ao preparador fisico Oscar Bilbo por fazer 1 mês de pre-operatorio e facilitar a recuperação, ao grande médico Mikel Sanchez e sua equipe pela excelente operação. A minha grande amiga Nati pela ajuda na recuperação na parte da água. Ao Adriano pelos toques e ensinamentos durante a operação. Ao Rod e a equipe do CTsportcamp e Pedro Mazzoni e academia Forza na parte fisica. Ao Xande e Mario em nome do Tenis Clube de Campinas por facilitar a quadra pra essa reta final de recuperação. Ao SESI/Franca Basquete pela confiança (aos tecnicos e a equipe medica). A minha familia pelo total apoio e confiança de que eu voltaria melhor que antes e o obrigado mais especial a você, Sussu. Você que passou tanto tempo comigo, estudou ainda mais para deixar meu joelho novo, por cuidar de mim ate tarde e depois de todo um dia de trabalho. Se hoje posso voltar a fazer o que eu mais gosto devo muito a você. Obrigado pela torcida de todos, sem duvidas cada um de voces me ajudou a me recuperar. Eu estou quase la, de novo 🙂

Uma publicação compartilhada por Rafa Freire Luz (@rafaluz55) em

A partida também marcará o retorno do armador de 25 anos às quadras brasileiras depois de uma temporada. Em 2015/2016, ele atuou com a camisa do Flamengo e foi campeão do NBB CAIXA. De quebra, desfilou sua técnica no Jogo das Estrelas 2016 de Mogi das Cruzes (SP) e conquistou o título do Desafio de Habilidades.

“Sem dúvidas será uma emoção muito grande. Voltar a jogar no Brasil, voltar a jogar perto da minha família, que com certeza comparecerá em peso aqui no Pedrocão, voltar às quadras depois de oito meses e meio. Não sei o que esperar, com certeza ficarei nervoso, mas espero que dê tudo certo”, disse o armador.

+#10Fatos: tudo que você precisa saber sobre Franca x Caxias do Sul

Natural de Araçatuba, interior de São Paulo, Rafa Luz foi para a Espanha logo aos 15 anos de idade, contratado pelo Unicaja Málaga. Na sequência, defendeu outros três times no país (Clínicas Rondón Axarquía, CB Granada e Lucentum Alicante) até ser contratado pelo Obradoiro CAB, onde alcançou suas maiores oportunidades e conquistou mais visibilidade dentro do basquete espanhol.

Depois de conquistar o título do NBB CAIXA pelo Flamengo, Rafa voltou à Espanha para atuar pelo tradicional Baskonia (ESP), clube que hoje atua ninguém menos que o ídolo Marcelinho Huertas. Por lá, disputou partidas da Liga ACB e da famosa Euroliga. Durante um treinamento, infelizmente, acabou sofrendo a lesão que o tiraria do restante da temporada.

Rafa Luz foi campeão do NBB CAIXA pelo Flamengo e fará seu retorno ao basquete brasileiro (João Pires/LNB)

Rafa Luz aproveitou para fazer sua análise sobre o que o Franca Basquete, quarto colocado, com 12 vitórias em 16 partidas (75% de aproveitamento), irá encontrar no duelo desta terça-feira no Pedrocão. O Caxias vive grande fase e atualmente ocupa a sexta colocação do NBB CAIXA, com campanha de nove triunfos em 15 oportunidades (60% de aproveitamento).

“Para mim, Caxias é a revelação do campeonato. Estão fazendo uma temporada incrível, eles jogam muito bem dentro do sistema que eles têm, dificilmente saem. É um time que está muito compacto, mas tentaremos tirá-los da zona de conforto deles. Vamos imprimir nosso ritmo de jogo, que é muito mais rápido, de transição, para buscar essa vitória”, analisou Rafa Luz.

+Classificação completa da temporada 2017/2018 do NBB CAIXA

Desde que foi apresentado pelo Franca, Rafa Luz deu sequência à parte final de seu tratamento e, agora, oito meses e meio depois de sua lesão, poderá finalmente disputar uma partida oficial. O técnico do Sesi Franca Basquete, Helinho Garcia, elogiou o jogador e falou o que espera agregar à equipe com sua chegada.

“O Rafa (Luz) tem treinado muito bem. Ele ainda está ganhando na parte física, mas taticamente pega muito rápido o que é passado. É um armador nato, que tem a sensibilidade do jogo e que sem dúvida alguma vai somar muito dentro do que a gente pede e precisa”, declarou o técnico Helinho, ex-armador do Franca.

“É um armador nato, que tem a sensibilidade do jogo e que vai somar muito dentro do que a gente pede e precisa”, disse Helinho sobre Rafa Luz (Júlia Abrão/Franca Basquete)

Com Rafa Luz à disposição, Helinho Garcia terá, pela primeira vez, o elenco praticamente completo à disposição – somente o jovem armador Alexey, de 22 anos, segue se recuperando uma cirurgia no tornozelo. Para o comandante francano, as possibilidades de variação tática aumentam ainda mais com o acréscimo de Luz ao plantel.

“Com plantel completo temos muito mais alternativas de variações táticas, com possibilidade de jogar com vários quintetos dentro da quadra, jogar de várias formas. O grupo está entendendo isso cada vez mais. Isso nos fortalece e nos dá mais confiança para vencer não só Caxias, mas qualquer adversário nesse NBB”, disse o treinador.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.