#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Velhos conhecidos

22-04-2015 | 06:52
Por Liga Nacional de Basquete

Confronto que mais aconteceu na história, Flamengo e São José se encontram em playoffs do NBB pela 4ª vez e abrem série quartas de final nesta quinta-feira

Benite, do Flamengo, e Renan Lenz, do São José

Flamengo e São José se enfrentarão pela 28ª vez e farão seu 4º playoff na história do NBB (Gilvan de Souza/Fla Imagem)

Flamengo e São José são protagonistas do duelo que mais aconteceu na história do NBB. Até o momento, foram 27 partidas, com direito a duas semifinais e uma quartas de final. O destino os colocou frente a frente novamente nos playoffs da temporada 2014/2015, agora mais uma vez pelas quartas. A série terá início nesta quinta-feira (23/04), no Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro, às 18 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo dos canais SporTV.

No histórico entre os dois times no NBB, a equipe carioca tem ampla vantagem, com 20 vitórias e apenas sete derrotas. Se tratando de playoffs, o clube da Gávea também é superior e ganhou as séries de quartas do NBB 2 (3 a 0) e das semifinais do NBB 5 (3 a 2) contra a Águia do Vale, que levaram a melhor sobre os rubro-negros apenas uma vez em mata-matas, nas semifinais da quarta edição do maior campeonato do país, também por 3 a 2.

+Clique aqui e confira informações, curiosidades e recordes históricos das quartas de final do NBB

“O São José é uma equipe bastante tradicional, experiente e que fez uma excelente série de oitavas de final diante do Paulistano, além de possuir jogadores que são acostumados a vencer e a decidir jogos. É um adversário já tem história com o Flamengo em disputa de playoff, por isso, acredito que serão jogos muito bons para quem assistir nos ginásio ou acompanhar pela televisão e internet”, comentou o ala/armador Vitor Benite, do Flamengo.

“Essa série tem boas chances de ser equilibrada. Desde que eu comecei a disputar playoff eu digo que cada jogo é um jogo. Acredito que o primeiro jogo vale muito para que esta escrita de vários jogos seja mantida. Será muito difícil, mas espero que essa escrita seja mantida e a série dure até o último jogo”, afirmou o comandante do São José.

Marcelinho Machado e Marquinhos, do Flamengo

Sem perder há 12 partidas no NBB, Flamengo, de Marcelinho e Marquinhos, ficou na 3ª posição e avançou direto às quartas (Gilvan de Souza/Fla Imagem)

Embora agora estejam juntos, flamenguistas e joseenses percorreram caminhos diferentes para chegar às quartas de final da sétima edição do NBB. Os atuais bicampeões terminaram a fase de classificação na terceira posição, com campanha de 23 vitórias em 30 jogos (76,7% de aproveitamento), sendo 12 delas nas últimas 12 rodadas, e com isso foram direto à segunda fase dos playoffs. Já o São José, 11º na primeira fase, passou pelo sexto Paulistano/Unimed nas oitavas de final, por 3 a 1.

“Fizemos um segundo turno excelente, perdendo apenas um jogo em 15 partidas. Isso foi determinante para conquistarmos uma boa posição na classificação e o mando de quadra nessa série contra o São José. Mas o que fizemos até agora fica de lado, começa uma nova competição, os playoffs são um campeonato à parte e sabemos que cada partida é uma decisão”, declarou o ala rubro-negro Marcelinho Machado.

+Clique aqui e confira o caminho que as equipes percorrerão até a Final da temporada 2014/2015 do NBB

Mesmo sem ter o mando de quadra, o time do técnico Luiz Augusto Zanon se impôs diante do atual vice-campeão do NBB e usou sua força no Lineu de Moura para eliminar os alvirrubros da capital paulista e ir às quartas. Aliás, três das quatro séries das oitavas de final do NBB 7 foram vencidas pela equipe de pior campanha na primeira fase, o que mostra que o equilíbrio é grande e as quartas de final também prometem fortes emoções.

Jimmy Baxter, do São José e Pedro, do Paulistano

São José chega às quartas embalado por uma classificação sobre o Paulistano nas oitavas (João Pires/LNB)

“Estamos muito motivados. Crescemos muito nos últimos jogos da fase de classificação e nos portamos muito bem nas oitavas de final contra o Paulistano. Mas eu sempre friso que em playoff você não leva nada de um jogo para o outro, nada de uma série para outra. Temos uma nova série, contra um adversário muito duro e fortíssimo candidato ao título. Mas independente disso, vivemos um bom momento e estamos confiantes em um bom resultado”, disse Zanon, técnico do São José.

Depois de manter seus 100% de aproveitamento em oitavas de final – a equipe venceu as cinco oitavas que disputou – o São José agora tentará chegar à sua quarta semifinal seguida. Nos três últimos anos, a equipe do Estado de São Paulo venceu três séries quartas de final, sendo as duas últimas delas sobre o Brasília mesmo sem ter o mando de quadra, situação semelhante a que encontrará diante do Flamengo.

O Flamengo venceu os dois duelos sobre o São José na fase de classificação da atual temporada. O primeiro deles, no Vale do Paraíba, sem dificuldades e dominando do início ao fim, por 94 a 71. Já no segundo turno, no Rio de Janeiro, os comandados de José Neto tornaram a vencer, desta vez pelo placar de 93 a 88. Com isso, o clube da Gávea emplacou sua terceira vitória consecutiva sobre os joseenses na história.

+Clique aqui e confira informações e curiosidades sobre o confronto entre Flamengo e São José no NBB

“São José vem de uma vitória sobre o Paulistano nas oitavas de final, o que mostra a força deles, e é um time muito bom, olhando jogador por jogador. Um dos nossos últimos jogos do returno foi contra eles, então as coisas ainda estão frescas na memória, e estudamos bastante a maneira como eles jogam para essa série”, comentou o armador Gegê, do Flamengo.

Mas se o assunto é histórico, o Flamengo é soberano. Em todas as seis edições anteriores do NBB, a agremiação do Rio de Janeiro jamais ficou de fora do G-4 e sempre avançou direto às quartas de final. E tem mais. Os rubro-negros nunca foram eliminados nesta fase do mata-mata e disputaram todas as semifinais de toda a história do maior campeonato do país, no qual foi derrotado apenas duas vezes, uma delas para o São José, no NBB 4.

Andre Laws, do São José, e Benite, do Flamengo

Um dos confrontos entre São José e Flamengo foi nas semifinais do NBB 5, que terminou com vitória rubro-negra por 3 a 2 (João Pires/LNB)

Logo após abrirem a série na quinta-feira, Flamengo e São José voltarão à quadra do Tijuca Tênis Clube no sábado (25/04), às 18 horas (de Brasília), para o Jogo 2, que terá transmissão ao vivo via web (www.lnb.com.br/tempo-real). Depois dos dois jogos no Rio de Janeiro, o confronto se transfere para o Vale do Paraíba, onde os dois times medirão forças na terça-feira (28/04), no “caldeirão” Lineu de Moura, às 20 horas, também ao vivo na web.

“Temos um rival de muita qualidade, que tem jogadores como Laws, Dedé, Caio, Valtinho e Drudi, acostumados a jogos desse tipo. Vamos jogar em casa, precisamos tirar proveito disso, jogar com inteligência e ditar o ritmo para começar a série com uma vitória – afirmou Marcelinho Machado, maior cestinha da história dos playoffs do NBB, com 1084 pontos, média de 22,12 pontos por jogo.

Confira o calendário completo da série quartas de final entre Flamengo (3º) e São José (11º):

Jogo 1 – 23/04 (quinta-feira), às 18 horas, no Ginásio do Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ) – ao vivo no SporTV
Jogo 2 – 25/04 (sábado), às 18 horas, no Ginásio do Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ) – ao vivo na WEB
Jogo 3 – 28/04 (terça-feira), às 20 horas, no Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP) – ao vivo na WEB
Jogo 4* – 30/04 (quinta-feira), às 19h30 horas, no Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP) – ao vivo no SporTV
Jogo 5* – Data e horário a definir – Ginásio do Tijuca, no Rio de Janeiro

*Se necessário